DSpace/Manakin Repository

Movimento CTS e a perspectiva de educação ambiental para o ensino de química - caminhos para a reutilização do lixo eletrônico.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SANTOS, F. A. C. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/5337344084163197 pt_BR
dc.contributor.advisor1 FREITAS, Ladjane Pereira da Silva Rufino de.
dc.contributor.advisor1ID FREITAS, L. P. R. S. pt_BR
dc.contributor.advisor1ID SILVA, Ladjane P. pt_BR
dc.contributor.advisor1ID Silva, Ladjane P. da pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/4724917853774709 pt_BR
dc.contributor.referee1 SILVA, Paulo Sérgio Gomes da.
dc.contributor.referee1ID Silva P S G pt_BR
dc.contributor.referee1ID SILVA, PAULO S. G. pt_BR
dc.contributor.referee1ID DA SILVA, PAULO SÉRGIO GOMES pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/9463069127508798 pt_BR
dc.contributor.referee2 FREITAS, Juliano Carlo Rufino de.
dc.contributor.referee2ID FREITAS, J. C. R. pt_BR
dc.contributor.referee2ID de FREITAS, J. C. R. pt_BR
dc.contributor.referee2ID de Freitas, J. C. R. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/6552913556583647 pt_BR
dc.description.resumo O ensino CTS/CTSA configurado em seu papel formador do pensamento crítico envolvendo problemáticas e ações contextuais do cotidiano do aluno tem a capacidade de desenvolver uma postura crítica/reflexiva frente à sociedade e suas distintas dimensões auxiliando na formação da cidadania do indivíduo. Atualmente, com o avanço acelerado e a obsolescência dos chamados equipamentos eletroeletrônicos em períodos de tempo relativamente curtos, um grave problema situacional está se desencadeando na sociedade atual. Estes problemas estão relacionados ao descarte inadequado do lixo eletrônico que pode causar grandes danos à saúde e ao meio ambiente. Logo, desenvolver o tema lixo eletrônico em sala de aula é uma forma de desenvolver o pensamento crítico dos alunos frente às características específicas do e-lixo realçando a preocupação ambiental em relação à disposição inadequada do mesmo. Este trabalho tem por objetivo envolver as diferentes áreas de Ciências, a saber, Química, Física e Biologia, sobre um mesmo tema, onde se propôs a investigar de que forma a educação escolar, a partir de uma relação interdisciplinar, pode contribuir para a minimização dos impactos ambientais causados pelo descarte inadequado de eletroeletrônicos em desuso pela população. Assim, nos propusemos a investigar um breve histórico das principais conferências ambientais mundiais que, por sua vez, desencadearam urna série de confrontos educacionais em prol da educação ambiental. A partir de um questionário socioeconômico efetuado na cidade de Picuí - PB identificamos a real situação do uso e descarte do lixo eletrônico na cidade bem como o nível de conscientização da população quanto à temática Por fim, realizamos uma intervenção didática numa turma de 2° ano do Ensino Médio na Escola Professor Lordão da cidade citada, a fun de estimularmos a educação ambiental abordando uma série de argumentos e proposições educacionais quanto ao uso e descarte dos resíduos r eletrônicos em uma escola pública da região. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Educação e Saúde - CES pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Ensino-Aprendizagem pt_BR
dc.title Movimento CTS e a perspectiva de educação ambiental para o ensino de química - caminhos para a reutilização do lixo eletrônico. pt_BR
dc.date.issued 2015-02-27
dc.description.abstract CTS/CTSA teaching configured in its role as a trainer of critical thinking involving problems and contextual actions in the daily life of the student has the ability to develop a critical/reflective posture towards society and its different dimensions helping in the formation of individual citizenship. Currently, with accelerated advancement and obsolescence of so-called electronic equipment in relatively short periods of time, a serious situational problem is unleashing in today's society. These problems are related to improper disposal of electronic waste that can cause great harm to health and the environment. Therefore, developing the topic of electronic waste in the classroom is a way of develop students' critical thinking regarding the specific characteristics of e-lixo highlighting the environmental concern in relation to its inadequate disposal. This one This work aims to involve the different areas of Science, namely, Chemistry, Physics and Biology, on the same topic, where he proposed to investigate how school education, from an interdisciplinary relationship, it can contribute to minimizing the impacts caused