Dépôt DSpace/Manakin

Incentivo, reflexão e interpretação na leitura em sala de aula.

Afficher la notice abrégée

dc.creator.ID MEDEIROS, E. F. A. pt_BR
dc.contributor.advisor1 GIESTA, Letícia Caporlíngua.
dc.contributor.advisor1ID GIESTA, L. C. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/6785460495790279 pt_BR
dc.contributor.referee1 MEDEIROS, Fábio Ferreira de.
dc.contributor.referee1ID DE MEDEIROS, F. F. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/7268744971022470 pt_BR
dc.contributor.referee2 ATAIDE, Jair Stefanini Pereira de.
dc.contributor.referee2ID ATAÍDE, J. S. P. pt_BR
dc.contributor.referee2ID DE ATAÍDE, JAIR STEFANINI PEREIRA. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/3201374347373584 pt_BR
dc.description.resumo Este trabalho discorre sobre a importância da prática da leitura, tarefa essencial para a construção do conhecimento. Aqui ressalto a perspectiva e o empenho do ensino na Escola Pública Estadual Vidal de Negreiros na cidade de Cuité-PB no compromisso com a melhoria do desempenho escolar incentivando sempre a prática da leitura. Dessa forma, como professora de língua portuguesa nessa instituição, desenvolvi um estudo com o objetivo de refletir a respeito de como se dá o desenvolvimento da leitura e interpretação de textos em sala de aula nessa escola. O método utilizado foi pesquisa narrativa. Articulando minha formação profissional e pressupostos teóricos, descrevo atividades desenvolvidas com os alunos tais como um projeto que envolveu diversos gêneros literários, com a participação ativa entre a escola e a comunidade, obtendo resultado satisfatório em relação ao que esperávamos dos nossos alunos. Ainda acreditasse no desinteresse dos alunos pela leitura, a reflexão feita neste trabalho me levou a perceber que no cotidiano escolar, docentes e discentes da escola em que trabalho vêm sendo absorvidos em constante leitura, tanto leitura de mundo, quanto leitura e produção textual nas mais variadas linguagens, correspondendo, mesmo que tacitamente, aos pressupostos teóricos dessa monografia. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Educação e Saúde - CES pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Métodos e Técnicas de Ensino pt_BR
dc.title Incentivo, reflexão e interpretação na leitura em sala de aula. pt_BR
dc.date.issued 2011-11
dc.description.abstract This paper discusses the importance of reading practice, a task essential to the construction of knowledge. Here I emphasize the ers~ect ve and effort of teaching in the Escola Pública Estadual Vidal de Negreiros in cidade de Cuité-PB and commitment to improving the school performance by always encouraging the practice of reading. Thus, as a teacher of Portuguesa language at this institution, I developed a study aiming to reflect on how the development of reading and interpretation of texts in the classroom in this school happens. The narrativa research method was used. Articulating my professional background and theoretical concepts I describe activities with students such as a project that involved various literary gemes, with the active participation of school and community, obtaining satisfactory results compared to what we expected from our students. Even though I believe in the lack of interest students have in reading, the reflection made in this worl< led me to realize that in everyday school life, teachers and students of the school where I work have been absorbed in constant reading, both reading of the world and readmg and te>ct production in various languages, corresponding to the theoretical assumptions of this monograph. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19688
dc.date.accessioned 2021-06-29T12:11:54Z
dc.date.available 2021-06-29
dc.date.available 2021-06-29T12:11:54Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Incentivo pt_BR
dc.subject Leitura pt_BR
dc.subject Compartilhamento pt_BR
dc.subject Ensino fundamental pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject Interpretação pt_BR
dc.subject Leitura - incentivo pt_BR
dc.subject Leitura - compartilhar pt_BR
dc.subject Incentive pt_BR
dc.subject Reading pt_BR
dc.subject Sharing pt_BR
dc.subject Elementary School pt_BR
dc.subject Education pt_BR
dc.subject Interpretation pt_BR
dc.subject Reading - encouragement pt_BR
dc.subject Reading - share pt_BR
dc.subject Leer pt_BR
dc.subject Intercambio pt_BR
dc.subject Enseñanza fundamental pt_BR
dc.subject Educación pt_BR
dc.subject Interpretación pt_BR
dc.subject Lectura - estímulo pt_BR
dc.subject Lectura - compartir pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator MEDEIROS, Edjane Ferro Amorim de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Encouragement, reflection and interpretation in classroom reading. pt_BR
dc.title.alternative Fomento, reflexión e interpretación en la lectura en el aula. pt_BR
dc.identifier.citation MEDEIROS, Edjane Ferro Amorim de. Incentivo, reflexão e interpretação na leitura em sala de aula. 2011 50 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Especialização em Educação com foco em Ensino e Aprendizagem, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19688 pt_BR
dc.description.resumen En este trabajo se analiza la importancia de la práctica lectora, tarea fundamental para la construcción del conocimiento. Aquí enfatizo la perspectiva y el compromiso de la docencia. en el Colegio Público Estatal Vidal de Negreiros de la ciudad de Cuité-PB en el compromiso con la mejora del rendimiento escolar, fomentando siempre la práctica de leer. Así, como profesor de portugués en esa institución, Desarrollé un estudio con el objetivo de reflexionar sobre cómo desarrollo de la lectura e interpretación de textos en el aula de esta escuela. El método utilizado fue la investigación narrativa. Articular mi formación profesional y supuestos teóricos, describo actividades desarrolladas con estudiantes como un proyecto que involucró varios géneros literarios, con participación activa de los escuela y la comunidad, obteniendo resultados satisfactorios en relación a lo que que esperábamos de nuestros estudiantes. Todavía creía en la falta de interés de los estudiantes por leyendo, la reflexión que se hizo en este trabajo me llevó a darme cuenta de que en la vida escolar diaria, profesores y alumnos de la escuela donde trabajo se han absorbido en lectura constante, tanto la lectura del mundo, como la lectura y la producción textual en la forma más varios idiomas, correspondiendo, aunque tácitamente, a los supuestos teóricos de esta monografía. pt_BR


Fichier(s) constituant ce document

Ce document figure dans la(les) collection(s) suivante(s)

Afficher la notice abrégée

Chercher dans le dépôt


Recherche avancée

Parcourir

Mon compte