DSpace/Manakin Repository

A presença feminina nos cursos de física e matemática.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID ALVES, M. E. O. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/3368825802967076 pt_BR
dc.contributor.advisor1 COSTA, Nayara Tatianna Santos da.
dc.contributor.advisor1ID COSTA, Nayara Tatianna Santos da pt_BR
dc.contributor.advisor1ID SANTOS DA COSTA, NAYARA TATIANNA pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/7350830233040297 pt_BR
dc.contributor.referee1 COSTA, Kiara Tatianny Santos da.
dc.contributor.referee1ID COSTA, K. T. pt_BR
dc.contributor.referee1ID Kiara Tatianny Santos da Costa pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/3387759380349526 pt_BR
dc.contributor.referee2 SOUZA, Glageane da Silva.
dc.contributor.referee2ID SOUZA, Glageane da Silva pt_BR
dc.contributor.referee2ID Souza, Glageane Da Silva pt_BR
dc.contributor.referee2ID Souza, Glageane S. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/3393468945301497 pt_BR
dc.description.resumo Mesmo com a luta pela igualdade de gênero acontecendo há muito tempo, ainda existe na sociedade obstáculos que atrapalham a vida da mulher, para citar alguns temos, violência doméstica, assédio moral e sexual, estupro, entre outros. Esses obstáculos são reforçados pelos estereótipos de gênero, que conseguem influenciar até na escolha da profissão das mulheres. Por esse ser um problema atual devemos desenvolver pesquisas como essa para podermos comprovar essa realidade de que a presença feminina é pequena em cursos de exatas. Com isso o objetivo geral deste trabalho é verificar e discutir a presença feminina nos cursos de Física e Matemática, visto que são cursos tradicionalmente masculinos. Os dados da pesquisa foram coletados na Unidade Acadêmica de Física e Matemática, sendo eles o quantitativo dos ingressantes homens e mulheres dos últimos quatro anos. Foi realizada a análise descritiva analítica e com os dados foram feitos tabelas e gráficos para podermos analisar a presença feminina nesses cursos sendo eles relacionados com a leitura de livros e artigos sobre o tema. Encontramos como resultados que a presença feminina é menor em todos os cursos e turnos confirmando nossa hipótese de que nos cursos de exatas ainda é pequeno o número de mulheres, como consequência da presença de estereótipos na sociedade que influenciam na escolha de suas carreiras. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Educação e Saúde - CES pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Ciências Biológicas pt_BR
dc.title A presença feminina nos cursos de física e matemática. pt_BR
dc.date.issued 2021-05-19
dc.description.abstract Even with the fight for gender equality going on for a long time, there are still obstacles in society that hinder women's lives, to name a few, domestic violence, moral and sexual harassment, rape, among others. These obstacles are reinforced by gender stereotypes, which can even influence women's choice of profession. Because this is a current problem, we must develop research like this in order to prove this reality that the female presence is small in exact science courses. Thus, the general objective of this work is to verify and discuss the female presence in Physics and Mathematics courses, as they are traditionally male courses. The research data were collected at the Academic Unit of Physics and Mathematics, and they are the number of men and women entering the last four years. A descriptive analytical analysis was carried out and tables and graphs were made with the data so that we could analyze the female presence in these courses, which were related to the reading of books and articles on the subject. We found as a result that the female presence is lower in all courses and shifts, confirming our hypothesis that in exact science courses the number of women is still small, as a consequence of the presence of stereotypes in society that influence the choice of their careers. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19709
dc.date.accessioned 2021-06-30T12:37:36Z
dc.date.available 2021-06-30
dc.date.available 2021-06-30T12:37:36Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Feminismo pt_BR
dc.subject Patriarcado pt_BR
dc.subject Mulheres - educação superior - presença pt_BR
dc.subject Curso de física - presença feminina pt_BR
dc.subject Curso de matemática pt_BR
dc.subject Feminism Patriarchy pt_BR
dc.subject Women - higher education - presence. pt_BR
dc.subject Physics course - female presence pt_BR
dc.subject Course of math pt_BR
dc.subject Mujeres - educación superior - presencia pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator ALVES, Maria Eduarda de Oliveira.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The female presence in physics and mathematics courses. pt_BR
dc.title.alternative La presencia femenina en los cursos de física y matemáticas. pt_BR
dc.identifier.citation ALVES, Maria Eduarda de Oliveira. A presença feminina nos cursos de física e matemática. 2021. 39 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2021. pt_BR
dc.description.resumen Incluso con la lucha por la igualdad de género durante mucho tiempo, todavía hay obstáculos en la sociedad que entorpecen la vida de las mujeres, para citar algunos los tenemos, violencia intrafamiliar, acoso moral y sexual, violación, entre otros. Estos obstáculos se ven reforzados por los estereotipos de género, que logran incluso influyen en la elección de profesión de las mujeres. Porque esto es un problema actual debemos desarrollar una investigación como esta para poder demostrar esta realidad de que la presencia femenina es pequeña en los cursos de ciencias exactas. Así, el objetivo general de este trabajo es verificar y discutir la presencia femenina en cursos de Física y Matemáticas, ya que tradicionalmente son cursos masculino. Los datos de la encuesta fueron recolectados en la Unidad Académica de Física y Matemáticas, siendo el número de hombres y mujeres de los últimos cuatro años. Análisis analítico descriptivo y Se hicieron tablas y gráficos con los datos para que pudiéramos analizar la presencia mujeres en estos cursos, que están relacionados con la lectura de libros y artículos. Sobre el tema. Encontramos como resultado que la presencia femenina es menor en todos los cursos y turnos, lo que confirma nuestra hipótesis de que exacto, el número de mujeres es todavía pequeño, como consecuencia de la presencia estereotipos en la sociedad que influyen en la elección de sus carreras. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta