DSpace/Manakin Repository

Ensino-aprendizagem do filo porífera: abordagem didática utilizando modelos tridimensionais.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SILVA, C. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/6221568284673158 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SANTOS, Michelle Gomes.
dc.contributor.advisor1ID SANTOS, M. G. pt_BR
dc.contributor.advisor1ID SANTOS, MICHELLE GOMES pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/6750817153778645 pt_BR
dc.contributor.referee1 APOLINÁRIO, Marisa de Oliveira.
dc.contributor.referee1ID APOLINÁRIO, M. O. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/5934335225871856 pt_BR
dc.contributor.referee2 MEDEIROS, Maria Franco Trindade.
dc.contributor.referee2ID MEDEIROS, M. F. T. pt_BR
dc.contributor.referee2ID Medeiros, Maria Franco pt_BR
dc.contributor.referee2ID Medeiros, Maria F. T. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/1164256449539227 pt_BR
dc.description.resumo Apesar dos Poríferos serem animais conspícuos sob a óptica dos aspectos ecológicos (participam de muitas teias alimentares, abrigam comunidades de organismos aquáticos e algumas de suas espécies apresentam substâncias bioativas que são usadas em terapias anticancerígenas), muitas vezes o processo ensino-aprendizagem deste grupo zoológico não acontece de maneira eficaz. Objetivou-se descrever o emprego da abordagem didática utilizando modelos tridimensionais do Filo Porifera no processo ensino aprendizagem na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio José Luiz Neto (Barra de Santa Rosa- PB). A pesquisa foi desenvolvida com 22 discentes do 7° ano da referida escola (turno diurno, apenas nos horários das aulas de ciências), durante o período de setembro a novembro de 2014. A coleta de dados deu-se através da aplicação de questionários semiestruturados e palestras junto aos alunos, além de vivências com a construção de modelos didáticos. Os dados foram trabalhados quali quantitativamente e apresentados na forma de textos e valores percentuais. Dentre os principais resultados, a maioria (72,73%) dos alunos não havia ido presencialmente ao ambiente de praia até o momento da pesquisa. Na vivência de construção dos modelos didáticos, os alunos mostraram-se bastante participativos. A importância atribuída ao ambiente praiano não variou muito do ponto de vista numérico nos dois momentos desse estudo. Todavia, o sentimento negativo de medo em relação ao ambiente da praia foi numericamente diminuído após a intervenção didática. Ao realizar a dinâmica com a massa de biscuit, registrou-se a importância das aulas dinâmicas que envolvam os alunos diretamente com o tema. Considera-se que as aulas teóricas são indispensáveis, mas que devem ser sempre acompanhadas de atividades dinâmicas, para que não se tornem cansativas. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Educação e Saúde - CES pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Ensino-Aprendizagem pt_BR
dc.subject.cnpq Botânica pt_BR
dc.title Ensino-aprendizagem do filo porífera: abordagem didática utilizando modelos tridimensionais. pt_BR
dc.date.issued 2014
dc.description.abstract Despite Porifera be conspicuous animais from the perspective of ecological aspects (part of many food webs, home providers to aquatic communities and some of their species have bioactive substances that are used in anticancer therapies), often the teaching-learning process of this zoological group does not happen effectively. This study aimed to describe the use of didactic approach using three-dimensional models of Porifera in the learning process at the Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio José Luiz Neto (Barra de Santa Rosa- PB). The research was conducted with 22 students of the 7th year of that school (day shift only in times of science lessons), during the period from September to November 2014. Data collection was made through the application of semi-structured questionnaires and classes to the students, as well as experiences with the construction of didactic models. Data carne quali quantitatively and presented in the form of texts and percentages. Among the main results, the majority (72.73%) of the students did not go to the beach environment until the time of the survey. In the experience of construction of didactic models, students were quite participatory. The focus on beachy environment did not change much of the numerical point of view at the two moments of this study. However, the negative feeling of tear in relation to the beach environment was numerically reduced after didactic intervention. When performing dynamic with biscuit dough, there was the importance of dynamic classes involving students directly with the topic. lt is considered that the theorical classes are indispensable, but must always be accompanied by dynamic activities, to avoid that it become tiresome. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19840
dc.date.accessioned 2021-07-05T19:34:24Z
dc.date.available 2021-07-05
dc.date.available 2021-07-05T19:34:24Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Processo Ensino Aprendizagem pt_BR
dc.subject Discentes pt_BR
dc.subject Ensino de Botânica pt_BR
dc.subject Biologia - conteúdo - ensino pt_BR
dc.subject Ensino de zoologia pt_BR
dc.subject Ensino de porífera pt_BR
dc.subject Ambiente marinho pt_BR
dc.subject Filo porífera pt_BR
dc.subject Teaching Learning Process pt_BR
dc.subject Students pt_BR
dc.subject Biology - content - teaching pt_BR
dc.subject Botany teaching pt_BR
dc.subject Zoology teaching pt_BR
dc.subject Porifer teaching pt_BR
dc.subject Marine environment pt_BR
dc.subject Poriferous phylum pt_BR
dc.subject Proceso de aprendizaje de la enseñanza pt_BR
dc.subject Estudiantes pt_BR
dc.subject Biología - contenido - enseñanza pt_BR
dc.subject Enseñanza de la botánica pt_BR
dc.subject Enseñanza de zoología pt_BR
dc.subject Enseñanza porifer pt_BR
dc.subject Ambiente marino pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, Catarina da.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Teaching-learning of the porifera phylum: didactic approach using three-dimensional models. pt_BR
dc.title.alternative Enseñanza-aprendizaje del filo porifera: abordaje didáctico mediante modelos tridimensionales. pt_BR
dc.identifier.citation SILVA, Catarina da. Ensino-aprendizagem do filo porífera: abordagem didática utilizando modelos tridimensionais. 2014. 56 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2014. pt_BR
dc.description.resumen Aunque los poríferos son animales conspicuos desde el punto de vista de los aspectos ecológico (participar en muchas redes tróficas, albergar comunidades de Los organismos acuáticos y algunas de sus especies tienen sustancias. sustancias bioactivas que se utilizan en terapias contra el cáncer), a menudo el proceso La enseñanza-aprendizaje de este grupo zoológico no ocurre de manera efectiva. El objetivo fue describir el uso del enfoque didáctico utilizando modelos. Aspectos tridimensionales de la Philo Porifera en el proceso de enseñanza-aprendizaje en la Escuela. Escuela Primaria y Secundaria Estatal José Luiz Neto (Barra de Santa Rosa- PB). La investigación se llevó a cabo con 22 estudiantes del 7º año de esa escuela. (turno de día, solo durante el horario de clases de ciencias), durante el período de Septiembre a noviembre de 2014. La recolección de datos se realizó mediante la aplicación de cuestionarios semiestructurados y conferencias con estudiantes, además de experiencias con la construcción de modelos didácticos. Los datos fueron procesados ​​quali cuantitativamente y presentado en forma de textos y valores porcentuales. Entre Los principales resultados, la mayoría (72,73%) de los estudiantes no habían ido en persona al entorno de la playa hasta el momento de la investigación. en la experiencia de construcción de los modelos didácticos, los estudiantes fueron muy participativos. La importancia atribuida al entorno de la playa no varió mucho desde el punto de vista numérico en los dos momentos de este estudio. Sin embargo, el sentimiento negativo de El miedo en relación con el entorno de la playa disminuyó numéricamente después de la Intervención didáctica. Al realizar la dinámica con la masa de galleta, la Importancia de clases dinámicas que involucren a los estudiantes directamente con el tema. Se considera que las clases teóricas son imprescindibles, pero que siempre deben ser acompañados de actividades dinámicas, para que no resulten fatigosas. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta