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Geração de eventos dinâmicos para jogos digitais: uma abordagem sistêmica.

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dc.contributor.advisor1 GOMES, Herman Martins.
dc.contributor.advisor1ID GOMES, H. M. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/4223020694433271 pt_BR
dc.contributor.referee1 BARROS , Marcelo Alves de.
dc.contributor.referee2 MASSONI , Tiago Lima.
dc.description.resumo A experiência do jogador é um importante fator no desenvolvimento de jogos e precisa ser instigada sempre. Cria atividades diversificadas no jogo que reforcem esse fator é fundamental para agregar valor e coerência ao jogo, assim como fomentar que jogadores voltem a experimentá-lo. No entanto, a geração manual deste tipo de conteúdo é custosa e pode resultar em divergência da experiência projetada. Dessa forma, utilizar eventos dinâmicos se torna uma estratégia interessante para permitir uma diversidade coerente, pois são atividades em constante alteração pela interação com os sistemas do jogo. Neste contexto, a técnica de design sistêmico aplicada a jogos se mostra uma abordagem promissora, pois utiliza a interação entre os próprios sistemas do jogo para criar a experiência do jogador. Assim, este trabalho propõe um modelo para a geração de eventos dinâmicos utilizando o design sistêmico como fundamento. Para isso, a abstração de um jogo digital foi criada para demonstrar tal modelo. A abstração é dividida em sistemas simples, que utilizam a interação de suas propriedades e atributos para criar atividades variadas e coerentes. O modelo foi testado e resultados mostram que quanto mais eventos são gerados, menor é a taxa de dissimilaridade entre eles. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEI pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Ciência da Computação pt_BR
dc.title Geração de eventos dinâmicos para jogos digitais: uma abordagem sistêmica. pt_BR
dc.date.issued 2021-05-25
dc.description.abstract The player experience is an important factor in game development and needs to be instigated at all times. Creating diversified activities in the game that reinforces this factor is essential to add value and consistency to the game, as well as to encourage players to try it again. However, the manual generation of this type of content is costly and may result in a divergence from the projected experience. Therefore, using dynamic events becomes an interesting strategy to allow coherent diversity, as these activities are constantly changing due to interaction with the game systems. In this context, the systemic design technique applied to games proves to be a promising approach, as it uses the interaction between the game's own systems to create the player's experience. Thus, this work proposes a model for dynamic events generation using the systemic design as a foundation. For this, an abstraction of a digital game was created to demonstrate such a model. The abstraction is divided into simple systems, which use the interaction of its properties and attributes to create varied and coherent activities. The model was tested and results show that the more events are generated, the lower the dissimilarity rate between them. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19707
dc.date.accessioned 2021-06-30T11:57:34Z
dc.date.available 2021-06-30
dc.date.available 2021-06-30T11:57:34Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Eventos dinâmicos pt_BR
dc.subject Dynamic events pt_BR
dc.subject Événements dynamiques pt_BR
dc.subject Jogos digitais pt_BR
dc.subject Jeux numériques pt_BR
dc.subject Juegos digitales pt_BR
dc.subject Digital games pt_BR
dc.subject Desenvolvimento de jogos pt_BR
dc.subject Game development pt_BR
dc.subject Desarrollo de juegos pt_BR
dc.subject Développement de jeux pt_BR
dc.subject Design sistêmico pt_BR
dc.subject Conception systémique pt_BR
dc.subject Diseño sistémico pt_BR
dc.subject Systemic design pt_BR
dc.subject Geração de conteúdo pt_BR
dc.subject Generation content pt_BR
dc.subject Generación contenido pt_BR
dc.subject Génération contenu pt_BR
dc.subject Abstração de jogo digital pt_BR
dc.subject Abstraction de jeu numérique pt_BR
dc.subject Abstracción de juegos digitales pt_BR
dc.subject Digital game abstraction pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator ALMEIDA, João Marcos Aristides.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Dynamic event generation for digital games: a systemic approach. pt_BR
dc.identifier.citation ALMEIDA, J. M. A. Geração de eventos dinâmicos para jogos digitais: uma abordagem sistêmica. 2021. 13 f. Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo (Curso de Bacharelado em Ciência da Computação) Graduação em Ciência da Computação, Centro de Engenharia Elétrica e Informática, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2021. pt_BR


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