DSpace/Manakin Repository

Relatos de experiências em leitura nas turmas de 8° e 9° anos na EMEF Tertuliano Pereira de Araujo.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SANTOS, L. S. S. pt_BR
dc.contributor.advisor1 GIESTA, Letícia Caporlíngua.
dc.contributor.advisor1ID GIESTA, L. C. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/6785460495790279 pt_BR
dc.contributor.referee1 MEDEIROS, Fábio Ferreira de.
dc.contributor.referee1ID DE MEDEIROS, F. F. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/7268744971022470 pt_BR
dc.contributor.referee2 ATAIDE, Jair Stefanini Pereira de.
dc.contributor.referee2ID ATAÍDE, J. S. P. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/3201374347373584 pt_BR
dc.description.resumo Esta monografia tem o objetivo de relatar experiências de leitura nas turmas de 8° c 9° anos que procuraram despertar o senso critico, a criatividade, a reflexão, a análise e a produção do conhecimento, refletindo sobre minha pratica docente. Revisando as minhas concepções de leitura e práticas pedagógicas, contribuindo para o desenvolvimento reflexivo crítico do pensamento e refletindo sobre metodologias utilizadas por mim como professora na construção do saber crítico, pude Ler um novo olhar para os meus alunos percebendo neles um conhecimento próprio de mundo, que veio acrescentar na aprendizagem coletiva a partir de suas falas e dos seus depoimentos, além de novas experiências que motivaram a dinâmica de leitura em sala de aula. Durante todas as atividades que foram realizadas, eu me percebi também como aprendiz, reforçando a teoria que estamos sempre num constante processo de transformação. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Educação e Saúde - CES pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Tópicos Específicos de Educação pt_BR
dc.title Relatos de experiências em leitura nas turmas de 8° e 9° anos na EMEF Tertuliano Pereira de Araujo. pt_BR
dc.date.issued 2011
dc.description.abstract This monograph is intended to relate experiences o f reading classes in 8th and 9th grades who sought to arouse criticai thinking, creativity, reflection, analysis and production of knowledge. reflecting on my teaching practice. Reviewing my conceptions of reading and teaching practices, contributing to the development of criticai reflective thinking and reflecting on methods used by me as a teacher in the construction of criticai knowledge, I have a new way of seeing my students noticing in them a proper understanding of the world, that helped in collective leaming, and ncw expericnces that led to the dynarnics o f reading in the classroom. During ali activities that were conducted~ l also realized myself as an apprentice, reinforcing the tbeory that we are always in a constant process o f transformation. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19803
dc.date.accessioned 2021-07-05T13:07:15Z
dc.date.available 2021-07-05
dc.date.available 2021-07-05T13:07:15Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Concepções de leitura pt_BR
dc.subject Estratégias de leitura pt_BR
dc.subject Autonomia - leitura pt_BR
dc.subject Interpretação - leitura pt_BR
dc.subject Reading Concepts pt_BR
dc.subject Reading strategies pt_BR
dc.subject Autonomy - reading pt_BR
dc.subject Interpretation - reading pt_BR
dc.subject Conceptos de lectura pt_BR
dc.subject Estrategias de lectura pt_BR
dc.subject Autonomía - lectura pt_BR
dc.subject Interpretación - lectura pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SANTOS, Luciene Soares Silva.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Reports of reading experiences in 8th and 9th grade classes at EMEF Tertuliano Pereira de Araujo. pt_BR
dc.title.alternative Informes de experiencias lectoras en las clases de 8º y 9º de la EMEF Tertuliano Pereira de Araujo. pt_BR
dc.identifier.citation SANTOS, Luciene Soares Silva. Relatos de experiências em leitura nas turmas de 8° e 9° anos na EMEF Tertuliano Pereira de Araújo. 2011. 42 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Especialização em Educação com foco em Ensino e Aprendizagem, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2011. pt_BR
dc.description.resumen Esta monografía tiene como objetivo informar las experiencias de lectura en las clases de octavo y noveno grado. que buscaba despertar el sentido crítico, la creatividad, la reflexión, el análisis y la producción de la conocimiento, reflexionando sobre mi práctica docente. Revisando mis concepciones de prácticas lectoras y pedagógicas, contribuyendo al desarrollo reflexivo crítico del pensando y reflexionando sobre las metodologías utilizadas por mí como docente en construcción del conocimiento crítico, pude leer una nueva mirada a mis alumnos percibiendo en ellos una propio conocimiento del mundo, que vino a sumarse al aprendizaje colectivo de sus discursos y sus testimonios, así como nuevas experiencias que motivaron la dinámica de lectura en el aula. Durante todas las actividades que se llevaron a cabo, me encontré también como aprendiz, reforzando la teoría de que siempre estamos en un proceso constante de transformación. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta