DSpace/Manakin Repository

Caminhos para a sustentabilidade: avaliação do composto orgânico em uma escola pública do semiárido.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID FEITOSA, J. F. F. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/2124842035171125 pt_BR
dc.contributor.advisor1 VITAL, Adriana de Fátima Meira.
dc.contributor.advisor1ID VITAL, A. F. M. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/5317087265969022 pt_BR
dc.contributor.referee1 ALMEIDA, Maria das Graças Veloso Marinho de.
dc.contributor.referee2 FARIAS, José Ray Martins.
dc.description.resumo Esta pesquisa se baseia em uma proposta de educação ambiental e educação do solo para um projeto de intervenção educativa que recicla resíduos orgânicos de uma escola pública. O objetivo foi desenvolver um processo de compostagem dos resíduos orgânicos resultantes da confecção da merenda de uma escola pública de Patos-PB com a colaboração dos alunos e professoras e avaliar a qualidade do composto gerado. Inicialmente, realizou-se a separação das sobras orgânicas provenientes do preparo da merenda escolar durante uma semana. Foi realizado uma palestra abordando as temáticas: matéria orgânica, compostagem e desperdício da merenda escolar. Posteriormente foi construído um lixômetro (termo usado para chamar a atenção das crianças junto a atividade) para a pesagem do material orgânico para cada dia da semana com os alunos. Para confecção da composteira foram utilizados três baldes com capacidade de 15 kg cada, onde foram furados e sobrepostos. Para complemento da composteira foi utilizado solo, folhas secas e pó de serra. O material orgânico inicial pesou 3,525 kg ficando com 1,185 kg ao término da pesquisa, com uma redução em 66% aos 120 dias. Com o composto maturado, foi realizada análise química para observar a qualidade do composto produzido. Concluiu-se que a ação educativa foi fundamental para implantação da composteira na escola, tendo originado um substrato de boa qualidade para plantas, apresentando teores da relação C/N dentro dos limites estabelecidos pela legislação, para composto orgânico comerciável. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEI pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.title Caminhos para a sustentabilidade: avaliação do composto orgânico em uma escola pública do semiárido. pt_BR
dc.date.issued 2020-11-04
dc.description.abstract This research is based on a proposal for environmental education and soil education for an educational intervention project that recycles organic waste from a public school. The objective was to develop a composting process for organic waste resulting from the preparation of a school lunch in Patos-PB with the collaboration of students and teachers and to evaluate the quality of the compost generated. Initially, the organic leftovers from the preparation of school meals were separated for one week. A lecture was held addressing the themes: organic matter, composting and school lunch waste. Subsequently, a lixometer (a term used to draw the children's attention with the activity) was built to weigh the organic material for each day of the week with the students. Three buckets with a capacity of 15 kg each were used to make the compost, where they were drilled and overlaid. To complement the compost, soil, dry leaves and saw dust were used. The initial organic material weighed 3.525 kg, leaving 1.185 kg at the end of the research, with a reduction of 66% at 120 days. With the matured compound, chemical analysis was performed to observe the quality of the produced compound. It was concluded that the educative action was fundamental for the implantation of the compost in the school, having originated a substrate of good quality for plants, presenting contents of the C / N relation within the limits established by the legislation, for marketable organic compost. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19618
dc.date.accessioned 2021-06-24T20:05:58Z
dc.date.available 2021-06-24
dc.date.available 2021-06-24T20:05:58Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Educação ambiental pt_BR
dc.subject Compostagem pt_BR
dc.subject Educação em solos pt_BR
dc.subject Composto orgânico – avaliação pt_BR
dc.subject Agroecologia pt_BR
dc.subject Projeto de intervenção educativa pt_BR
dc.subject Reciclagem de resíduos orgânicos pt_BR
dc.subject Merenda escolar – reciclagem dos resíduos pt_BR
dc.subject Resíduos orgânicos escolares – reciclagem pt_BR
dc.subject Reciclagem na escola pt_BR
dc.subject Escola pública do semiárido – reciclagem pt_BR
dc.subject Environmental education pt_BR
dc.subject Composting pt_BR
dc.subject Education in soils pt_BR
dc.subject Organic compost - evaluation pt_BR
dc.subject Agroecology pt_BR
dc.subject Educational intervention project pt_BR
dc.subject Recycling of organic waste pt_BR
dc.subject School lunch – recycling of waste pt_BR
dc.subject Organic school waste – recycling pt_BR
dc.subject Recycling at school pt_BR
dc.subject School semi-arid public transport – recycling pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator FEITOSA, Jefferson Ferreira de Freitas.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Paths to sustainability: evaluation of organic compost in a public school in the semiarid region. pt_BR
dc.identifier.citation FEITOSA, Jefferson Ferreira de Freitas. Caminhos para a sustentabilidade: avaliação do composto orgânico em uma escola pública do semiárido. 2020. 51f. (Trabalho de Conclusão de Curso), Curso de Especialização em Ecologia e Educação Ambiental, Centro de Saúde e Tecnologia Rural, Universidade Federal de Campina Grande, Patos – Paraíba – Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19618 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta