dc.creator.ID |
SILVA, F. R. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
MARTINS, André Antunes. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
MARTINS, A. A. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3245581017989479 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
Este trabalho de pesquisa tem como objetivo principal analisar as contribuições e limites de
uma prática pedagógica pautada nas ideias de Célestin Freinet. O trabalho foi desenvolvido
numa escola pública em Coronel Ezequiel!RN. mais precisamente, na turma onde leciono.
logo. minha trajetória docente é elemento central para os estudos e intervenções. Dessa forma.
será possível compreender possibilidades de fundamental importância para o processo
educacional inovador e transformador. nos motivando a repensar individual e coletivamente
nossas práticas pedagógicas. Metodologicamente nos aproximamos da pesquisa participante.
As conclusões dizem sobre práticas mais democráticas de ensino-aprendizagem, promovendo
reflexões relevantes para a promoção de alternativas educacionais. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Educação e Saúde - CES |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Ensino-Aprendizagem |
pt_BR |
dc.title |
Impicações da leitura e escrita no processo de ensino aprendizagem, segundo os pressupostos de Celéstin Freinet: trajetórias de uma professora. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2011 |
|
dc.description.abstract |
This research paper has as main objective to analyze the contributions and limits of a
pedagogical practice based on the ideas of Célestin Freinet. The work \vas devcloped in a
public school in Coronel Ezequiel/R , more prccisely, in computer programming, l.:.squire.
soon my teaching career is a central element for studies and interventions. In this wa), it ''i li
be possible to understand the possibilities of fundamental importance to thc cducational
proccss and innovative, motivating us to rethink transformer individually and collecti\ ely ou r
cducational practices. Methodologically in the run-up to the participant search. The findings
sa:r about democratic practiccs of teaching and Jearning by promoting relevant rcnections to
promete educational alternatives. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19753 |
|
dc.date.accessioned |
2021-07-01T12:49:47Z |
|
dc.date.available |
2021-07-01 |
|
dc.date.available |
2021-07-01T12:49:47Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Pedagogia |
pt_BR |
dc.subject |
Escrita e democracia |
pt_BR |
dc.subject |
Leitura |
pt_BR |
dc.subject |
Pedagogy |
pt_BR |
dc.subject |
writing and democracy |
pt_BR |
dc.subject |
Reading |
pt_BR |
dc.subject |
Escritura y democracia |
pt_BR |
dc.subject |
Leer |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SILVA, Francisca Rosa da. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Implications of reading and writing in the teaching-learning process, according to the assumptions of Celéstin Freinet: trajectories of a teacher. |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Implicaciones de la lectura y la escritura en el proceso de enseñanza-aprendizaje, según los supuestos de Celéstin Freinet: trayectorias de un docente. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SILVA, Francisca Rosa da. Implicações da leitura e escrita no processo de ensino aprendizagem, segundo os pressupostos de Celéstin Freinet: trajetórias de uma professora. 2011. 41 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Especialização em Educação com foco em Ensino e Aprendizagem, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19753 |
pt_BR |
dc.description.resumen |
Este trabajo de investigación tiene como principal objetivo analizar los aportes y límites de
una práctica pedagógica basada en las ideas de Célestin Freinet. El trabajo fue desarrollado
en una escuela pública en Coronel Ezequiel! RN. más precisamente, en la clase donde enseño.
pronto. mi carrera docente es un elemento central de estudios e intervenciones. De esa forma.
será posible comprender posibilidades de fundamental importancia para el proceso
experiencia educativa innovadora y transformadora. motivándonos a repensar individual y colectivamente
nuestras prácticas pedagógicas. Metodológicamente, abordamos la investigación participante.
Las conclusiones hablan de prácticas de enseñanza-aprendizaje más democráticas, promoviendo
reflexiones relevantes para la promoción de alternativas educativas. |
pt_BR |