DSpace/Manakin Repository

Leitura e produção de textos orais e escritos - uma proposta de atividades com ênfase na argumentação.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID PEREIRA, F. R. S. C. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/0342020242318940 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SILVA, Jorgevaldo de Souza.
dc.contributor.advisor1ID SILVA, J. S. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/4839768107713545 pt_BR
dc.description.resumo O presente trabalho é o resultado de uma pesquisa sobre leitura e produção de textos orais e escritos – uma proposta de atividades com ênfase na argumentação e teve como campo de intervenção a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Antônia Araújo, no município de Patos, na Paraíba. Inicialmente, demonstramos a importância de se ensinar a Língua Portuguesa a partir de textos dos mais variados gêneros, em suportes impressos ou digitais, pontuando a competência comunicativa como essencialmente argumentativa e o que propõem os PCN para o trabalho com textos orais e escritos. Objetivamos, principalmente, propor um trabalho com a produção de textos orais e escritos, considerando elementos da teoria da argumentação, para subsidiar o ensino de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental II. Dessa forma, estruturamos o trabalho, com base em seu aporte teórico, abordando questões sobre Oralidade, Leitura, Escrita, Gêneros Textuais nas relações interpessoais, Argumentação e operadores argumentativos, a fim de estabelecer o ensino de Língua Portuguesa com fulcro em gêneros textuais orais e/ou escritos, observando os fenômenos argumentativos neles presentes. O estudo comprovou que o texto é espaço social de interação argumentativa, no qual o processo é interacional e se constroem os sentidos de forma negociada e dialógica. Verificamos, também, que, ao se trabalhar textos com ênfase na argumentação, ampliam-se as competências de ler e produzir textos oralmente ou por escrito. Percebendo-se, com isso, que a argumentatividade está presente em todos os gêneros textuais, assim, esta pesquisa traz importantes contribuições para o assunto, porquanto propõe um trabalho com gêneros textuais que é interdisciplinar, considerando ser todo professor, de qualquer disciplina, um leitor que utiliza textos nas suas práticas docentes e compreende que escrever e falar são atividades do interagir, bem como concebe que o texto, enquanto lugar interativo, é construído, argumentativamente, pelos sujeitos envolvidos nessa dinâmica. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS EM REDE PROFLETRAS (UFRN) pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Letras. pt_BR
dc.title Leitura e produção de textos orais e escritos - uma proposta de atividades com ênfase na argumentação. pt_BR
dc.date.issued 2016
dc.description.abstract This work is the result of a search on reading and production of written and oral texts – a proposal of activities with an emphasis on argumentation –and had as a field of intervention the Primary and High School Antonia Araujo in the Patos city, in the Paraiba. Initially, we have demonstrated the importance of teaching the Portuguese Language fromtexts of the most varied genres, on media printed or digital, punctuating communicative competence as essentially argumentative and what the NCPs propose for working with oral and written texts, considering elements of the theory of argumentation, to subsidize the teaching of Portuguese Language in Elementary Education II. Thus, we structure the work, based on its theoretical contribution, addressing questions about Orality, Reading, Writing, Textual Genres in interpersonal relations, Argumentation and argumentative operators, in order to establish the Portuguese Language teaching with fulcrum in oral and / or written textual genres, observing the argumentative phenomena present in them. The study proved that the text is a social space of argumentative interaction, in which the process is interactional and construct the senses in a negotiated and dialogical way. We also verified that, when working on texts with an emphasis on argumentation, competence to read and produce texts orally or in writing. Realizing, therefore, that argumentativeness is present in all textual genres, thus, this research brings important contributions to the subject, because it proposes a work with textual genres that is interdisciplinary, considering that he is a teacher, of any discipline, a reader who uses texts in his teaching practices and understand that writing and speaking are activities of interacting, as well as conceives that the text, as an interactive place, is constructed, arguably, by the subjects involved in this dynamic. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/197
dc.date.accessioned 2017-12-28T14:54:00Z
dc.date.available 2017-12-28
dc.date.available 2017-12-28T14:54:00Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Língua portuguesa - ensino pt_BR
dc.subject Oralidade pt_BR
dc.subject Leitura pt_BR
dc.subject Escrita pt_BR
dc.subject Argumentação pt_BR
dc.subject Gêneros textuais pt_BR
dc.subject Orality pt_BR
dc.subject Reading and Writing pt_BR
dc.subject Portuguese language - teaching pt_BR
dc.subject Orality pt_BR
dc.subject Reading pt_BR
dc.subject Writing pt_BR
dc.subject Argumentation pt_BR
dc.subject Textual genres pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator PEREIRA, Francisca Rejane Silva Cunegundes.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Reading and production of oral and written texts - a proposal for activities with an emphasis on argumentation. pt_BR
dc.identifier.citation PEREIRA, Francisca Rejane Silva Cunegundes. Leitura e produção de textos orais e escritos - uma proposta de atividades com ênfase na argumentação. 78f. Dissertação. Programa de Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS - (UFCG e UFRN). Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras - Paraíba - Brasil, 2016. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta