dc.creator.ID |
FURTADO, C. S. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/9230156596137162 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
LINHEIRA, Caroline Zabendzala. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
LINHEIRA, C.Z. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1ID |
LINHEIRA, CAROLINE ZABENDZALA. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6305113910618754 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
OLIVEIRA, Anderson Scardua. |
|
dc.contributor.referee1ID |
Scardua, Anderson. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/8819541970132330 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
XAVIER NETO, Lauro Pires. |
|
dc.contributor.referee2ID |
XAVIER NETO, L. P. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4490301988734961 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
A sala de recursos multifuncionais é um local destinado ao atendimento individual e
especializado de crianças com deficiência. Sua criação tem como principal objetivo
suprir a necessidade educacional destas. No Brasil, especialmente em nossa região,
a educação inclusiva encontra vários obstáculos para ser efetivada no ensino
regular. A falta de professores especialistas é talvez o maior dos entraves. Contudo,
as políticas governamentais de inclusão exigem que tal atendimento seja ofertado
em todas as escolas. A inclusão das crianças portadoras de necessidades especiais
requer mudanças significativas na estrutura e no funcionamento das escolas, que
implica em formação pedagógica de professores e participação da família. O relato
aqui apresentado é uma pesquisa sobre as possibilidades reais de inclusão em
nosso contexto. Pretendemos descrever e analisar uma iniciativa de inclusão escolar
a partir de uma sala de recursos multifuncionais. A sala de recursos da E. M. E. F.
Celina de Lima Montenegro foi criada no ano de 2009 e atualmente tem 14 alunos
matriculados. A dinâmica de trabalho construída nestes três anos deve-se às
tentativas e erros, leituras, estudos e uma busca um tanto pessoal para garantir o
acolhimento e desenvolvimento cognitivo destes alunos. A sala funciona de forma
semelhante à classe regular quando se planejam atividades comuns para todos os
alunos. Entretanto, a diferença se faz na execução, quando a própria turma se
permite respeitar os espaços e tempos de cada um. O clima de amizade e
companheirismo prevalece e resulta em progressos visíveis na escrita, na leitura, na
comunicação oral e na sociabilidade dos educandos. Tais resultados podem ser
percebidos nos relatos de familiares, de outros profissionais da escola e nos
relatórios individuais registrados durante todo o ano letivo. Alguns alunos frequentam
classes regulares na escola, de forma esporádica. Eles parecem preferir a sala de
recursos. Portanto, ao contrário do que preconiza a legislação, acreditamos que a
sala de recursos multifuncionais pode ser usada de diferentes formas em diferentes
contextos, especialmente onde a ausência de profissionais especializados na área é
comumente usada como desculpa para o não acolhimento dos alunos especiais |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Educação e Saúde - CES |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação Especial |
pt_BR |
dc.title |
Que inclusão é possível? Uma experiência na sala de recursos multifuncionais do município de Cuité, PB. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2011-11-07 |
|
dc.description.abstract |
The multi-functional resource classroom is a place for individual and specialized care
for children with disabilities. lts creation has as main objective to provide the
educational needs of them. In Brazil, especially in our region , inclusive education
finds several obstacles to be effective in regular teaching. The lack of expert teachers
can be considered the greatest problem. However, government policies of inclusion
demand this kind of service be offered in ali schools. The inclusion of children with
special needs requires significant changes in the structure and working of schools
which implies in pedagogical training of teachers and family participation. This report
is a research about the real possibilities of inclusion in our context. We intend to
describe and analyze a school initiative from a multi-functional resource classroom.
The resource classroom of the E. M. E. F. Celina de Lima Montenegro was
established in 2009 and currently has 14 (fourteen) students enrolled. The dynamic
of work developed in these two years is due to attempts and errors, reading, studies
and a search, in a personal way, to guarantee the reception and cognitive
development of these students. The classroom works similarly of a regular one when
planning common activities for ali students. However, the difference is in the
performance when the group allows itself to respect the spaces and times of each
other. The climate of friendship and companionship prevails and results in visible
progress in writing, reading, oral communication and sociability of students. These
results can be observed in interviews took place with the students' families, in reports
of school personnel and in individual reports registered during the school year. Some
students attend regular classroom at school sporadically. They seem to prefer the
resources classroom. Therefore, on contrary to legislation, we believe that the multi-
functional resource classroom can be used in different ways and in different contexts,
especially where the lack of experts in the area is commonly used as an excuse for
not receiving special students. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19656 |
|
dc.date.accessioned |
2021-06-28T14:40:43Z |
|
dc.date.available |
2021-06-28 |
|
dc.date.available |
2021-06-28T14:40:43Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Sala de recursos multifuncionais |
pt_BR |
dc.subject |
Inclusão - sala |
pt_BR |
dc.subject |
Deficiência |
pt_BR |
dc.subject |
Multifunctional resource room |
pt_BR |
dc.subject |
Inclusion - room |
pt_BR |
dc.subject |
Deficiency |
pt_BR |
dc.subject |
Inclusión - habitación |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
FURTADO, Cibele da Silva. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
What inclusion is possible? An experience in the multifunctional resources room in the municipality of Cuité, PB. |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Qué inclusión es posible? Una experiencia en la sala de recursos multifuncional del municipio de Cuité, PB. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
FURTADO, Cibele da Silva, Que inclusão é possível? Uma experiência na sala de recursos multifuncionais do município de Cuité, PB. 2011 60 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Especialização em Educação com foco em Ensino e Aprendizagem, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2011. |
pt_BR |
dc.description.resumen |
La sala de recursos multifuncional es un lugar para individuos y
especialización de niños con discapacidad. Su creación tiene como objetivo principal
satisfacer sus necesidades educativas. En Brasil, especialmente en nuestra región,
La educación inclusiva encuentra varios obstáculos para ser eficaz en la enseñanza.
regular. La falta de profesores especialistas es quizás el mayor obstáculo. Aún,
Las políticas gubernamentales de inclusión requieren que se ofrezca dicho servicio.
en todas las escuelas. La inclusión de niños con necesidades especiales
requiere cambios significativos en la estructura y el funcionamiento de las escuelas, que
implica la formación pedagógica del profesorado y la participación familiar. el informe
aquí se presenta una encuesta sobre las posibilidades reales de inclusión en
nuestro contexto. Pretendemos describir y analizar una iniciativa de inclusión escolar
desde una sala de recursos multifuncional. La sala de recursos de E.M.E.F.
Celina de Lima Montenegro fue creada en 2009 y actualmente cuenta con 14 alumnos
inscrito. La dinámica de trabajo construida en estos tres años se debe a la
ensayo y error, lecturas, estudios y una búsqueda algo personal para asegurar la
recepción y desarrollo cognitivo de estos estudiantes. La habitación funciona de una manera
similar a la clase regular al planificar actividades comunes para todos
estudiantes. Sin embargo, la diferencia se hace en la ejecución, cuando la propia clase
permite respetar los espacios y tiempos de cada uno. El ambiente de amistad y
el compañerismo prevalece y da como resultado un progreso visible en la escritura, la lectura,
comunicación oral y sociabilidad de los estudiantes. Tales resultados pueden ser
percibido en los relatos de familiares, otros profesionales escolares y en el
informes individuales registrados a lo largo del año escolar. Algunos estudiantes asisten
clases regulares en la escuela, esporádicamente. Parece que prefieren la habitación
recursos. Por tanto, contrario a lo que recomienda la legislación, creemos que la
La sala de recursos multifuncional se puede utilizar de diferentes maneras en diferentes
contextos, especialmente donde la ausencia de profesionales especializados en el área es
Se usa comúnmente como excusa para no dar la bienvenida a estudiantes especiales. |
pt_BR |