Repositorio Dspace/Manakin

Estratégias de leitura e escrita a partir das histórias em quadrinhos: um novo olhar sobre as aulas de Língua Portuguesa no contexto do semiárido.

Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creator.ID FEITOSA, A. C. A. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/2313460000745021 pt_BR
dc.contributor.advisor1 NEGREIROS, Mônica Martins.
dc.contributor.advisor1ID NEGREIROS, M. M pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/2383235196053330 pt_BR
dc.contributor.referee1 TORRES, Denise Xavier.
dc.contributor.referee1ID TORRES, D. X. pt_BR
dc.contributor.referee2 DANTAS, Nadege da Silva.
dc.contributor.referee2ID DANTAS, N. S. pt_BR
dc.identifier.doi https://dx.doi.org/10.52446/espeducacaocontexCDSA.2021.tccmon.feitosa
dc.description.resumo Este estudo busca apresentar a importância do trabalho com as Estratégias de Leitura e Escrita em sala de aula, vinculadas ao gênero textual História em Quadrinhos (HQ) e à perspectiva da Educação Contextualizada, como uma ferramenta pedagógica que poderá contribuir para o desenvolvimento de habilidades essenciais ao exercício proficiente das práticas de leitura e escrita. Do ponto de vista teórico, este estudo realça pesquisas como as de Solé (1998), Cafiero (2010), Larrosa (2013), Lima (2014), Vergueiro (2009), Marcuschi (2010), Malvezzi (2007), além de outros fundamentos teóricos que defendem uma abordagem reflexiva no ensino-aprendizagem das Estratégias de leitura e escrita a partir dos princípios da Educação Contextualizada, e do uso do Gênero História em Quadrinhos (HQ) como recurso didático-pedagógico. Metodologicamente, este trabalho se desenvolveu a partir da pesquisa qualitativa, objetivando, de modo geral, analisar o desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa nas turmas do 6º e 9° anos do Ensino Fundamental de uma Escola do Campo, situada em São João do Tigre-PB, propondo a utilização de estratégias de Leitura e Escrita a partir do gênero textual Histórias em Quadrinhos. Para viabilizar a coleta de dados no campo de pesquisa utilizamos questionários e realizamos intervenções em sala de aula por meio de atividades previamente planejadas. Devido ao contexto de isolamento e distanciamento social, causado pela pandemia da Covid-19, o que resultou na implementação de aulas remotas nas escolas, e, considerando a dificuldade dos alunos em relação ao acesso à internet, criamos, para fins de comunicação com as turmas participantes da pesquisa, um grupo no WhatsApp. Por meio desse grupo efetuamos todas as etapas do trabalho, com produção de vídeos explicativos para orientação de cada atividade, troca de mensagens de texto, gravação de áudios, além do envio de textos em PDF. Dentre os resultados alcançados, percebemos uma maior desenvoltura por parte dos alunos no que concerne à produção escrita, à leitura e à compreensão/interpretação de textos, com o uso das Histórias em Quadrinhos. Observamos também que os alunos apresentaram maior interesse pelos temas abordados, talvez, pelo aspecto lúdico desse gênero, permeado por imagens, além da objetividade da linguagem verbal. Além disso, verificamos que as histórias criadas por eles possibilitaram a construção e projetaram elementos do meio social em que vivem de forma positiva em relação ao ambiente caracterizado como Semiárido. Como consequência da execução desse trabalho, esperamos ainda ter contribuído para despertar nos sujeitos participantes da pesquisa o gosto pela leitura, promovendo a formação de um público leitor. Por fim, a execução dessa proposta possibilitou a construção de uma Sequência Didática que poderá ser usada nas aulas de língua portuguesa para o trabalho com as atividades de leitura e escrita em turmas do Ensino Fundamental. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title Estratégias de leitura e escrita a partir das histórias em quadrinhos: um novo olhar sobre as aulas de Língua Portuguesa no contexto do semiárido. pt_BR
dc.date.issued 2021-05-27
dc.description.abstract This study seeks to present the importance of working with the Reading and Writing Strategies in the classroom, linked to the textual genre Comic Book (HQ) and the perspective of Contextualized Education, as a pedagogical tool that can contribute to the development of skills essential to the proficient exercise of reading and writing practices. From a theoretical point of view, this study highlights research such as Solé (1998), Cafiero (2010), Larrosa (2013), Lima (2014), Vergueiro (2009), Marcuschi (2010), Malvezzi (2007), in addition to other theoretical foundations that advocate a reflexive approach in the teaching-learning of reading and writing Strategies based on the principles of Contextualized Education, and the use of the Gender History in Comics (HQ) as a didactic-pedagogical resource. Methodologically, this work was developed from qualitative research, aiming, in general, to analyze the development of the teaching-learning process of Portuguese language in the 6th and 9th years of Elementary School of a Escola do Campo, located in São Paulo. João do Tigre-PB, proposing the use of Reading and Writing strategies based on the textual genre Comics. To enable data collection in the research field, we used questionnaires and performed classroom intervent ions through previously planned activities. Due to the context of isolation and social detachment, caused by the Covid-19 pandemic, which resulted in the implementation of remote classes in schools, and, considering the difficulty of students in relation to internet access, we created, for the purpose of communicating with groups participating in the survey, a group on WhatsApp. Through this group we carry out all stages of the work, with the production of explanatory videos to guide each activity, exchange text messages, record audios, in addition to sending PDF texts. Among the results achieved, we perceive a greater resourcefulness on the part of the students with regard to written production, reading and the comprehension / interpretation of texts, with the use of Comics. We also observed that the students were more interested in the topics covered, perhaps due to the playful aspect of this genre, permeated by images, in addition to the objectivity of verbal language. Furthermore, we verified that the stories created by them enabled the construction and projected elements of the social environment in which they live in a positive way in relation to the environment characterized as semiarid. As a result of the execution of this work, we hope to have also contributed to awaken in the subjects participating in the research a taste for reading, promoting the formation of a readership. Finally, the execution of this proposal enabled the construction of a Didactic Sequence that can be used in Portuguese language classes to work with reading and writing activities in elementary school classes. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19740
dc.date.accessioned 2021-06-30T20:17:08Z
dc.date.available 2021-06-30
dc.date.available 2021-06-30T20:17:08Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Estratégias de leitura e escrita pt_BR
dc.subject Histórias em quadrinhos pt_BR
dc.subject Educação Contextualizada pt_BR
dc.subject Língua Portuguesa - aulas pt_BR
dc.subject Sequência didática pt_BR
dc.subject Processo de ensino aprendizagem – Língua Portuguesa. pt_BR
dc.subject Recurso didático – história em quadrinhos pt_BR
dc.subject Grupo de Whats App – ferramenta de ensino pt_BR
dc.subject Formação de leitores pt_BR
dc.subject Aulas de leitura pt_BR
dc.subject Reading and writing strategies pt_BR
dc.subject Comics pt_BR
dc.subject Contextualized Education pt_BR
dc.subject Portuguese language - lessons pt_BR
dc.subject Following teaching pt_BR
dc.subject Teaching and learning process – Portuguese language. pt_BR
dc.subject Teaching resource - comic book pt_BR
dc.subject Whats App Group – teaching tool pt_BR
dc.subject Reader training pt_BR
dc.subject Reading lessons pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator FEITOSA, Audenice da Costa Alves.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Reading and writing strategies based on comic books: a new look at lessons of Portuguese Language in the semiarid context. pt_BR
dc.identifier.citation FEITOSA, Audenice da Costa Alves. Estratégias de leitura e escrita a partir das histórias em quadrinhos: um novo olhar sobre as aulas de Língua Portuguesa no contexto do semiárido. 2021. 89f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Especialização em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19740 pt_BR


Ficheros en el ítem

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem

Buscar en DSpace


Búsqueda avanzada

Listar

Mi cuenta