DSpace/Manakin Repository

A leitura significativa na sala de aula com alunos do 4° ano da Escola Estadual Fundamental André Vidal de Negreiros.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SANTOS, M. G. pt_BR
dc.contributor.advisor1 GIESTA, Letícia Caporlíngua.
dc.contributor.advisor1ID GIESTA, L. C. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/6785460495790279 pt_BR
dc.contributor.referee1 MEDEIROS, Fábio Ferreira de.
dc.contributor.referee1ID DE MEDEIROS, F. F. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/7268744971022470 pt_BR
dc.contributor.referee2 ATAIDE, Jair Stefanini Pereira de.
dc.contributor.referee2ID ATAÍDE, J. S. P. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/3201374347373584 pt_BR
dc.description.resumo Esse trabalho tem como objetivo refletir sobre minha prática como professora de leitura, focando principalmente em um projeto de leitura. Apresenta uma narrativa das experiências vivenciadas na sala de aula com os alunos do 4° ano "C" do turno da tarde da Escola Estadual de Ensino Fundamental André Vidal de Negreiros. A metodologia utilizada nesta pesquisa baseou-se no método da pesquisa narrativa, na qual se faz uma reflexão sobre a prática docente. No projeto realizado junto aos alunos foram desenvolvidas atividades para verificar o nível de leitura dos alunos, a fim de possibilitar e incentivar a prática da leitura nos anos iniciais do ensino fundamental, através da diversidade dos gêneros textuais. Diante deste estudo, os educandos apresentaram avanços significativos na leitura e compreensão textual. Considero que nas atividades propostas aos estudantes e, especialmente, no projeto relatado neste texto, tenho proporcionado metodologias didático - pedagógicas que favoreçam crescimento constante na ampliação da aprendizagem, tanto minha quanto de meus alunos. Nestas proposições, procuro entender o nível de leitura do educando, sugerindo atividades contínuas para desenvolver e avaliar o avanço de cada discente. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Educação e Saúde - CES pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Ensino - Aprendizagem pt_BR
dc.title A leitura significativa na sala de aula com alunos do 4° ano da Escola Estadual Fundamental André Vidal de Negreiros. pt_BR
dc.date.issued 2011
dc.description.abstract This paper aims to reflect upon my practice as a teacher of reading, focusing mainly on a reading project. It presents a narrative of experiences in the classroom with the students of 4th grade "C" of the Escola Estadual de Ensino Fundamental André Vida! de Negreiros. The methodology used in this study was based on the method of narrative research. In the project carried out among students activities were developed to check the reading levei of students in order to enable and encourage reading practice in the early years of elementary school, through the diversity o f text genres. In this study, the students showed significant progress in reading and reading comprehension. I believe that with the activities proposed to students, and especially in the project reported in this text, I have provided didactic and pedagogical methodologies to promote steady growth in the expansion of learning, both for me and my students. In these propositions, I try to understand the student's reading levei, suggesting ongoing activities to develop and evaluate the progress of each student. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19879
dc.date.accessioned 2021-07-06T18:22:34Z
dc.date.available 2021-07-06
dc.date.available 2021-07-06T18:22:34Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Leitura pt_BR
dc.subject Gêneros textuais pt_BR
dc.subject Ensino - Aprendizagem pt_BR
dc.subject Reading pt_BR
dc.subject Textual genres pt_BR
dc.subject Teaching - learning pt_BR
dc.subject Leer pt_BR
dc.subject Géneros textuales pt_BR
dc.subject Enseñanza - aprendizaje pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SANTOS, Maria da Guia.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Meaningful reading in the classroom with 4th grade students from the André Vidal de Negreiros State Elementary School. pt_BR
dc.title.alternative Lectura significativa en el aula con alumnos de 4º grado de la Escuela Primaria Estatal André Vidal de Negreiros. pt_BR
dc.identifier.citation SANTOS, Maria da Guia. A leitura significativa na sala de aula com alunos do 4° ano da Escola Estadual Fundamental André Vidal de Negreiros. 2011. 53 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Especialização em Educação com foco em Ensino e Aprendizagem, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19879 pt_BR
dc.description.resumen Este trabajo tiene como objetivo reflexionar sobre mi práctica como profesora de lectura, centrándose principalmente en un proyecto de lectura. Presenta una narrativa de experiencias. con experiencia en el aula con estudiantes de 4 ° grado "C" del turno de la tarde en la Escuela Estatal de la Escuela Primaria André Vidal de Negreiros. La metodología utilizada en esta investigación se basó en el método de investigación narrativa, en el que se hace una reflexión sobre la práctica. profesor. En el proyecto realizado con los alumnos, se desarrollaron actividades para verificar la nivel de lectura de los estudiantes, con el fin de posibilitar y fomentar la práctica de la lectura en los años primaria, a través de la diversidad de géneros textuales. frente a esto En el estudio, los estudiantes mostraron avances significativos en lectura y comprensión de textos. Creo que en las actividades propuestas a los estudiantes y especialmente en el proyecto reportado en este texto he aportado metodologías didáctico-pedagógicas que favorecen Crecimiento constante en la expansión del aprendizaje, tanto mío como de mis alumnos. En estas proposiciones, trato de comprender el nivel de lectura del alumno, sugiriendo actividades para desarrollar y evaluar el progreso de cada alumno. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta