DSpace/Manakin Repository

A produção de recursos didáticos com grãos de sementes da paixão: uma abordagem contextualizada na compreensão do processo de regionalização do território brasileiro.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID CARVALHO, G. S. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/4647491883497798 pt_BR
dc.contributor.advisor1 OLIVEIRA, Fabiano Custódio de.
dc.contributor.advisor1ID OLIVEIRA, F. C. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/8863482545802399 pt_BR
dc.contributor.referee1 FARIAS, Tiago José Vasconcelos de.
dc.contributor.referee2 ALENCAR, Alisson Clauber Mendes de.
dc.identifier.doi https://dx.doi.org/10.52446/espeducacaocontexCDSA.2021.tccmon.carvalho
dc.description.resumo O ensino de Geografia nas escolas do campo de forma contextualizada é de suma importância para que os alunos compreendam os elementos que compõem o espaço geográfico. Ou seja, o mundo e suas problemáticas sociais e ambientais. Contudo, para que o ensino desse componente curricular seja proveitoso, devem-se considerar as necessidades dos alunos e os seus dia a dia, pois é fazendo a relação com o meio em que convivem que é possível se ter um ensino de qualidade na Geografia. Dessa forma, esta pesquisa, tem por objetivo relatar o processo de construção de recursos didáticos utilizando grãos das sementes da paixão, tendo por base a temática “O PROCESSO DE REGIONALIZAÇÃO DO TERRITÓRIO BRASILEIRO” no âmbito da pesquisa-ação, identificando sua contribuição no processo de ensino-aprendizagem de forma contextualizada no contexto escolar. Para execução dessa pesquisa, utilizamos os pressupostos da pesquisa qualitativa, através da Pesquisa-Ação, que foi dividida em momentos de capacitações/produções e experimentação nos contextos acadêmico e escolar. Verificamos que a produção e experimentação desse recurso didático foi de grande importância na compreensão da temática por parte dos alunos, a interação foi bastante positiva em relação aos conteúdos abordados, desde atenção com a intervenção, trazendo as sementes, até a confecção das figuras representando os mapas. Feito a avaliação, podemos observar que os alunos aprenderam a identificar cada critério de regionalização do Brasil e suas respectivas características, desta forma identificamos o quanto foi válido a oportunidade de produzir com os próprios alunos esse recurso didático na aprendizagem dos mesmos, contribuindo para um ensino de qualidade na disciplina de Geografia para as escolas do campo de forma contextualizada. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.title A produção de recursos didáticos com grãos de sementes da paixão: uma abordagem contextualizada na compreensão do processo de regionalização do território brasileiro. pt_BR
dc.date.issued 2021-06-10
dc.description.abstract Teaching Geography in rural schools in a contextualized way is of paramount importance for students to understand the elements that make up the geographic space. In other words, the world and its social and environmental issues. However, for the teaching of this discipline to be profitable, the needs of students and their daily lives must be considered, as it is by making a relationship with the environment in which they live that it is possible to have quality teaching in Geography. Thus, this research aims to report the process of construction of teaching resources using seeds of passion seeds, based on the theme "THE PROCESS OF REGIONALIZATION OF THE BRAZILIAN TERRITORY" in the context of action research, identifying its contribution in the process of teaching-learning in a contextualized way in the school context. To carry out this research, we used the assumptions of qualitative research, through Action Research, which was divided into moments of training/production and experimentation in academic and school contexts. We found that the production and experimentation of this didactic resource was of great importance in the understanding of the theme by the students, the interaction was quite positive in relation to the contents covered, from attention to the intervention, bringing the seeds, to the making of figures representing the maps. After the evaluation, we can observe that the students learned to identify each regionalization criterion in Brazil and their respective characteristics, in this way we identified how valid the opportunity was to produce with the students this didactic resource in their learning, contributing to a teaching of quality in the Geography discipline for rural schools in a contextualized way. en
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19739
dc.date.accessioned 2021-06-30T20:07:36Z
dc.date.available 2021-06-30
dc.date.available 2021-06-30T20:07:36Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Produção de recursos didáticos pt_BR
dc.subject Educação contextualizada pt_BR
dc.subject Ensino de geografia pt_BR
dc.subject Recursos didáticos pt_BR
dc.subject Sementes da paixão – recurso didático pt_BR
dc.subject Semiárido Brasileiro e educação contextualizada pt_BR
dc.subject Pesquisa-Ação pt_BR
dc.subject Regionalização do território brasileiro pt_BR
dc.subject Ocupação do semiárido pt_BR
dc.subject Semiárido Brasileiro – características geográficas pt_BR
dc.subject Production of teaching resources pt_BR
dc.subject contextualized education pt_BR
dc.subject geography teaching pt_BR
dc.subject Didactic resources pt_BR
dc.subject Seeds of passion - teaching resource pt_BR
dc.subject Brazilian semiarid and contextualized education pt_BR
dc.subject Action Research pt_BR
dc.subject Regionalization of the Brazilian territory pt_BR
dc.subject Semiarid occupation pt_BR
dc.subject Brazilian Semiarid - geographic characteristics pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator CARVALHO, Genilda da Silva.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The production of teaching resources with seeds of passion seeds: a contextualized approach in understanding the process of regionalization of the Brazilian territory. pt_BR
dc.identifier.citation CARVALHO, Genilda da Silva. A produção de recursos didáticos com grãos de sementes da paixão: uma abordagem contextualizada na compreensão do processo de regionalização do território brasileiro. 2021. 54f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Especialização em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19739 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta