Dépôt DSpace/Manakin

Impicações da leitura e escrita no processo de ensino aprendizagem, segundo os pressupostos de Celéstin Freinet: trajetórias de uma professora.

Afficher la notice abrégée

dc.creator.ID SILVA, F. R. pt_BR
dc.contributor.advisor1 MARTINS, André Antunes.
dc.contributor.advisor1ID MARTINS, A. A. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/3245581017989479 pt_BR
dc.description.resumo Este trabalho de pesquisa tem como objetivo principal analisar as contribuições e limites de uma prática pedagógica pautada nas ideias de Célestin Freinet. O trabalho foi desenvolvido numa escola pública em Coronel Ezequiel!RN. mais precisamente, na turma onde leciono. logo. minha trajetória docente é elemento central para os estudos e intervenções. Dessa forma. será possível compreender possibilidades de fundamental importância para o processo educacional inovador e transformador. nos motivando a repensar individual e coletivamente nossas práticas pedagógicas. Metodologicamente nos aproximamos da pesquisa participante. As conclusões dizem sobre práticas mais democráticas de ensino-aprendizagem, promovendo reflexões relevantes para a promoção de alternativas educacionais. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Educação e Saúde - CES pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Ensino-Aprendizagem pt_BR
dc.title Impicações da leitura e escrita no processo de ensino aprendizagem, segundo os pressupostos de Celéstin Freinet: trajetórias de uma professora. pt_BR
dc.date.issued 2011
dc.description.abstract This research paper has as main objective to analyze the contributions and limits of a pedagogical practice based on the ideas of Célestin Freinet. The work \vas devcloped in a public school in Coronel Ezequiel/R , more prccisely, in computer programming, l.:.squire. soon my teaching career is a central element for studies and interventions. In this wa), it ''i li be possible to understand the possibilities of fundamental importance to thc cducational proccss and innovative, motivating us to rethink transformer individually and collecti\ ely ou r cducational practices. Methodologically in the run-up to the participant search. The findings sa:r about democratic practiccs of teaching and Jearning by promoting relevant rcnections to promete educational alternatives. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19753
dc.date.accessioned 2021-07-01T12:49:47Z
dc.date.available 2021-07-01
dc.date.available 2021-07-01T12:49:47Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Pedagogia pt_BR
dc.subject Escrita e democracia pt_BR
dc.subject Leitura pt_BR
dc.subject Pedagogy pt_BR
dc.subject writing and democracy pt_BR
dc.subject Reading pt_BR
dc.subject Escritura y democracia pt_BR
dc.subject Leer pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, Francisca Rosa da.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Implications of reading and writing in the teaching-learning process, according to the assumptions of Celéstin Freinet: trajectories of a teacher. pt_BR
dc.title.alternative Implicaciones de la lectura y la escritura en el proceso de enseñanza-aprendizaje, según los supuestos de Celéstin Freinet: trayectorias de un docente. pt_BR
dc.identifier.citation SILVA, Francisca Rosa da. Implicações da leitura e escrita no processo de ensino aprendizagem, segundo os pressupostos de Celéstin Freinet: trajetórias de uma professora. 2011. 41 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Especialização em Educação com foco em Ensino e Aprendizagem, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19753 pt_BR
dc.description.resumen Este trabajo de investigación tiene como principal objetivo analizar los aportes y límites de una práctica pedagógica basada en las ideas de Célestin Freinet. El trabajo fue desarrollado en una escuela pública en Coronel Ezequiel! RN. más precisamente, en la clase donde enseño. pronto. mi carrera docente es un elemento central de estudios e intervenciones. De esa forma. será posible comprender posibilidades de fundamental importancia para el proceso experiencia educativa innovadora y transformadora. motivándonos a repensar individual y colectivamente nuestras prácticas pedagógicas. Metodológicamente, abordamos la investigación participante. Las conclusiones hablan de prácticas de enseñanza-aprendizaje más democráticas, promoviendo reflexiones relevantes para la promoción de alternativas educativas. pt_BR


Fichier(s) constituant ce document

Ce document figure dans la(les) collection(s) suivante(s)

Afficher la notice abrégée

Chercher dans le dépôt


Recherche avancée

Parcourir

Mon compte