by the inadequate disposal of electronics that are not being used by the population. Thus, we set out to investigate a brief history of the main conferences environmental impacts that, in turn, have unleashed a series of educational confrontations. in favor of environmental education. From a socioeconomic questionnaire carried out in the city ​​of Picuí - PB we identified the real situation of the use and disposal of electronic waste in the city ​​as well as the level of awareness of the population regarding the theme. we performed a didactic intervention in a 2nd year high school class at the School Professor Lordão of the city mentioned, in order to encourage environmental education addressing a series of arguments and educational propositions regarding the use and disposal of waste r at a public school in the area. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19635
dc.date.accessioned 2021-06-25T17:17:21Z
dc.date.available 2021-06-25
dc.date.available 2021-06-25T17:17:21Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Movimento CTS/CTSA pt_BR
dc.subject Lixo eletrônico pt_BR
dc.subject Conscientização ambiental pt_BR
dc.subject Ecodesenvolvimento pt_BR
dc.subject Lixo eletrônico - reutilização pt_BR
dc.subject Ensino de química - educação ambiental pt_BR
dc.subject CTS/CTSA Movement pt_BR
dc.subject Junk mail pt_BR
dc.subject Environmental awareness pt_BR
dc.subject Ecodevelopment pt_BR
dc.subject E-waste - reuse pt_BR
dc.subject Chemistry teaching - environmental education pt_BR
dc.subject Basura electronica pt_BR
dc.subject Advertencia ambiental pt_BR
dc.subject Ecodesarrollo pt_BR
dc.subject Residuos electrónicos - reutilización pt_BR
dc.subject Enseñanza de la química - educación ambiental pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SANTOS, Felipe Antônio da Costa.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative CTS movement and the perspective of environmental education for teaching chemistry - ways to reuse electronic waste. pt_BR
dc.title.alternative El movimiento CTS y la perspectiva de la educación ambiental para la enseñanza de la química: formas de reutilizar los desechos electrónicos. pt_BR
dc.identifier.citation Santos, Felipe Antônio da Costa. Movimento CTS e a perspectiva de educação ambiental para o ensino de química: caminhos para a reutilização do lixo eletrônico. 2015. 92 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em química, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2015. pt_BR
dc.description.resumen La docencia CTS / CTSA configurada en su rol de formador de pensamiento crítico involucrando problemas y acciones contextuales en la vida diaria del alumno tiene la capacidad de desarrollar una postura crítica / reflexiva hacia la sociedad y sus diferentes dimensiones ayudando en la formación de ciudadanía individual. Actualmente, con avance acelerado y obsolescencia de los llamados equipos electrónicos en períodos de tiempo relativamente cortos, Se está desencadenando un grave problema situacional en la sociedad actual. Estos problemas son relacionados con la eliminación inadecuada de desechos electrónicos que pueden causar un gran daño a la salud y el medio ambiente. Por tanto, desarrollar el tema de los residuos electrónicos en el aula es una forma de Desarrollar el pensamiento crítico de los estudiantes sobre las características específicas de e-lixo. destacando la preocupación ambiental en relación con su disposición inadecuada. Éste Este trabajo tiene como objetivo involucrar las diferentes áreas de la ciencia, a saber, Química, Física y Biología, sobre el mismo tema, donde propuso investigar cómo la educación escolar, desde una relación interdisciplinar, puede contribuir a minimizar los impactos causado por la eliminación inadecuada de productos electrónicos que no están siendo utilizados por la población. Así, nos propusimos investigar una breve historia de las principales conferencias impactos ambientales que, a su vez, han desencadenado una serie de enfrentamientos educativos. a favor de la educación ambiental. A partir de un cuestionario socioeconómico realizado en el ciudad de Picuí - PB identificamos la situación real del uso y disposición de residuos electrónicos en el ciudad, así como el nivel de conciencia de la población sobre el tema. realizamos una intervención didáctica en una clase de segundo año de bachillerato en la escuela El profesor Lordão de la ciudad mencionó, con el fin de fomentar la educación ambiental abordando una serie de argumentos y proposiciones educativas sobre el uso y eliminación de residuos r en una escuela pública de la zona. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta