dc.creator.ID |
SILVA, C. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6221568284673158 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
SANTOS, Michelle Gomes. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
SANTOS, M. G. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1ID |
SANTOS, MICHELLE GOMES |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6750817153778645 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
APOLINÁRIO, Marisa de Oliveira. |
|
dc.contributor.referee1ID |
APOLINÁRIO, M. O. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5934335225871856 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
MEDEIROS, Maria Franco Trindade. |
|
dc.contributor.referee2ID |
MEDEIROS, M. F. T. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2ID |
Medeiros, Maria Franco |
pt_BR |
dc.contributor.referee2ID |
Medeiros, Maria F. T. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1164256449539227 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
Apesar dos Poríferos serem animais conspícuos sob a óptica dos aspectos
ecológicos (participam de muitas teias alimentares, abrigam comunidades de
organismos aquáticos e algumas de suas espécies apresentam substâncias
bioativas que são usadas em terapias anticancerígenas), muitas vezes o processo
ensino-aprendizagem deste grupo zoológico não acontece de maneira eficaz.
Objetivou-se descrever o emprego da abordagem didática utilizando modelos
tridimensionais do Filo Porifera no processo ensino aprendizagem na Escola
Estadual de Ensino Fundamental e Médio José Luiz Neto (Barra de Santa Rosa-
PB). A pesquisa foi desenvolvida com 22 discentes do 7° ano da referida escola
(turno diurno, apenas nos horários das aulas de ciências), durante o período de
setembro a novembro de 2014. A coleta de dados deu-se através da aplicação de
questionários semiestruturados e palestras junto aos alunos, além de vivências com
a construção de modelos didáticos. Os dados foram trabalhados quali
quantitativamente e apresentados na forma de textos e valores percentuais. Dentre
os principais resultados, a maioria (72,73%) dos alunos não havia ido
presencialmente ao ambiente de praia até o momento da pesquisa. Na vivência de
construção dos modelos didáticos, os alunos mostraram-se bastante participativos.
A importância atribuída ao ambiente praiano não variou muito do ponto de vista
numérico nos dois momentos desse estudo. Todavia, o sentimento negativo de
medo em relação ao ambiente da praia foi numericamente diminuído após a
intervenção didática. Ao realizar a dinâmica com a massa de biscuit, registrou-se a
importância das aulas dinâmicas que envolvam os alunos diretamente com o tema.
Considera-se que as aulas teóricas são indispensáveis, mas que devem ser sempre
acompanhadas de atividades dinâmicas, para que não se tornem cansativas. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Educação e Saúde - CES |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Ensino-Aprendizagem |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Botânica |
pt_BR |
dc.title |
Ensino-aprendizagem do filo porífera: abordagem didática utilizando modelos tridimensionais. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2014 |
|
dc.description.abstract |
Despite Porifera be conspicuous animais from the perspective of ecological aspects
(part of many food webs, home providers to aquatic communities and some of their
species have bioactive substances that are used in anticancer therapies), often the
teaching-learning process of this zoological group does not happen effectively. This
study aimed to describe the use of didactic approach using three-dimensional models
of Porifera in the learning process at the Escola Estadual de Ensino Fundamental e
Médio José Luiz Neto (Barra de Santa Rosa- PB). The research was conducted with
22 students of the 7th year of that school (day shift only in times of science lessons),
during the period from September to November 2014. Data collection was made
through the application of semi-structured questionnaires and classes to the
students, as well as experiences with the construction of didactic models. Data carne
quali quantitatively and presented in the form of texts and percentages. Among the
main results, the majority (72.73%) of the students did not go to the beach
environment until the time of the survey. In the experience of construction of didactic
models, students were quite participatory. The focus on beachy environment did not
change much of the numerical point of view at the two moments of this study.
However, the negative feeling of tear in relation to the beach environment was
numerically reduced after didactic intervention. When performing dynamic with biscuit
dough, there was the importance of dynamic classes involving students directly with
the topic. lt is considered that the theorical classes are indispensable, but must
always be accompanied by dynamic activities, to avoid that it become tiresome. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19840 |
|
dc.date.accessioned |
2021-07-05T19:34:24Z |
|
dc.date.available |
2021-07-05 |
|
dc.date.available |
2021-07-05T19:34:24Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Processo Ensino Aprendizagem |
pt_BR |
dc.subject |
Discentes |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de Botânica |
pt_BR |
dc.subject |
Biologia - conteúdo - ensino |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de zoologia |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de porífera |
pt_BR |
dc.subject |
Ambiente marinho |
pt_BR |
dc.subject |
Filo porífera |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching Learning Process |
pt_BR |
dc.subject |
Students |
pt_BR |
dc.subject |
Biology - content - teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Botany teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Zoology teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Porifer teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Marine environment |
pt_BR |
dc.subject |
Poriferous phylum |
pt_BR |
dc.subject |
Proceso de aprendizaje de la enseñanza |
pt_BR |
dc.subject |
Estudiantes |
pt_BR |
dc.subject |
Biología - contenido - enseñanza |
pt_BR |
dc.subject |
Enseñanza de la botánica |
pt_BR |
dc.subject |
Enseñanza de zoología |
pt_BR |
dc.subject |
Enseñanza porifer |
pt_BR |
dc.subject |
Ambiente marino |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SILVA, Catarina da. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Teaching-learning of the porifera phylum: didactic approach using three-dimensional models. |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Enseñanza-aprendizaje del filo porifera: abordaje didáctico mediante modelos tridimensionales. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SILVA, Catarina da. Ensino-aprendizagem do filo porífera: abordagem didática utilizando modelos tridimensionais. 2014. 56 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2014. |
pt_BR |
dc.description.resumen |
Aunque los poríferos son animales conspicuos desde el punto de vista de los aspectos
ecológico (participar en muchas redes tróficas, albergar comunidades de
Los organismos acuáticos y algunas de sus especies tienen sustancias.
sustancias bioactivas que se utilizan en terapias contra el cáncer), a menudo el proceso
La enseñanza-aprendizaje de este grupo zoológico no ocurre de manera efectiva.
El objetivo fue describir el uso del enfoque didáctico utilizando modelos.
Aspectos tridimensionales de la Philo Porifera en el proceso de enseñanza-aprendizaje en la Escuela.
Escuela Primaria y Secundaria Estatal José Luiz Neto (Barra de Santa Rosa-
PB). La investigación se llevó a cabo con 22 estudiantes del 7º año de esa escuela.
(turno de día, solo durante el horario de clases de ciencias), durante el período de
Septiembre a noviembre de 2014. La recolección de datos se realizó mediante la aplicación de
cuestionarios semiestructurados y conferencias con estudiantes, además de experiencias con
la construcción de modelos didácticos. Los datos fueron procesados quali
cuantitativamente y presentado en forma de textos y valores porcentuales. Entre
Los principales resultados, la mayoría (72,73%) de los estudiantes no habían ido
en persona al entorno de la playa hasta el momento de la investigación. en la experiencia de
construcción de los modelos didácticos, los estudiantes fueron muy participativos.
La importancia atribuida al entorno de la playa no varió mucho desde el punto de vista
numérico en los dos momentos de este estudio. Sin embargo, el sentimiento negativo de
El miedo en relación con el entorno de la playa disminuyó numéricamente después de la
Intervención didáctica. Al realizar la dinámica con la masa de galleta, la
Importancia de clases dinámicas que involucren a los estudiantes directamente con el tema.
Se considera que las clases teóricas son imprescindibles, pero que siempre deben ser
acompañados de actividades dinámicas, para que no resulten fatigosas. |
pt_BR |