dc.creator.ID |
CASADO, J. E. S. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/0675627939363181 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
SILVA JÚNIOR, Aluízio Freire da. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
SILVA JÚNIOR, A. F. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4720593438601826 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 |
ANJOS, Marta Figueredo dos. |
|
dc.contributor.advisor-co1ID |
ANJOS, M. F. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1802642900191449 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
FRANCO, Célia Maria Rufino. |
|
dc.contributor.referee1ID |
FRANCO, C.M.R. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1728798138944094 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
SANTOS, Cláudia Patricia Fernandes dos. |
|
dc.contributor.referee2ID |
SANTOS, Cláudia Patrícia Fernandes dos. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1061754959515693 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
Com o movimento da Matemática moderna. houve um maior apreço aos
aspectos algébricos da Matemática nas décadas de J 960 e 1970, o que provocou o
abandono, em nossos currículos escolares, no que se refere à geometria. Apesar de nos
dias de hoje ser compreensível a grande importância do estudo dessa área para a
formação dos alunos, ainda há muito para ser melhorado O presente trabalho surgiu
mediante reflexões instigadas no decorrer de uma formação em matemática, assim
como também das indagações tidas em sala de aula e mais precisamente com base na
participação do projeto de extensão no Centro de Educação e Saúde, intitulado: "F.feJIO
do uso dos penlaminós como material didático para o en.<;ino e aprendizagem de
per/metro e área no ensino fundamental", com essa participação tivemos a
oportunidade de levarmos os alunos a construírem os conceitos fundamentais para o
acesso ao conhecimento matemático, mais especificamente, área e perímetro, assim
como também observar o quanto é precário a aplicação da geometria em nossas salas
de aula Neste trabalho, investigamos o nível de compreensão dos conceitos
geométricos na turma do r ano F do ensino fundamental do Colégio Barra de Santa
Rosa no município de Barra de Santa Rosa, baseando-se nas concepções de Van
Hielle, apoiando-se também em teóricos como Lorenzato 1995, Nasser 2004 e
Vygotsky 1997, que apresentam a geometria como ferramenta importante na
matemática. Para isto, fazemos uso de atividades que visam contribuir na observação
dos níveis de compreensão dos alunos, de modo a investigar os porquês das
dificuldades para com o ensino de geometria. Os resultados obtidos, ao vislumbrar
cada um dos níveis apresentados por Van Hielle, nos proporcionaram compreender de
que forma os alunos se encontram no desenvolvimento de habilidades como
observação, análise, levantamento de hipóteses, busca de suposições, reflexões e
organização, os quais estão relacionados ao raciocínio lógico do aluno. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Educação e Saúde - CES |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação |
pt_BR |
dc.title |
As consequências do abandono do ensino de geometria: um estudo de caso. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2011 |
|
dc.description.abstract |
With the movernent of modem mathematics, there was a greater appreciation to
the algebraic aspects of mathernatics in the 1960s and l970s, which led to the
bandonment, in our school curricula, with respect to geometry. Although today it ís
understandable how i.mportant the study o f this area for the training o f students, there is
still much to be improved. This paper arose during discussions instigated by a course in
mathematics, as well as questions taken into the classroom and more precisely based on
the participation ofthe extension project at the Center for Education and Health, whose
theme was: "Effect o f use of pentominoes as teaching material for teaching and learning
ofperimeter and area in the school ", with this participation had the opportunity to bring
students build the basic concepts for access to mathematical k:nowledge, more
specifically, area and perimeter, as well also observe how precarious is the application
of geometry in our classrooms. In this paper, we investigate the levei of understanding
o f geometric concepts in the class ofYear 7 F elementary school o f the College o f Barra
de Santa Rosa in the town of Barra de Santa Rosa, based on the ideas of Van Hielle,
relying also on theoretical and Lorenzato 1995, Nasser 2004, Vygotsky 1997, which
represent the geometry as an important tool in mathematics. For this, we use activities
to contribute to the observation of students' leveis of understanding, in order to
investigate the whys of the difficulties for the teaching of geometry. The results, by
seeing each ofthe leveis presented by Van Hielle, gave us understand how students are
developing skills such as observation, analysis, raise hypotheses, seeking assumptions,
ideas and organization, which are related the student's logical reasoning. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19837 |
|
dc.date.accessioned |
2021-07-05T19:06:34Z |
|
dc.date.available |
2021-07-05 |
|
dc.date.available |
2021-07-05T19:06:34Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de geometria |
pt_BR |
dc.subject |
Processo de aprendizagem geométrico |
pt_BR |
dc.subject |
Teoria de Van Hiele |
pt_BR |
dc.subject |
Geometry teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Geometric learning process |
pt_BR |
dc.subject |
Van Hiele Theory |
pt_BR |
dc.subject |
Enseñanza de geometría |
pt_BR |
dc.subject |
Proceso de aprendizaje geométrico |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
CASADO, Jocássia Emanuelle Silva. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The consequences of dropping out of teaching geometry: a case study. |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Las consecuencias de abandonar la enseñanza de la geometría: un estudio de caso. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
CASADO, Jocássia Emanuelle Silva. As consequências do abandono do ensino de geometria: um estudo de caso. 2011. 43 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Especialização em Educação com foco em Ensino e Aprendizagem, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2011. |
pt_BR |
dc.description.resumen |
Con el movimiento matemático moderno. hubo un mayor aprecio por
aspectos algebraicos de las Matemáticas en las décadas de 960 y 1970, que causaron la
deserción escolar, en nuestro currículo escolar, con respecto a la geometría. a pesar de nosotros
hoy en día es comprensible la gran importancia que tiene el estudio de esta área para la
formación de los estudiantes, aún queda mucho por mejorar El presente trabajo surgió
a través de reflexiones instigadas durante una formación en matemáticas,
así como las consultas realizadas en el aula y más precisamente en base a la
participación en el proyecto de extensión del Centro de Educación y Salud, titulado: "F.feJIO
el uso de penlaminos como material didáctico para la enseñanza y el aprendizaje
por metro y área en la escuela primaria ", con esta participación tuvimos la
oportunidad para que podamos guiar a los estudiantes a construir los conceptos fundamentales para el
acceso al conocimiento matemático, más específicamente, área y perímetro, por lo que
así como observar lo precaria que es la aplicación de la geometría en nuestras habitaciones
En este trabajo, investigamos el nivel de comprensión de los conceptos
geometría en la clase F de la escuela primaria en Colégio Barra de Santa
Rosa en el municipio de Barra de Santa Rosa, a partir de las concepciones de Van
Hielle, apoyándose también en teóricos como Lorenzato 1995, Nasser 2004 y
Vygotsky 1997, quien presenta la geometría como una herramienta importante en
Matemáticas. Para ello, hacemos uso de actividades que tienen como objetivo contribuir a la observación
los niveles de comprensión de los estudiantes, con el fin de investigar las razones de
dificultades con la enseñanza de la geometría. Los resultados obtenidos, al ver
Cada uno de los niveles presentados por Van Hielle nos proporcionó una comprensión de
¿Cómo se encuentran los estudiantes en el desarrollo de habilidades como
observación, análisis, planteamiento de hipótesis, búsqueda de supuestos, reflexiones y
organización, que se relacionan con el razonamiento lógico del estudiante. |
pt_BR |