dc.creator.ID |
MEDEIROS, E. F. A. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
GIESTA, Letícia Caporlíngua. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
GIESTA, L. C. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6785460495790279 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
MEDEIROS, Fábio Ferreira de. |
|
dc.contributor.referee1ID |
DE MEDEIROS, F. F. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7268744971022470 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
ATAIDE, Jair Stefanini Pereira de. |
|
dc.contributor.referee2ID |
ATAÍDE, J. S. P. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2ID |
DE ATAÍDE, JAIR STEFANINI PEREIRA. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3201374347373584 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
Este trabalho discorre sobre a importância da prática da leitura, tarefa essencial para
a construção do conhecimento. Aqui ressalto a perspectiva e o empenho do ensino
na Escola Pública Estadual Vidal de Negreiros na cidade de Cuité-PB no
compromisso com a melhoria do desempenho escolar incentivando sempre a prática
da leitura. Dessa forma, como professora de língua portuguesa nessa instituição,
desenvolvi um estudo com o objetivo de refletir a respeito de como se dá o
desenvolvimento da leitura e interpretação de textos em sala de aula nessa escola.
O método utilizado foi pesquisa narrativa. Articulando minha formação profissional e
pressupostos teóricos, descrevo atividades desenvolvidas com os alunos tais como
um projeto que envolveu diversos gêneros literários, com a participação ativa entre a
escola e a comunidade, obtendo resultado satisfatório em relação ao que
esperávamos dos nossos alunos. Ainda acreditasse no desinteresse dos alunos pela
leitura, a reflexão feita neste trabalho me levou a perceber que no cotidiano escolar,
docentes e discentes da escola em que trabalho vêm sendo absorvidos em
constante leitura, tanto leitura de mundo, quanto leitura e produção textual nas mais
variadas linguagens, correspondendo, mesmo que tacitamente, aos pressupostos
teóricos dessa monografia. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Educação e Saúde - CES |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Métodos e Técnicas de Ensino |
pt_BR |
dc.title |
Incentivo, reflexão e interpretação na leitura em sala de aula. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2011-11 |
|
dc.description.abstract |
This paper discusses the importance of reading practice, a task essential to the
construction of knowledge. Here I emphasize the ers~ect ve and effort of teaching in
the Escola Pública Estadual Vidal de Negreiros in cidade de Cuité-PB and
commitment to improving the school performance by always encouraging the
practice of reading. Thus, as a teacher of Portuguesa language at this institution, I
developed a study aiming to reflect on how the development of reading and
interpretation of texts in the classroom in this school happens. The narrativa research
method was used. Articulating my professional background and theoretical concepts
I describe activities with students such as a project that involved various literary
gemes, with the active participation of school and community, obtaining satisfactory
results compared to what we expected from our students. Even though I believe in
the lack of interest students have in reading, the reflection made in this worl< led me
to realize that in everyday school life, teachers and students of the school where I
work have been absorbed in constant reading, both reading of the world and readmg
and te>ct production in various languages, corresponding to the theoretical
assumptions of this monograph. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19688 |
|
dc.date.accessioned |
2021-06-29T12:11:54Z |
|
dc.date.available |
2021-06-29 |
|
dc.date.available |
2021-06-29T12:11:54Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Incentivo |
pt_BR |
dc.subject |
Leitura |
pt_BR |
dc.subject |
Compartilhamento |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino fundamental |
pt_BR |
dc.subject |
Educação |
pt_BR |
dc.subject |
Interpretação |
pt_BR |
dc.subject |
Leitura - incentivo |
pt_BR |
dc.subject |
Leitura - compartilhar |
pt_BR |
dc.subject |
Incentive |
pt_BR |
dc.subject |
Reading |
pt_BR |
dc.subject |
Sharing |
pt_BR |
dc.subject |
Elementary School |
pt_BR |
dc.subject |
Education |
pt_BR |
dc.subject |
Interpretation |
pt_BR |
dc.subject |
Reading - encouragement |
pt_BR |
dc.subject |
Reading - share |
pt_BR |
dc.subject |
Leer |
pt_BR |
dc.subject |
Intercambio |
pt_BR |
dc.subject |
Enseñanza fundamental |
pt_BR |
dc.subject |
Educación |
pt_BR |
dc.subject |
Interpretación |
pt_BR |
dc.subject |
Lectura - estímulo |
pt_BR |
dc.subject |
Lectura - compartir |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
MEDEIROS, Edjane Ferro Amorim de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Encouragement, reflection and interpretation in classroom reading. |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Fomento, reflexión e interpretación en la lectura en el aula. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
MEDEIROS, Edjane Ferro Amorim de. Incentivo, reflexão e interpretação na leitura em sala de aula. 2011 50 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Especialização em Educação com foco em Ensino e Aprendizagem, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19688 |
pt_BR |
dc.description.resumen |
En este trabajo se analiza la importancia de la práctica lectora, tarea fundamental para
la construcción del conocimiento. Aquí enfatizo la perspectiva y el compromiso de la docencia.
en el Colegio Público Estatal Vidal de Negreiros de la ciudad de Cuité-PB en el
compromiso con la mejora del rendimiento escolar, fomentando siempre la práctica
de leer. Así, como profesor de portugués en esa institución,
Desarrollé un estudio con el objetivo de reflexionar sobre cómo
desarrollo de la lectura e interpretación de textos en el aula de esta escuela.
El método utilizado fue la investigación narrativa. Articular mi formación profesional y
supuestos teóricos, describo actividades desarrolladas con estudiantes como
un proyecto que involucró varios géneros literarios, con participación activa de los
escuela y la comunidad, obteniendo resultados satisfactorios en relación a lo que
que esperábamos de nuestros estudiantes. Todavía creía en la falta de interés de los estudiantes por
leyendo, la reflexión que se hizo en este trabajo me llevó a darme cuenta de que en la vida escolar diaria,
profesores y alumnos de la escuela donde trabajo se han absorbido en
lectura constante, tanto la lectura del mundo, como la lectura y la producción textual en la forma más
varios idiomas, correspondiendo, aunque tácitamente, a los supuestos
teóricos de esta monografía. |
pt_BR |