DSpace/Manakin Repository

Programa escola ativa: contribuições e desafios para a educação do campo em Sossego - PB.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID DIAS,K. O. S. pt_BR
dc.contributor.advisor1 XAVIER NETO, Lauro Pires.
dc.contributor.advisor1ID XAVIER NETO, L. P. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/4490301988734961 pt_BR
dc.contributor.referee1 CONCEIÇÃO, Marta Maria da.
dc.contributor.referee1ID CONCEIÇÃO, M. M. pt_BR
dc.contributor.referee1ID CONCEIÇÃO, MARTA. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/3141068978315035 pt_BR
dc.contributor.referee2 SANTOS, Cláudia Patrícia Fernandes dos.
dc.contributor.referee2ID SANTOS, CLÁUDIA P. F. pt_BR
dc.contributor.referee2ID C.P.F. dos Santos. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/1061754959515693 pt_BR
dc.description.resumo A Educação do Campo tem se caracterizado como um espaço de precariedade por descasos e vem apresentando, historicamente, desigualdades sociais negando um direito constitucional dos povos do campo que é uma educação pública de quaHdade. Este estudo objetivou investigar quais as contribuições do Programa Escola Ativa para a Educação do Campo no município de Sossego - PB, identificando os possíveis avanços e entraves na educação do campo a partir de sua implantação, destacando os maiores desafios para o educador do campo. Discute-se a trajetória histórica e política da Educação do Campo, bem como seus fundamentos enfatizando dois importantes momentos da história na luta pela concretização das pollticas públicas para os cidadãos do campo. Analisa-se a metodologia adotada pelo Programa Escola Ativa, confTontando-a com a prática dos educadores que atuam no referido programa. O nível de pesquisa a que estamos nos propondo a investigar é de caráter qualitativo, caracteriza-se como pesquisa exploratória quanto aos objetivos e como pesquisa de campo quanto aos procedimentos de coleta de dados. Diante dos resultados obtidos foi possível identificarmos algumas contribuições do Programa Escola Ativa para a Educação do Campo e refletirmos sobre as práticas pedagógicas presentes em nossas escolas, analisando se estas realmente contribuem para a construção de um projeto educativo que promova uma educação de qualidade como direito de todos os povos sejam eles urbanos ou do campo. Conclui-se que o Programa Escola Ativa contribui para reproduzir as contradições do modelo capitalista, na medida em que se apresenta como um modelo definido a ser seguido pelos educadores com o objetivo principal de obter resultados quantitativos como diminuição do índice de reprovação e evasão escolar, apresentando contradições em sua metodologia que dificultam o processo de ensino-aprendizagem, desse modo, não contribui para a construção de um projeto educativo associado a transformação social. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Educação e Saúde - CES pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação Rural pt_BR
dc.title Programa escola ativa: contribuições e desafios para a educação do campo em Sossego - PB. pt_BR
dc.date.issued 2011-12-08
dc.description.abstract The Education o f the Field if has characterized as a space of precariousness for indifferences and comes presenting, historically, social inaqualities denying a constitucional law of the peoples o f the field that is a public education o f quality. This study it objectified to investiga te which the contributions of the Program Active School for the Education of the Field in the city of Sossego - PB, identifying the possible advances and impediments in the education of the field from its implantation, detaching the biggest challenges for the educator ofthe field. lt is argued historical trajectory and politics ofthe Education ofthe Field, as well as its beddings emphasizing two important moments of history in the fight for the concretion of the public politics for the citizens of the field. lt is analyzed methodology adopted for the Program Active School, collating it with the practical one of the educators who act in the cited program. The research levei the one that we are in considering to investigate is of qualitative character, is characterized as exploratória research how much to the objectives andas research o f field how much to the procedures o f collection o f data. Ahead o f the gotten results it was possible we identify to some contributions ofthe Program Active School for the Education of the Field and reflect on practical the pedagogical gifts in our schools, analyzing i f this really they contribute for the construction of an educative project that promotes an education of quality as right of ali the urban peoples are they or of the field. One concludes that the Program Active School does not contribute for the construction of an educative project associate the social transformation. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19769
dc.date.accessioned 2021-07-01T17:53:19Z
dc.date.available 2021-07-01
dc.date.available 2021-07-01T17:53:19Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Educação do campo pt_BR
dc.subject Escola ativa pt_BR
dc.subject Políticas pública - escola do campo pt_BR
dc.subject Countryside education pt_BR
dc.subject Active school pt_BR
dc.subject Public policy - rural school pt_BR
dc.subject Educación rural pt_BR
dc.subject Escuela activa pt_BR
dc.subject Políticas públicas - escuela rural pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator DIAS, Kalina de Oliveira Silva.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Active school program: contributions and challenges for rural education in Sossego - PB. pt_BR
dc.title.alternative Programa escolar activo: aportes y desafíos para la educación rural en Sossego - PB. pt_BR
dc.identifier.citation DIAS,Kalina de Oliveira Silva. Programa escola ativa: contribuições e desafios para a educação do campo em Sossego - PB. 2011 51 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Especialização em Educação com foco em Ensino e Aprendizagem, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2011. pt_BR
dc.description.resumen La Educación Rural se ha caracterizado por ser un espacio precario debido al abandono y históricamente ha presentado desigualdades sociales negando un derecho constitucional de los pueblos rurales, que es una educación pública de calidad. Este estudio tuvo como objetivo investigar las contribuciones del Programa Escuela Activa de Educación Rural en municipio de Sossego - PB, identificando los posibles avances y obstáculos en la educación del campo desde su implementación, destacando los mayores desafíos para el educador en el campo. Se discute la trayectoria histórica y política de la Educación Rural, así como su Fundamentos enfatizando dos momentos importantes en la historia en la lucha por el logro. de políticas públicas para los ciudadanos del campo. La metodología adoptada por el Programa Escuela Activa, enfrentándolo con la práctica de los educadores que laboran en el mencionado programa. El nivel de investigación que nos proponemos investigar es de carácter cualitativo, se caracteriza por ser una investigación exploratoria en cuanto a los objetivos y como investigación en el campo de los procedimientos de recopilación de datos. Dados los resultados obtenidos, fue Es posible identificar algunos aportes del Programa Escolar Activo para la Educación del Difundir y reflexionar sobre las prácticas pedagógicas presentes en nuestras escuelas, analizando si estos realmente contribuyen a la construcción de un proyecto educativo que promueva una la educación de calidad como derecho de todos los pueblos, urbanos o rurales. Se concluye que el Programa Escola Ativa contribuye a reproducir las contradicciones del modelo capitalista, en la medida en que se presenta como un modelo definido a seguir por educadores con el objetivo principal de obtener resultados cuantitativos como disminuir la tasa de reprobación y deserción escolar, presentando contradicciones en su metodología que obstaculizar el proceso de enseñanza-aprendizaje, por lo que no contribuye a la construcción de un proyecto educativo asociado a la transformación social. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta