dc.creator.ID |
GUEDES, L. F. M. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
SILVA, Denise Domingos da. |
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dc.contributor.advisor1ID |
SILVA, D. D. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1ID |
DA SILVA, DENISE DOMINGOS. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7952952676209702 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
SILVEIRA, Gleba Coelli Luna da. |
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dc.contributor.referee1ID |
SILVEIRA, G. C. L. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1ID |
LUNA DA SILVEIRA, G. C. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/2048964537365015 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
MARTINS, André Antunes. |
|
dc.contributor.referee2ID |
MARTINS, A. A. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3245581017989479 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
O presente estudo foi realizado na Escola Estadual de Ensino fundamental e Médio Orlando
Venâncio dos Santos. A amostra usada neste estudo foi constituída por 36 adolescentes de
idades compreendidas entre 14 e al9 anos. residentes no município de Cuité PB, alunos estes
do 1° ano do ensino médio. Este trabalho teve como principal objetivo comparar qual
linguagem consegue ser mais atrativa: a linguagem televisiva ou a linguagem usada pelos
professores na escola. Para isso se fez necessário compreender as argumentações feitas pelos
alunos. Para a realização desse trabalho foram aplicados questionários com perguntas
fechadas e abertas que serviram como norteadoras para o desenvolvimento e a compreensão
da pesquisa. Resultados gerais sobre a situação socioeconômica dos alunos: verificou-se que
A renda familiar da maioria dos alunos entrevistados oscila entre um e dois salários minimos
e quanto à origem da renda o que predomina entre as famílias é o trabalho com carteira
assinad~ sendo que a maioria dos alunos não exerce nenhuma função remunerada. No tocante
a moradia a maioria dos alunos moram em casas próprias, sendo que mais da metade ficam
localizadas na zona urbana. A televisão foi o único aparelho eletrônico encontrado em todas
as residências. Boa parte dos alunos acessa sempre a internet. Um número significativo de
alunos já leu mais de quatro livros (científicos ou literários), sendo que mais da metade já
foram reprovados pelo menos uma vez e a maioria dos alunos já tiraram notas inferiores a
média em 2011 . Resultados gerais sobre a comparação entre a linguagem televisiva e a
linguagem escolar: A maioria dos pais parece não exercer uma postura mediadora no que se
refere ao tempo que os filhos dedicam ao consumo televisivo e as atividades escolares. A
maioria dos alunos afirmou que a televisão consegue despertar sua atenção e que consideram
a linguagem televisiva mais atrativa do que a linguagem usada pelos professores nas aulas
expositivas. Boa parte dos alunos acha as aulas atrativas, porém mais da metade não estão
satisfeitos com a forma como os conteúdos são trabalhados na sala de aula. Os resultados
encontrados sugerem, portanto, que a televisão através da utilização de cores, imagens, sons e
de uma linguagem de conteúdos que se aproximam do cotidiano dos alunos acaba assumindo
um papel de educadora não formal, sendo seu poder de atuação no processo de formação bem
mais eficaz do que a instituição escolar que atua quase sempre baseada na utilização da escrita
e nos livros didáticos. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Educação e Saúde - CES |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação |
pt_BR |
dc.title |
A influência televisiva na educação: um estudo de caso na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Orlando Venâncio dos Santos. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2011-11-22 |
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dc.description.abstract |
This study was conducted in the State School for Elementary and Middle Venancio Orlando
dos Santos. The sample used in this study consisted of 36 adolescents aged between 14 and
a 19-year-old living in the city o f Cuité PB, these students of I st year o f high school. This
work aimed to compare which language could bc more attractive: the television language or
the language used by teachers in school. For it was necessary to understand the arguments
made by the students. To carry out this work were applied questionnaires with closed and
open questions that served as guiding the development and understanding of the research.
Overall results on the socioeconomic status of students, found that family income of the
majority of students interviewed ranged between one and two rninimum wages and income
for the origin of which is prevalent arnong households with formal work, and the Most
students do not exercise any paid job. With regard to housing the majority of students live in
their own houses, and over half are Jocated in urban areas. Television was the only electronic
device found in every home. Most of the students always accesses the internet. A significant
nun1ber of students have read more than four books (scientific or literary), and over half havc
already failed at least once and most students took notes as below average in 2011. Overall
results on the comparison between language and school language television: Most parents do
not seem to exercise a mediating position in relation to the time that children devote to
television consumption and school activities. Most students said that television can arouses
your attention and consider the language television more attractive than the language used by
teachers in lectures. Most o f the students find the classes attractive. but more than half are not
satisfied with the way the contents are worked in the classroom. The results therefore suggest
that television through the use of colors, images, sounds and language content approaching
the daily life of students is taking on a role of non-formal educator, and its power to act in the
training process much more effective than the academic institution that acts almost always
based on the use o f writing and textbooks. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19861 |
|
dc.date.accessioned |
2021-07-06T14:24:50Z |
|
dc.date.available |
2021-07-06 |
|
dc.date.available |
2021-07-06T14:24:50Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Televisão |
pt_BR |
dc.subject |
Educação |
pt_BR |
dc.subject |
Linguagem |
pt_BR |
dc.subject |
Escola |
pt_BR |
dc.subject |
Televisão - uso |
pt_BR |
dc.subject |
Televisão - linguagem - escola |
pt_BR |
dc.subject |
Television |
pt_BR |
dc.subject |
Education |
pt_BR |
dc.subject |
Language |
pt_BR |
dc.subject |
School |
pt_BR |
dc.subject |
Television - use |
pt_BR |
dc.subject |
Television - language - school |
pt_BR |
dc.subject |
Educación |
pt_BR |
dc.subject |
Idioma |
pt_BR |
dc.subject |
Colegio |
pt_BR |
dc.subject |
Televisión - uso |
pt_BR |
dc.subject |
Televisión - idioma - escuela |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
GUEDES, Luiz Fábio Marques. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The influence of television on education: a case study at Orlando Venâncio dos Santos State Elementary and High School. |
pt_BR |
dc.title.alternative |
La influencia de la televisión en la educación: un estudio de caso en la escuela primaria y secundaria estatal Orlando Venâncio dos Santos. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
GUEDES, Luiz Fábio Marques. A influência televisiva na educação: um estudo de caso na Escola Estadual de Ensino Fundamenta e Médio Orlando Venâncio dos Santos. 2011. 72 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Especialização em Educação com foco em Ensino e Aprendizagem, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2011. |
pt_BR |
dc.description.resumen |
El presente estudio se llevó a cabo en la Escuela Primaria y Secundaria Estatal de Orlando.
Venancio dos Santos. La muestra utilizada en este estudio estuvo compuesta por 36 adolescentes de
edades comprendidas entre 14 y 19 años. residentes en el municipio de Cuité PB, estos estudiantes
del 1er año de bachillerato. Este trabajo tuvo como objetivo principal comparar qué
el lenguaje consigue ser más atractivo: el lenguaje televisivo o el lenguaje utilizado por
maestros en la escuela. Para ello fue necesario comprender los argumentos esgrimidos por el
estudiantes. Para realizar este trabajo se aplicaron cuestionarios con preguntas.
cerrados y abiertos que sirvieron como pautas para el desarrollo y la comprensión
de la investigación. Resultados generales sobre el nivel socioeconómico de los estudiantes: se encontró que
El ingreso familiar de la mayoría de los estudiantes entrevistados oscila entre uno y dos salarios mínimos
y en cuanto al origen de los ingresos, lo que predomina entre las familias es el trabajo con contrato laboral.
firmado, y la mayoría de los estudiantes no ejercen ninguna función remunerada. con respecto a
vivienda La mayoría de los estudiantes vive en sus propias casas, y más de la mitad se queda
ubicado en el casco urbano. La televisión fue el único dispositivo electrónico encontrado en todos
las residencias. La mayoría de los estudiantes siempre acceden a Internet. Un número significativo de
los estudiantes han leído más de cuatro libros (científicos o literarios) y más de la mitad ya
han reprobado al menos una vez y la mayoría de los estudiantes ya han obtenido menos de
promedio en 2011. Resultados generales de la comparación entre el lenguaje televisivo y el
Lenguaje escolar: la mayoría de los padres no parecen ejercer una postura mediadora en lo que hacen.
se refiere al tiempo que los niños dedican al consumo de televisión y a las actividades escolares. LA
la mayoría de los estudiantes dijo que la televisión logra despertar su atención y que consideran
El lenguaje televisivo es más atractivo que el lenguaje utilizado por los profesores en las clases.
exposiciones. La mayoría de los estudiantes encuentran atractivas las clases, pero más de la mitad no lo son.
satisfecho con la forma en que se trabajan los contenidos en el aula. Los resultados
encontró, por tanto, que la televisión mediante el uso de colores, imágenes, sonidos y
de un lenguaje de contenidos que se acerque a la cotidianeidad de los estudiantes acaba asumiendo
un papel de educador no formal, con su poder de actuar también en el proceso de formación.
más eficaz que la institución escolar que trabaja casi siempre basándose en el uso de la escritura
y en libros de texto. |
pt_BR |