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Anima: uma técnica para criar animações a partir de imagens estáticas em jogos.

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dc.creator.ID MORAIS, T. D. P. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/1341429242637521 pt_BR
dc.contributor.advisor1 BARROS, Marcelo Alves de.
dc.contributor.advisor1ID BARROS, M. A. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/1101332313551029 pt_BR
dc.contributor.referee1 RAMALHO, Franklin de Souza.
dc.contributor.referee2 MASSONI, Tiago Lima,
dc.description.resumo Um dos desafios na criação de jogos digitais é tornar os gráficos de um jogo o mais atrativo possível para os seus jogadores. Desta forma, para fazer um produto de sucesso, é necessário investir tempo e recursos para tornar os gráficos atrativos aos potenciais jogadores. Uma API (Application Programming Interface) comum em jogos é a OpenGL [1] que é utilizada para renderizar gráficos em 2D e 3D. Desenvolvedores interagem com a GPU usando as funções da OpenGL e os comandos da GLSL [1] (OpenGL Shading Language). Neste trabalho, criamos e descrevemos uma técnica de distorção para transformar imagens estáticas em animações, focando em simular o efeito das imperfeições de animações feitas à mão. Além disso, avaliamos a técnica através de uma pesquisa utilizando uma versão modificada de um jogo comercial que estamos desenvolvendo e descobrimos que dos entrevistados 96.7% preferem imagens com a técnica sendo aplicada e 93.3% responderam que se sentem mais confiantes ao desenharem com a técnica sendo aplicada. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEI pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Ciência da Computação pt_BR
dc.title Anima: uma técnica para criar animações a partir de imagens estáticas em jogos. pt_BR
dc.date.issued 2021-05-25
dc.description.abstract One of the challenges in creating games is to make the graphics of a game as attractive as possible for its players. Thus, to make a product successful, it is necessary to invest time and resources to make the graphics attractive to potential players. A common API (Application Programming Interface) in games is OpenGL [1] which is used to render 2D and 3D graphics. Developers interact with the GPU using OpenGL functions and GLSL[1] (OpenGL Shading Language) commands. In this work, we create and describe a distortion technique to transform still images into animations, focusing on simulating the effect of imperfections in hand-made animations. In addition, we evaluated the technique through a survey using a modified version of a commercial game we are developing and found that 96.7% of respondents prefer images with the technique being applied and 93.3% responded that they feel more confident when drawing with the technique being applied. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19806
dc.date.accessioned 2021-07-05T15:13:29Z
dc.date.available 2021-07-05
dc.date.available 2021-07-05T15:13:29Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Computação gráfica - animações pt_BR
dc.subject Animações digitais pt_BR
dc.subject Imagens estáticas em jogos pt_BR
dc.subject OpenGL Shading Language - GLSL pt_BR
dc.subject Application Programming Interface pt_BR
dc.subject Game Maker: Studio pt_BR
dc.subject Estilo gráfico – jogos digitais pt_BR
dc.subject Shader de distorção pt_BR
dc.subject Animação de imagens – técnica pt_BR
dc.subject Jogos digitais pt_BR
dc.subject Computer graphics - animations pt_BR
dc.subject Digital animations pt_BR
dc.subject Static images in games pt_BR
dc.subject Graphic style – digital games pt_BR
dc.subject Distortion shader pt_BR
dc.subject Image animation - technique pt_BR
dc.subject Digital games pt_BR
dc.subject Gráficos por computadora - animaciones pt_BR
dc.subject Animaciones digitales pt_BR
dc.subject Imágenes estáticas en juegos pt_BR
dc.subject Lenguaje de Sombreado OpenGL - GLSL pt_BR
dc.subject Interfaz de programación de aplicaciones pt_BR
dc.subject Creador de juegos: Studio pt_BR
dc.subject Estilo gráfico - juegos digitales pt_BR
dc.subject Sombreador de distorsión pt_BR
dc.subject Animación de imágenes - técnica pt_BR
dc.subject Juegos digitales pt_BR
dc.subject Infographie - animations pt_BR
dc.subject Animations numériques pt_BR
dc.subject Images statiques dans les jeux pt_BR
dc.subject Langage d'ombrage OpenGL - GLSL pt_BR
dc.subject Interface de programmation d'applications pt_BR
dc.subject Créateur de jeux : Studio pt_BR
dc.subject Style graphique – jeux numériques pt_BR
dc.subject Shader de distorsion pt_BR
dc.subject Animation d'images - technique pt_BR
dc.subject Jeux numériques pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator MORAIS, Thomas Diniz Pinto de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Anima: a technique for creating animations from still images in games. pt_BR
dc.identifier.citation MORAIS, T. D. P. de. Anima: uma técnica para criar animações a partir de imagens estáticas em jogos. 2021. 11 f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo) – Curso de Bacharelado em Ciência da Computação, Centro de Engenharia Elétrica e Informática, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2021. pt_BR


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