dc.creator.ID |
SANTOS, M. G. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
GIESTA, Letícia Caporlíngua. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
GIESTA, L. C. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6785460495790279 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
MEDEIROS, Fábio Ferreira de. |
|
dc.contributor.referee1ID |
DE MEDEIROS, F. F. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7268744971022470 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
ATAIDE, Jair Stefanini Pereira de. |
|
dc.contributor.referee2ID |
ATAÍDE, J. S. P. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3201374347373584 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
Esse trabalho tem como objetivo refletir sobre minha prática como professora de leitura,
focando principalmente em um projeto de leitura. Apresenta uma narrativa das experiências
vivenciadas na sala de aula com os alunos do 4° ano "C" do turno da tarde da Escola Estadual
de Ensino Fundamental André Vidal de Negreiros. A metodologia utilizada nesta pesquisa
baseou-se no método da pesquisa narrativa, na qual se faz uma reflexão sobre a prática
docente. No projeto realizado junto aos alunos foram desenvolvidas atividades para verificar o
nível de leitura dos alunos, a fim de possibilitar e incentivar a prática da leitura nos anos
iniciais do ensino fundamental, através da diversidade dos gêneros textuais. Diante deste
estudo, os educandos apresentaram avanços significativos na leitura e compreensão textual.
Considero que nas atividades propostas aos estudantes e, especialmente, no projeto relatado
neste texto, tenho proporcionado metodologias didático - pedagógicas que favoreçam
crescimento constante na ampliação da aprendizagem, tanto minha quanto de meus alunos.
Nestas proposições, procuro entender o nível de leitura do educando, sugerindo atividades
contínuas para desenvolver e avaliar o avanço de cada discente. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Educação e Saúde - CES |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Ensino - Aprendizagem |
pt_BR |
dc.title |
A leitura significativa na sala de aula com alunos do 4° ano da Escola Estadual Fundamental André Vidal de Negreiros. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2011 |
|
dc.description.abstract |
This paper aims to reflect upon my practice as a teacher of reading, focusing mainly on a
reading project. It presents a narrative of experiences in the classroom with the students of 4th
grade "C" of the Escola Estadual de Ensino Fundamental André Vida! de Negreiros. The
methodology used in this study was based on the method of narrative research. In the project
carried out among students activities were developed to check the reading levei of students in
order to enable and encourage reading practice in the early years of elementary school,
through the diversity o f text genres. In this study, the students showed significant progress in
reading and reading comprehension. I believe that with the activities proposed to students, and
especially in the project reported in this text, I have provided didactic and pedagogical
methodologies to promote steady growth in the expansion of learning, both for me and my
students. In these propositions, I try to understand the student's reading levei, suggesting
ongoing activities to develop and evaluate the progress of each student. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19879 |
|
dc.date.accessioned |
2021-07-06T18:22:34Z |
|
dc.date.available |
2021-07-06 |
|
dc.date.available |
2021-07-06T18:22:34Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Leitura |
pt_BR |
dc.subject |
Gêneros textuais |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino - Aprendizagem |
pt_BR |
dc.subject |
Reading |
pt_BR |
dc.subject |
Textual genres |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching - learning |
pt_BR |
dc.subject |
Leer |
pt_BR |
dc.subject |
Géneros textuales |
pt_BR |
dc.subject |
Enseñanza - aprendizaje |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SANTOS, Maria da Guia. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Meaningful reading in the classroom with 4th grade students from the André Vidal de Negreiros State Elementary School. |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Lectura significativa en el aula con alumnos de 4º grado de la Escuela Primaria Estatal André Vidal de Negreiros. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SANTOS, Maria da Guia. A leitura significativa na sala de aula com alunos do 4° ano da Escola Estadual Fundamental André Vidal de Negreiros. 2011. 53 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Especialização em Educação com foco em Ensino e Aprendizagem, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19879 |
pt_BR |
dc.description.resumen |
Este trabajo tiene como objetivo reflexionar sobre mi práctica como profesora de lectura,
centrándose principalmente en un proyecto de lectura. Presenta una narrativa de experiencias.
con experiencia en el aula con estudiantes de 4 ° grado "C" del turno de la tarde en la Escuela Estatal
de la Escuela Primaria André Vidal de Negreiros. La metodología utilizada en esta investigación
se basó en el método de investigación narrativa, en el que se hace una reflexión sobre la práctica.
profesor. En el proyecto realizado con los alumnos, se desarrollaron actividades para verificar la
nivel de lectura de los estudiantes, con el fin de posibilitar y fomentar la práctica de la lectura en los años
primaria, a través de la diversidad de géneros textuales. frente a esto
En el estudio, los estudiantes mostraron avances significativos en lectura y comprensión de textos.
Creo que en las actividades propuestas a los estudiantes y especialmente en el proyecto reportado
en este texto he aportado metodologías didáctico-pedagógicas que favorecen
Crecimiento constante en la expansión del aprendizaje, tanto mío como de mis alumnos.
En estas proposiciones, trato de comprender el nivel de lectura del alumno, sugiriendo actividades
para desarrollar y evaluar el progreso de cada alumno. |
pt_BR |