dc.creator.ID |
MORAIS, T. D. P. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1341429242637521 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
BARROS, Marcelo Alves de. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
BARROS, M. A. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1101332313551029 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
RAMALHO, Franklin de Souza. |
|
dc.contributor.referee2 |
MASSONI, Tiago Lima, |
|
dc.description.resumo |
Um dos desafios na criação de jogos digitais é tornar os gráficos de um jogo o mais atrativo possível para os seus jogadores. Desta forma, para fazer um produto de sucesso, é necessário investir tempo e recursos para tornar os gráficos atrativos aos potenciais
jogadores. Uma API (Application Programming Interface) comum em jogos é a OpenGL [1] que é utilizada para renderizar gráficos em 2D e 3D. Desenvolvedores interagem com a GPU usando as funções da OpenGL e os comandos da GLSL [1] (OpenGL Shading Language). Neste trabalho, criamos e descrevemos uma técnica de distorção para transformar imagens estáticas em animações, focando em simular o efeito das imperfeições de animações feitas à mão. Além disso, avaliamos a técnica através de uma pesquisa utilizando uma versão modificada de um jogo comercial que estamos desenvolvendo e descobrimos que dos entrevistados 96.7% preferem imagens com a técnica sendo aplicada e 93.3% responderam que se sentem mais confiantes ao
desenharem com a técnica sendo aplicada. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEI |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Ciência da Computação |
pt_BR |
dc.title |
Anima: uma técnica para criar animações a partir de imagens estáticas em jogos. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2021-05-25 |
|
dc.description.abstract |
One of the challenges in creating games is to make the graphics of a game as attractive as possible for its players. Thus, to make a product successful, it is necessary to invest time and resources to make the graphics attractive to potential players. A common API (Application Programming Interface) in games is OpenGL [1] which is used to render 2D and 3D graphics. Developers interact with the GPU using OpenGL functions and GLSL[1] (OpenGL Shading Language) commands. In this work, we create and describe a distortion technique to transform still images into animations, focusing on simulating the effect of imperfections in hand-made animations. In addition, we evaluated the technique through a survey using a modified version of a commercial game we are developing and found that
96.7% of respondents prefer images with the technique being applied and 93.3% responded that they feel more confident when drawing with the technique being applied. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19806 |
|
dc.date.accessioned |
2021-07-05T15:13:29Z |
|
dc.date.available |
2021-07-05 |
|
dc.date.available |
2021-07-05T15:13:29Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Computação gráfica - animações |
pt_BR |
dc.subject |
Animações digitais |
pt_BR |
dc.subject |
Imagens estáticas em jogos |
pt_BR |
dc.subject |
OpenGL Shading Language - GLSL |
pt_BR |
dc.subject |
Application Programming Interface |
pt_BR |
dc.subject |
Game Maker: Studio |
pt_BR |
dc.subject |
Estilo gráfico – jogos digitais |
pt_BR |
dc.subject |
Shader de distorção |
pt_BR |
dc.subject |
Animação de imagens – técnica |
pt_BR |
dc.subject |
Jogos digitais |
pt_BR |
dc.subject |
Computer graphics - animations |
pt_BR |
dc.subject |
Digital animations |
pt_BR |
dc.subject |
Static images in games |
pt_BR |
dc.subject |
Graphic style – digital games |
pt_BR |
dc.subject |
Distortion shader |
pt_BR |
dc.subject |
Image animation - technique |
pt_BR |
dc.subject |
Digital games |
pt_BR |
dc.subject |
Gráficos por computadora - animaciones |
pt_BR |
dc.subject |
Animaciones digitales |
pt_BR |
dc.subject |
Imágenes estáticas en juegos |
pt_BR |
dc.subject |
Lenguaje de Sombreado OpenGL - GLSL |
pt_BR |
dc.subject |
Interfaz de programación de aplicaciones |
pt_BR |
dc.subject |
Creador de juegos: Studio |
pt_BR |
dc.subject |
Estilo gráfico - juegos digitales |
pt_BR |
dc.subject |
Sombreador de distorsión |
pt_BR |
dc.subject |
Animación de imágenes - técnica |
pt_BR |
dc.subject |
Juegos digitales |
pt_BR |
dc.subject |
Infographie - animations |
pt_BR |
dc.subject |
Animations numériques |
pt_BR |
dc.subject |
Images statiques dans les jeux |
pt_BR |
dc.subject |
Langage d'ombrage OpenGL - GLSL |
pt_BR |
dc.subject |
Interface de programmation d'applications |
pt_BR |
dc.subject |
Créateur de jeux : Studio |
pt_BR |
dc.subject |
Style graphique – jeux numériques |
pt_BR |
dc.subject |
Shader de distorsion |
pt_BR |
dc.subject |
Animation d'images - technique |
pt_BR |
dc.subject |
Jeux numériques |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
MORAIS, Thomas Diniz Pinto de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Anima: a technique for creating animations from still images in games. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
MORAIS, T. D. P. de. Anima: uma técnica para criar animações a partir de imagens estáticas em jogos. 2021. 11 f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo) – Curso de Bacharelado em Ciência da Computação, Centro de Engenharia Elétrica e Informática, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2021. |
pt_BR |