DSpace/Manakin Repository

Que inclusão é possível? Uma experiência na sala de recursos multifuncionais do município de Cuité, PB.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID FURTADO, C. S. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/9230156596137162 pt_BR
dc.contributor.advisor1 LINHEIRA, Caroline Zabendzala.
dc.contributor.advisor1ID LINHEIRA, C.Z. pt_BR
dc.contributor.advisor1ID LINHEIRA, CAROLINE ZABENDZALA. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/6305113910618754 pt_BR
dc.contributor.referee1 OLIVEIRA, Anderson Scardua.
dc.contributor.referee1ID Scardua, Anderson. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/8819541970132330 pt_BR
dc.contributor.referee2 XAVIER NETO, Lauro Pires.
dc.contributor.referee2ID XAVIER NETO, L. P. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/4490301988734961 pt_BR
dc.description.resumo A sala de recursos multifuncionais é um local destinado ao atendimento individual e especializado de crianças com deficiência. Sua criação tem como principal objetivo suprir a necessidade educacional destas. No Brasil, especialmente em nossa região, a educação inclusiva encontra vários obstáculos para ser efetivada no ensino regular. A falta de professores especialistas é talvez o maior dos entraves. Contudo, as políticas governamentais de inclusão exigem que tal atendimento seja ofertado em todas as escolas. A inclusão das crianças portadoras de necessidades especiais requer mudanças significativas na estrutura e no funcionamento das escolas, que implica em formação pedagógica de professores e participação da família. O relato aqui apresentado é uma pesquisa sobre as possibilidades reais de inclusão em nosso contexto. Pretendemos descrever e analisar uma iniciativa de inclusão escolar a partir de uma sala de recursos multifuncionais. A sala de recursos da E. M. E. F. Celina de Lima Montenegro foi criada no ano de 2009 e atualmente tem 14 alunos matriculados. A dinâmica de trabalho construída nestes três anos deve-se às tentativas e erros, leituras, estudos e uma busca um tanto pessoal para garantir o acolhimento e desenvolvimento cognitivo destes alunos. A sala funciona de forma semelhante à classe regular quando se planejam atividades comuns para todos os alunos. Entretanto, a diferença se faz na execução, quando a própria turma se permite respeitar os espaços e tempos de cada um. O clima de amizade e companheirismo prevalece e resulta em progressos visíveis na escrita, na leitura, na comunicação oral e na sociabilidade dos educandos. Tais resultados podem ser percebidos nos relatos de familiares, de outros profissionais da escola e nos relatórios individuais registrados durante todo o ano letivo. Alguns alunos frequentam classes regulares na escola, de forma esporádica. Eles parecem preferir a sala de recursos. Portanto, ao contrário do que preconiza a legislação, acreditamos que a sala de recursos multifuncionais pode ser usada de diferentes formas em diferentes contextos, especialmente onde a ausência de profissionais especializados na área é comumente usada como desculpa para o não acolhimento dos alunos especiais pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Educação e Saúde - CES pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação Especial pt_BR
dc.title Que inclusão é possível? Uma experiência na sala de recursos multifuncionais do município de Cuité, PB. pt_BR
dc.date.issued 2011-11-07
dc.description.abstract The multi-functional resource classroom is a place for individual and specialized care for children with disabilities. lts creation has as main objective to provide the educational needs of them. In Brazil, especially in our region , inclusive education finds several obstacles to be effective in regular teaching. The lack of expert teachers can be considered the greatest problem. However, government policies of inclusion demand this kind of service be offered in ali schools. The inclusion of children with special needs requires significant changes in the structure and working of schools which implies in pedagogical training of teachers and family participation. This report is a research about the real possibilities of inclusion in our context. We intend to describe and analyze a school initiative from a multi-functional resource classroom. The resource classroom of the E. M. E. F. Celina de Lima Montenegro was established in 2009 and currently has 14 (fourteen) students enrolled. The dynamic of work developed in these two years is due to attempts and errors, reading, studies and a search, in a personal way, to guarantee the reception and cognitive development of these students. The classroom works similarly of a regular one when planning common activities for ali students. However, the difference is in the performance when the group allows itself to respect the spaces and times of each other. The climate of friendship and companionship prevails and results in visible progress in writing, reading, oral communication and sociability of students. These results can be observed in interviews took place with the students' families, in reports of school personnel and in individual reports registered during the school year. Some students attend regular classroom at school sporadically. They seem to prefer the resources classroom. Therefore, on contrary to legislation, we believe that the multi- functional resource classroom can be used in different ways and in different contexts, especially where the lack of experts in the area is commonly used as an excuse for not receiving special students. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19656
dc.date.accessioned 2021-06-28T14:40:43Z
dc.date.available 2021-06-28
dc.date.available 2021-06-28T14:40:43Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Sala de recursos multifuncionais pt_BR
dc.subject Inclusão - sala pt_BR
dc.subject Deficiência pt_BR
dc.subject Multifunctional resource room pt_BR
dc.subject Inclusion - room pt_BR
dc.subject Deficiency pt_BR
dc.subject Inclusión - habitación pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator FURTADO, Cibele da Silva.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative What inclusion is possible? An experience in the multifunctional resources room in the municipality of Cuité, PB. pt_BR
dc.title.alternative Qué inclusión es posible? Una experiencia en la sala de recursos multifuncional del municipio de Cuité, PB. pt_BR
dc.identifier.citation FURTADO, Cibele da Silva, Que inclusão é possível? Uma experiência na sala de recursos multifuncionais do município de Cuité, PB. 2011 60 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Especialização em Educação com foco em Ensino e Aprendizagem, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2011. pt_BR
dc.description.resumen La sala de recursos multifuncional es un lugar para individuos y especialización de niños con discapacidad. Su creación tiene como objetivo principal satisfacer sus necesidades educativas. En Brasil, especialmente en nuestra región, La educación inclusiva encuentra varios obstáculos para ser eficaz en la enseñanza. regular. La falta de profesores especialistas es quizás el mayor obstáculo. Aún, Las políticas gubernamentales de inclusión requieren que se ofrezca dicho servicio. en todas las escuelas. La inclusión de niños con necesidades especiales requiere cambios significativos en la estructura y el funcionamiento de las escuelas, que implica la formación pedagógica del profesorado y la participación familiar. el informe aquí se presenta una encuesta sobre las posibilidades reales de inclusión en nuestro contexto. Pretendemos describir y analizar una iniciativa de inclusión escolar desde una sala de recursos multifuncional. La sala de recursos de E.M.E.F. Celina de Lima Montenegro fue creada en 2009 y actualmente cuenta con 14 alumnos inscrito. La dinámica de trabajo construida en estos tres años se debe a la ensayo y error, lecturas, estudios y una búsqueda algo personal para asegurar la recepción y desarrollo cognitivo de estos estudiantes. La habitación funciona de una manera similar a la clase regular al planificar actividades comunes para todos estudiantes. Sin embargo, la diferencia se hace en la ejecución, cuando la propia clase permite respetar los espacios y tiempos de cada uno. El ambiente de amistad y el compañerismo prevalece y da como resultado un progreso visible en la escritura, la lectura, comunicación oral y sociabilidad de los estudiantes. Tales resultados pueden ser percibido en los relatos de familiares, otros profesionales escolares y en el informes individuales registrados a lo largo del año escolar. Algunos estudiantes asisten clases regulares en la escuela, esporádicamente. Parece que prefieren la habitación recursos. Por tanto, contrario a lo que recomienda la legislación, creemos que la La sala de recursos multifuncional se puede utilizar de diferentes maneras en diferentes contextos, especialmente donde la ausencia de profesionales especializados en el área es Se usa comúnmente como excusa para no dar la bienvenida a estudiantes especiales. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta