Repositorio Dspace/Manakin

Diálogo museu - escola: práticas e possibilidades do ensino - aprendizagem.

Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creator.ID ARAÚJO, I. S. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/8740544125184049 pt_BR
dc.contributor.advisor1 MARTINS, André Antunes.
dc.contributor.advisor1ID MARTINS, A. A. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/3245581017989479 pt_BR
dc.contributor.referee1 OLIVEIRA, Anderson Scardua.
dc.contributor.referee1ID Scardua, Anderson. pt_BR
dc.contributor.referee1ID Oliveira, Anderson Scardua. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/8819541970132330 pt_BR
dc.contributor.referee2 PEREIRA, Marli Hermenegilda.
dc.contributor.referee2ID PEREIRA, M. H. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/5872540373589107 pt_BR
dc.description.resumo Este trabalho busca refletir sobre a possibilidade de práticas de diálogo entre museu e sala de aula, discutindo tendências e procedimentos que estão sendo apropriadas por estudiosos da educação e da museologia, sobre utilização/diálogo da educação formal com a não formal na construção do conhecimento atual. Retratamos lugares, sujeitos e conceitos sobre o ensino- aprendizagem e algumas possibilidades de diálogos entre eles: utilizamos como exemplo prático o Museu do Homem do Curimataú, espaço museológico do município de Cuité-PB, algumas escolas circo-vizinhas e seus sujeitos. Optamos como metodologia a oralidade: entrevista/conversas, reforçada por cadernos de campo e relatórios, os quais demonstram caminhos para os atuais espaços praticados pelos sujeitos da educação. Tópicos separados (em dois capítulos) que se entrecruzam, tecidos numa trilha do saber pelas vozes dos colaboradores. Buscamos dialogar acerca dos discursos (teoria) de/com alguns autores/interlocutores que nos ajudaram a pensar sobre as possibilidades (e dificuldades) da construção do conhecimento, também, para a além da sala de aula. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Educação e Saúde - CES pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Ensino-Aprendizagem pt_BR
dc.title Diálogo museu - escola: práticas e possibilidades do ensino - aprendizagem. pt_BR
dc.date.issued 2011
dc.description.abstract This work seeks to reflect on the possibility of dialogue practices between museum and classroom. class, discussing trends and procedures that are being appropriated by scholars of the education and museology, on the use/dialogue of formal and non-formal education in construction of current knowledge. We portray places, subjects and concepts about teaching and learning and some possibilities of dialogues between them: we use as an example the Museu do Homem do Curimataú, a museum in the municipality of Cuité-PB, some neighboring circus schools and their subjects. We chose orality as a methodology: interview/conversations, reinforced by field notebooks and reports, which demonstrate paths to the current spaces practiced by the subjects of education. separate topics (in two chapters) that intertwine, woven in a path of knowledge by the voices of the contributors. We seek to dialogue about the discourses (theory) of/with some authors/interlocutors who helped us to think about the possibilities (and difficulties) of the construction of knowledge, also, beyond the classroom. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19698
dc.date.accessioned 2021-06-29T18:38:09Z
dc.date.available 2021-06-29
dc.date.available 2021-06-29T18:38:09Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Museu pt_BR
dc.subject Sala de aula pt_BR
dc.subject Diálogos pt_BR
dc.subject Educação formal e não formal pt_BR
dc.subject Museum pt_BR
dc.subject Classroom pt_BR
dc.subject Dialogues pt_BR
dc.subject Formal and non-formal education pt_BR
dc.subject Museo pt_BR
dc.subject Salón de clases pt_BR
dc.subject Educación formal y no formal pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator ARAUJO, Israel da Silva.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Museum-school dialogue: teaching-learning practices and possibilities. pt_BR
dc.title.alternative Diálogo museo-escuela: prácticas y posibilidades de enseñanza-aprendizaje. pt_BR
dc.identifier.citation ARAUJO, Israel da Silva. Diálogo museu - escola: práticas e possibilidades do ensino - aprendizagem. 2011. 58 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Especialização em Educação com foco em Ensino e Aprendizagem, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19698 pt_BR
dc.description.resumen Este trabajo busca reflexionar sobre la posibilidad de prácticas de diálogo entre museo y aula. clase, discutiendo tendencias y procedimientos de los que se están apropiando los estudiosos de la educación y museología, sobre el uso / diálogo de la educación formal y no formal en construcción del conocimiento actual. Retratamos lugares, materias y conceptos sobre la enseñanza- aprendizaje y algunas posibilidades de diálogo entre ellos: usamos como ejemplo el Museu do Homem do Curimataú, un museo en el municipio de Cuité-PB, algunas escuelas de circo vecinas y sus temas. Elegimos la oralidad como metodología: entrevistas / conversaciones, reforzadas por cuadernos de campo e informes, que demuestran caminos hacia los espacios actuales practicados por los sujetos de educación. temas separados (en dos capítulos) que se entrelazan, entretejidos en un camino de conocimiento por las voces de los contribuyentes. Buscamos dialogar sobre los discursos (teoría) de / con algunos autores / interlocutores que nos ayudaron a pensar en las posibilidades (y dificultades) de la construcción del conocimiento, también, más allá del aula. pt_BR


Ficheros en el ítem

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem

Buscar en DSpace


Búsqueda avanzada

Listar

Mi cuenta