dc.creator.ID |
SANTOS, Angélica Sousa |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/9753948372552704 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
SANTOS, Michelle Gomes. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
SANTOS, M. G. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1ID |
SANTOS, MICHELLE GOMES |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6750817153778645 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
APOLINÁRIO, Marisa de Oliveira. |
|
dc.contributor.referee1ID |
APOLINÁRIO, M. O. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5934335225871856 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
CHAVES, Márcio Frazão. |
|
dc.contributor.referee2ID |
CHAVES, Márcio Frazão |
pt_BR |
dc.contributor.referee2ID |
CHAVES, MARCIO FRAZÃO |
pt_BR |
dc.contributor.referee2ID |
FRAZÃO CHAVES, MÁRCIO |
pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5314751391292608 |
pt_BR |
dc.contributor.referee3 |
MEDEIROS, Maria Franco Trindade. |
|
dc.contributor.referee3ID |
MEDEIROS, M. F. T. |
pt_BR |
dc.contributor.referee3ID |
Medeiros, Maria F. T. |
pt_BR |
dc.contributor.referee3ID |
Medeiros, Maria Franco |
pt_BR |
dc.contributor.referee3Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1164256449539227 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
A biologia em seus aspectos mais abrangentes estuda os ecossistemas, as
populações, os indivíduos, ou enfoca os mecanismos, em seus menores e mais
complexos detalhes. Dentre as áreas de estudo de Ciências e Biologia está a
Biologia Marinha, que estuda todos os organismos que vivem em ecossistemas de
águas salgadas (mares e oceanos), bem como a interação deles com o ambiente.
Tais ecossistemas merecem atenção especial, pelas suas características de estoque
de recursos que são de grande importância para a vida humana e para o equilíbrio
ecológico. O desenvolvimento deste projeto objetivou melhorar o processo ensino-
aprendizagem em relação a temática Biologia Marinha na Escola Estadual de Ensino
Fundamental e Médio José Luiz Neto na cidade de Barra de Santa Rosa-PB,
superando a dicotomia entre teoria e prática. Além de pressagiar o contato dos
alunos com a temática de uma forma mais aprofundada, o projeto buscou estimular
a reflexão sobre a conservação de ecossistemas marinhos. Já na visão docente, o
projeto buscou informações sobre experiências vividas quanto ao ensino do tema e
a concepção dos mesmos, e a importância da realização de aulas práticas em
Laboratório. O trabalho foi desenvolvido paralelamente as atividades do subprojeto
PIBID-Bio do CES/UFCG, o qual foi implantado na escola em março/2014. Para que
se pudesse alcançar os objetivos propostos, o projeto foi dividido em etapas. Na
primeira participaram 71 alunos e na segunda um total de 69. Dentre os resultados,
observou-se que o grau de conhecimento sobre a temática Biologia Marinha no
ensino médio na escola é pouco satisfatório. Em meio aos principais resultados,
registrou-se que 43,66% dos alunos na primeira etapa não tinham conhecimento
algum sobre a temática e 90,14% nunca participaram de alguma aula prática com
temas relacionados. Já na visão docente, observa-se que mesmo a temática sendo
considerada importante pelos professores de Ciências e Biologia da escola, está é
trabalha de forma muito superficial. Com relação a prática de ensino nas aulas de
biologia, foi perceptível que os docentes não realizam experimentos, demostrações
e aulas no laboratório. A principal dificuldade apontada pelos menos, é a ineficiência
do livro didático e as condições fisícas do laboratório de Ciências. Diante dos
resultados, constatou-se que existe a necessidade do desenvolvimento de mais
trabalhos voltados para essa área, direcionados ao ambiente escolar sobre a
importância em preservar os ecossistemas marinhos, bem como formas de amenizar
os impactos causados pelas diversas atividades humanas nesses ambientes. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Educação e Saúde - CES |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Ensino-Aprendizagem |
pt_BR |
dc.title |
A escola vai ao mar: vivências em Biologia Marinha através do subprojeto PIBID-Biologia numa escola estadual do município de Barra de Santa Rosa-PB. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2015 |
|
dc.description.abstract |
Biology in its broader aspects is studying ecosystems, populations, individuais, or
focuses on the mechanisms in their smaller and more complex details. Among the
science and biology of study areas is the Marine Biology, studying ali the organisms
that tive in salt water ecosystems (seas and oceans), as well as their interaction with
the environment. Such ecosystems deserve special attention for their stock
characteristics of resources that are of great importance to human life and ecological
balance. The development of this project aimed to improve the teaching-learning
process in relation to thematic Marine Biology at the State Elementary School and
Middle José Luiz Neto in Barra de Santa Rosa-PB, overcoming the dichotomy
between theory and practice. In addition to presage the contact of students with the
theme of greater depth, the project sought to stimulate reflection on the conservation
of marine ecosystems. In the professor's view, the project sought information about
experiences on the subject of teaching and the design thereof, and the importance of
conducting practical classes Laboratory. The work was developed in parallel
activities of the subproject PIBID-Bio ESC I UFCG, which was implemented in the
school in March I 2014. So that it could achieve the proposed objectives, the project
was divided into stages. In the first 71 students participated in the second and a total
of 69. Among the results, it was observed that the degree of knowledge on the
subject Marine Biology in high school in school is unsatisfactory. Among the main
results, it was observed that 43.66% of the first stage had no knowledge on the
subject and 90.14% had never participated in any practical class with related topics.
In the professor's view, it is observed that even the issue is considered important by
science teachers and school biology, this is working very superficially. Regarding the
practice of teaching in biology classes, it was noticeable that teachers do not perform
experiments, demonstrations and classes in the laboratory. The main difficulty
pointed at least, is the inefficiency of the textbook and the physical demands of the
science lab. Given the results, it was found that there is a need to develop more
targeted jobs to this area, directed to the school environment on the importance of
preserving marine ecosystems, as well as ways to mitigate the impacts of various
human activities in these environments. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19788 |
|
dc.date.accessioned |
2021-07-02T17:25:15Z |
|
dc.date.available |
2021-07-02 |
|
dc.date.available |
2021-07-02T17:25:15Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de biologia |
pt_BR |
dc.subject |
Ambiente escolar |
pt_BR |
dc.subject |
PIBID |
pt_BR |
dc.subject |
Biologia marinha |
pt_BR |
dc.subject |
Conservação marinha |
pt_BR |
dc.subject |
Biology teaching |
pt_BR |
dc.subject |
School environment |
pt_BR |
dc.subject |
Marine biology |
pt_BR |
dc.subject |
Marine conservation |
pt_BR |
dc.subject |
Enseñanza de la biología |
pt_BR |
dc.subject |
Conservación marina |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SANTOS, Angélica Sousa. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The school goes to sea: experiences in Marine Biology through the subproject PIBID-Biology in a state school in the municipality of Barra de Santa Rosa-PB |
pt_BR |
dc.title.alternative |
La escuela se hace a la mar: experiencias en Biología Marina a través del subproyecto PIBID-Biología en una escuela pública del municipio de Barra de Santa Rosa-PB. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SANTOS, Angélica Sousa. A escola vai ao mar: vivências em biologia marinha através do subprojeto PIBID-Biologia numa escola estadual do município de Barra de Santa Rosa - PB. 2015. 119 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2015. |
pt_BR |
dc.description.resumen |
La biología en sus aspectos más completos estudia los ecosistemas,
poblaciones, individuos o se centra en los mecanismos, en su menor y mayor
detalles complejos. Entre las áreas de estudio en Ciencias y Biología se encuentra la
Biología Marina, que estudia todos los organismos que viven en ecosistemas de
aguas saladas (mar y océanos), así como su interacción con el medio ambiente.
Dichos ecosistemas merecen una atención especial, debido a las características de su stock.
de recursos de gran importancia para la vida humana y para el equilibrio
ecológico. El desarrollo de este proyecto tuvo como objetivo mejorar la enseñanza-
Aprendizaje en relación a la Biología Marina en la Escuela Estatal de Educación.
Escuela Primaria y Secundaria José Luiz Neto en la ciudad de Barra de Santa Rosa-PB,
superando la dicotomía entre teoría y práctica. Además de presagiar el contacto del
estudiantes con el tema de una manera más profunda, el proyecto buscó estimular
Reflexión sobre la conservación de los ecosistemas marinos. En opinión del profesor, el
proyecto buscó información sobre experiencias con la docencia de la asignatura y
su concepción, y la importancia de realizar clases prácticas en
Laboratorio. El trabajo se realizó en paralelo con las actividades del subproyecto.
PIBID-Bio de CES / UFCG, que se implementó en la escuela en marzo / 2014. Para que
si lograba alcanzar los objetivos propuestos, el proyecto se dividió en etapas. A
Primero participaron 71 estudiantes y en el segundo un total de 69. Entre los resultados,
Se observó que el grado de conocimiento sobre el tema Biología Marina en
la educación secundaria es insatisfactoria. Entre los principales resultados,
se registró que el 43,66% de los alumnos de la primera etapa no tenían conocimientos
algunos sobre el tema y el 90,14% nunca participó en ninguna clase práctica con
Temas relacionados. Por otro lado, desde el punto de vista del docente, se observa que incluso el tema siendo
considerado importante por los profesores de Ciencias y Biología de la escuela, esto es
funciona muy superficialmente. En cuanto a la práctica de la docencia en las clases de
biología, se notó que los profesores no realizan experimentos, demostraciones
y clases en el laboratorio. La principal dificultad señalada al menos es la ineficiencia
del libro de texto y las condiciones físicas del laboratorio de Ciencias. en frente de
resultados, se encontró que existe la necesidad de desarrollar más
obras dirigidas a este ámbito, dirigidas al ámbito escolar en el
importancia en la preservación de los ecosistemas marinos, así como las formas de mitigar
los impactos causados por las diversas actividades humanas en estos entornos. |
pt_BR |