dc.creator.ID |
DIAS,K. O. S. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
XAVIER NETO, Lauro Pires. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
XAVIER NETO, L. P. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4490301988734961 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
CONCEIÇÃO, Marta Maria da. |
|
dc.contributor.referee1ID |
CONCEIÇÃO, M. M. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1ID |
CONCEIÇÃO, MARTA. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3141068978315035 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
SANTOS, Cláudia Patrícia Fernandes dos. |
|
dc.contributor.referee2ID |
SANTOS, CLÁUDIA P. F. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2ID |
C.P.F. dos Santos. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1061754959515693 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
A Educação do Campo tem se caracterizado como um espaço de precariedade por descasos e
vem apresentando, historicamente, desigualdades sociais negando um direito constitucional
dos povos do campo que é uma educação pública de quaHdade. Este estudo objetivou
investigar quais as contribuições do Programa Escola Ativa para a Educação do Campo no
município de Sossego - PB, identificando os possíveis avanços e entraves na educação do
campo a partir de sua implantação, destacando os maiores desafios para o educador do campo.
Discute-se a trajetória histórica e política da Educação do Campo, bem como seus
fundamentos enfatizando dois importantes momentos da história na luta pela concretização
das pollticas públicas para os cidadãos do campo. Analisa-se a metodologia adotada pelo
Programa Escola Ativa, confTontando-a com a prática dos educadores que atuam no referido
programa. O nível de pesquisa a que estamos nos propondo a investigar é de caráter
qualitativo, caracteriza-se como pesquisa exploratória quanto aos objetivos e como pesquisa
de campo quanto aos procedimentos de coleta de dados. Diante dos resultados obtidos foi
possível identificarmos algumas contribuições do Programa Escola Ativa para a Educação do
Campo e refletirmos sobre as práticas pedagógicas presentes em nossas escolas, analisando se
estas realmente contribuem para a construção de um projeto educativo que promova uma
educação de qualidade como direito de todos os povos sejam eles urbanos ou do campo.
Conclui-se que o Programa Escola Ativa contribui para reproduzir as contradições do modelo
capitalista, na medida em que se apresenta como um modelo definido a ser seguido pelos
educadores com o objetivo principal de obter resultados quantitativos como diminuição do
índice de reprovação e evasão escolar, apresentando contradições em sua metodologia que
dificultam o processo de ensino-aprendizagem, desse modo, não contribui para a construção
de um projeto educativo associado a transformação social. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Educação e Saúde - CES |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação Rural |
pt_BR |
dc.title |
Programa escola ativa: contribuições e desafios para a educação do campo em Sossego - PB. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2011-12-08 |
|
dc.description.abstract |
The Education o f the Field if has characterized as a space of precariousness for indifferences
and comes presenting, historically, social inaqualities denying a constitucional law of the
peoples o f the field that is a public education o f quality. This study it objectified to investiga te
which the contributions of the Program Active School for the Education of the Field in the
city of Sossego - PB, identifying the possible advances and impediments in the education of
the field from its implantation, detaching the biggest challenges for the educator ofthe field. lt
is argued historical trajectory and politics ofthe Education ofthe Field, as well as its beddings
emphasizing two important moments of history in the fight for the concretion of the public
politics for the citizens of the field. lt is analyzed methodology adopted for the Program
Active School, collating it with the practical one of the educators who act in the cited
program. The research levei the one that we are in considering to investigate is of qualitative
character, is characterized as exploratória research how much to the objectives andas research
o f field how much to the procedures o f collection o f data. Ahead o f the gotten results it was
possible we identify to some contributions ofthe Program Active School for the Education of
the Field and reflect on practical the pedagogical gifts in our schools, analyzing i f this really
they contribute for the construction of an educative project that promotes an education of
quality as right of ali the urban peoples are they or of the field. One concludes that the
Program Active School does not contribute for the construction of an educative project
associate the social transformation. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19769 |
|
dc.date.accessioned |
2021-07-01T17:53:19Z |
|
dc.date.available |
2021-07-01 |
|
dc.date.available |
2021-07-01T17:53:19Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Educação do campo |
pt_BR |
dc.subject |
Escola ativa |
pt_BR |
dc.subject |
Políticas pública - escola do campo |
pt_BR |
dc.subject |
Countryside education |
pt_BR |
dc.subject |
Active school |
pt_BR |
dc.subject |
Public policy - rural school |
pt_BR |
dc.subject |
Educación rural |
pt_BR |
dc.subject |
Escuela activa |
pt_BR |
dc.subject |
Políticas públicas - escuela rural |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
DIAS, Kalina de Oliveira Silva. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Active school program: contributions and challenges for rural education in Sossego - PB. |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Programa escolar activo: aportes y desafíos para la educación rural en Sossego - PB. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
DIAS,Kalina de Oliveira Silva. Programa escola ativa: contribuições e desafios para a educação do campo em Sossego - PB. 2011 51 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Especialização em Educação com foco em Ensino e Aprendizagem, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2011. |
pt_BR |
dc.description.resumen |
La Educación Rural se ha caracterizado por ser un espacio precario debido al abandono y
históricamente ha presentado desigualdades sociales negando un derecho constitucional
de los pueblos rurales, que es una educación pública de calidad. Este estudio tuvo como objetivo
investigar las contribuciones del Programa Escuela Activa de Educación Rural en
municipio de Sossego - PB, identificando los posibles avances y obstáculos en la educación del
campo desde su implementación, destacando los mayores desafíos para el educador en el campo.
Se discute la trayectoria histórica y política de la Educación Rural, así como su
Fundamentos enfatizando dos momentos importantes en la historia en la lucha por el logro.
de políticas públicas para los ciudadanos del campo. La metodología adoptada por el
Programa Escuela Activa, enfrentándolo con la práctica de los educadores que laboran en el mencionado
programa. El nivel de investigación que nos proponemos investigar es de carácter
cualitativo, se caracteriza por ser una investigación exploratoria en cuanto a los objetivos y como investigación
en el campo de los procedimientos de recopilación de datos. Dados los resultados obtenidos, fue
Es posible identificar algunos aportes del Programa Escolar Activo para la Educación del
Difundir y reflexionar sobre las prácticas pedagógicas presentes en nuestras escuelas, analizando si
estos realmente contribuyen a la construcción de un proyecto educativo que promueva una
la educación de calidad como derecho de todos los pueblos, urbanos o rurales.
Se concluye que el Programa Escola Ativa contribuye a reproducir las contradicciones del modelo
capitalista, en la medida en que se presenta como un modelo definido a seguir por
educadores con el objetivo principal de obtener resultados cuantitativos como disminuir la
tasa de reprobación y deserción escolar, presentando contradicciones en su metodología que
obstaculizar el proceso de enseñanza-aprendizaje, por lo que no contribuye a la construcción
de un proyecto educativo asociado a la transformación social. |
pt_BR |