dc.creator.ID |
SANTOS, L. S. S. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
GIESTA, Letícia Caporlíngua. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
GIESTA, L. C. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6785460495790279 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
MEDEIROS, Fábio Ferreira de. |
|
dc.contributor.referee1ID |
DE MEDEIROS, F. F. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7268744971022470 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
ATAIDE, Jair Stefanini Pereira de. |
|
dc.contributor.referee2ID |
ATAÍDE, J. S. P. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3201374347373584 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
Esta monografia tem o objetivo de relatar experiências de leitura nas turmas de 8° c 9° anos
que procuraram despertar o senso critico, a criatividade, a reflexão, a análise e a produção do
conhecimento, refletindo sobre minha pratica docente. Revisando as minhas concepções de
leitura e práticas pedagógicas, contribuindo para o desenvolvimento reflexivo crítico do
pensamento e refletindo sobre metodologias utilizadas por mim como professora na
construção do saber crítico, pude Ler um novo olhar para os meus alunos percebendo neles um
conhecimento próprio de mundo, que veio acrescentar na aprendizagem coletiva a partir de
suas falas e dos seus depoimentos, além de novas experiências que motivaram a dinâmica de
leitura em sala de aula. Durante todas as atividades que foram realizadas, eu me percebi
também como aprendiz, reforçando a teoria que estamos sempre num constante processo de
transformação. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Educação e Saúde - CES |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Tópicos Específicos de Educação |
pt_BR |
dc.title |
Relatos de experiências em leitura nas turmas de 8° e 9° anos na EMEF Tertuliano Pereira de Araujo. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2011 |
|
dc.description.abstract |
This monograph is intended to relate experiences o f reading classes in 8th and 9th grades who
sought to arouse criticai thinking, creativity, reflection, analysis and production of knowledge.
reflecting on my teaching practice. Reviewing my conceptions of reading and teaching
practices, contributing to the development of criticai reflective thinking and reflecting on
methods used by me as a teacher in the construction of criticai knowledge, I have a new way
of seeing my students noticing in them a proper understanding of the world, that helped in
collective leaming, and ncw expericnces that led to the dynarnics o f reading in the classroom.
During ali activities that were conducted~ l also realized myself as an apprentice, reinforcing
the tbeory that we are always in a constant process o f transformation. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19803 |
|
dc.date.accessioned |
2021-07-05T13:07:15Z |
|
dc.date.available |
2021-07-05 |
|
dc.date.available |
2021-07-05T13:07:15Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Concepções de leitura |
pt_BR |
dc.subject |
Estratégias de leitura |
pt_BR |
dc.subject |
Autonomia - leitura |
pt_BR |
dc.subject |
Interpretação - leitura |
pt_BR |
dc.subject |
Reading Concepts |
pt_BR |
dc.subject |
Reading strategies |
pt_BR |
dc.subject |
Autonomy - reading |
pt_BR |
dc.subject |
Interpretation - reading |
pt_BR |
dc.subject |
Conceptos de lectura |
pt_BR |
dc.subject |
Estrategias de lectura |
pt_BR |
dc.subject |
Autonomía - lectura |
pt_BR |
dc.subject |
Interpretación - lectura |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SANTOS, Luciene Soares Silva. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Reports of reading experiences in 8th and 9th grade classes at EMEF Tertuliano Pereira de Araujo. |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Informes de experiencias lectoras en las clases de 8º y 9º de la EMEF Tertuliano Pereira de Araujo. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SANTOS, Luciene Soares Silva. Relatos de experiências em leitura nas turmas de 8° e 9° anos na EMEF Tertuliano Pereira de Araújo. 2011. 42 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Especialização em Educação com foco em Ensino e Aprendizagem, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2011. |
pt_BR |
dc.description.resumen |
Esta monografía tiene como objetivo informar las experiencias de lectura en las clases de octavo y noveno grado.
que buscaba despertar el sentido crítico, la creatividad, la reflexión, el análisis y la producción de la
conocimiento, reflexionando sobre mi práctica docente. Revisando mis concepciones de
prácticas lectoras y pedagógicas, contribuyendo al desarrollo reflexivo crítico del
pensando y reflexionando sobre las metodologías utilizadas por mí como docente en
construcción del conocimiento crítico, pude leer una nueva mirada a mis alumnos percibiendo en ellos una
propio conocimiento del mundo, que vino a sumarse al aprendizaje colectivo de
sus discursos y sus testimonios, así como nuevas experiencias que motivaron la dinámica de
lectura en el aula. Durante todas las actividades que se llevaron a cabo, me encontré
también como aprendiz, reforzando la teoría de que siempre estamos en un proceso constante de
transformación. |
pt_BR |