dc.creator.ID |
ALVES, M. E. O. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3368825802967076 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
COSTA, Nayara Tatianna Santos da. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
COSTA, Nayara Tatianna Santos da |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1ID |
SANTOS DA COSTA, NAYARA TATIANNA |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7350830233040297 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
COSTA, Kiara Tatianny Santos da. |
|
dc.contributor.referee1ID |
COSTA, K. T. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1ID |
Kiara Tatianny Santos da Costa |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3387759380349526 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
SOUZA, Glageane da Silva. |
|
dc.contributor.referee2ID |
SOUZA, Glageane da Silva |
pt_BR |
dc.contributor.referee2ID |
Souza, Glageane Da Silva |
pt_BR |
dc.contributor.referee2ID |
Souza, Glageane S. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3393468945301497 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
Mesmo com a luta pela igualdade de gênero acontecendo há muito tempo, ainda
existe na sociedade obstáculos que atrapalham a vida da mulher, para citar
alguns temos, violência doméstica, assédio moral e sexual, estupro, entre outros.
Esses obstáculos são reforçados pelos estereótipos de gênero, que conseguem
influenciar até na escolha da profissão das mulheres. Por esse ser um problema
atual devemos desenvolver pesquisas como essa para podermos comprovar
essa realidade de que a presença feminina é pequena em cursos de exatas.
Com isso o objetivo geral deste trabalho é verificar e discutir a presença feminina
nos cursos de Física e Matemática, visto que são cursos tradicionalmente
masculinos. Os dados da pesquisa foram coletados na Unidade Acadêmica de
Física e Matemática, sendo eles o quantitativo dos ingressantes homens e
mulheres dos últimos quatro anos. Foi realizada a análise descritiva analítica e
com os dados foram feitos tabelas e gráficos para podermos analisar a presença
feminina nesses cursos sendo eles relacionados com a leitura de livros e artigos
sobre o tema. Encontramos como resultados que a presença feminina é menor
em todos os cursos e turnos confirmando nossa hipótese de que nos cursos de
exatas ainda é pequeno o número de mulheres, como consequência da presença
de estereótipos na sociedade que influenciam na escolha de suas carreiras. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Educação e Saúde - CES |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Ciências Biológicas |
pt_BR |
dc.title |
A presença feminina nos cursos de física e matemática. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2021-05-19 |
|
dc.description.abstract |
Even with the fight for gender equality going on for a long time, there are still
obstacles in society that hinder women's lives, to name a few, domestic violence,
moral and sexual harassment, rape, among others. These obstacles are
reinforced by gender stereotypes, which can even influence women's choice of
profession. Because this is a current problem, we must develop research like this
in order to prove this reality that the female presence is small in exact science
courses. Thus, the general objective of this work is to verify and discuss the
female presence in Physics and Mathematics courses, as they are traditionally
male courses. The research data were collected at the Academic Unit of Physics
and Mathematics, and they are the number of men and women entering the last
four years. A descriptive analytical analysis was carried out and tables and
graphs were made with the data so that we could analyze the female presence
in these courses, which were related to the reading of books and articles on the
subject. We found as a result that the female presence is lower in all courses and
shifts, confirming our hypothesis that in exact science courses the number of
women is still small, as a consequence of the presence of stereotypes in society
that influence the choice of their careers. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19709 |
|
dc.date.accessioned |
2021-06-30T12:37:36Z |
|
dc.date.available |
2021-06-30 |
|
dc.date.available |
2021-06-30T12:37:36Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Feminismo |
pt_BR |
dc.subject |
Patriarcado |
pt_BR |
dc.subject |
Mulheres - educação superior - presença |
pt_BR |
dc.subject |
Curso de física - presença feminina |
pt_BR |
dc.subject |
Curso de matemática |
pt_BR |
dc.subject |
Feminism Patriarchy |
pt_BR |
dc.subject |
Women - higher education - presence. |
pt_BR |
dc.subject |
Physics course - female presence |
pt_BR |
dc.subject |
Course of math |
pt_BR |
dc.subject |
Mujeres - educación superior - presencia |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
ALVES, Maria Eduarda de Oliveira. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The female presence in physics and mathematics courses. |
pt_BR |
dc.title.alternative |
La presencia femenina en los cursos de física y matemáticas. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
ALVES, Maria Eduarda de Oliveira. A presença feminina nos cursos de física e matemática. 2021. 39 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2021. |
pt_BR |
dc.description.resumen |
Incluso con la lucha por la igualdad de género durante mucho tiempo, todavía
hay obstáculos en la sociedad que entorpecen la vida de las mujeres, para citar
algunos los tenemos, violencia intrafamiliar, acoso moral y sexual, violación, entre otros.
Estos obstáculos se ven reforzados por los estereotipos de género, que logran
incluso influyen en la elección de profesión de las mujeres. Porque esto es un problema
actual debemos desarrollar una investigación como esta para poder demostrar
esta realidad de que la presencia femenina es pequeña en los cursos de ciencias exactas.
Así, el objetivo general de este trabajo es verificar y discutir la presencia femenina
en cursos de Física y Matemáticas, ya que tradicionalmente son cursos
masculino. Los datos de la encuesta fueron recolectados en la Unidad Académica de
Física y Matemáticas, siendo el número de hombres y
mujeres de los últimos cuatro años. Análisis analítico descriptivo y
Se hicieron tablas y gráficos con los datos para que pudiéramos analizar la presencia
mujeres en estos cursos, que están relacionados con la lectura de libros y artículos.
Sobre el tema. Encontramos como resultado que la presencia femenina es menor
en todos los cursos y turnos, lo que confirma nuestra hipótesis de que
exacto, el número de mujeres es todavía pequeño, como consecuencia de la presencia
estereotipos en la sociedad que influyen en la elección de sus carreras. |
pt_BR |