DSpace/Manakin Repository

Análise do conteúdo de ecologia em livros didáticos: uma contribuição para professores de ciências e biologia.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID RODRIGUES, J. P. S. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/8381294873933543 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SANTOS, Michelle Gomes.
dc.contributor.advisor1ID SANTOS, M. G. pt_BR
dc.contributor.advisor1ID SANTOS, MICHELLE GOMES pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/6750817153778645 pt_BR
dc.contributor.referee1 CHAVES, Márcio Frazão.
dc.contributor.referee1ID CHAVES, Márcio Frazão pt_BR
dc.contributor.referee1ID CHAVES, MARCIO FRAZÃO pt_BR
dc.contributor.referee1ID FRAZÃO CHAVES, MÁRCIO pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/5314751391292608 pt_BR
dc.contributor.referee2 APOLINÁRIO, Marisa de Oliveira.
dc.contributor.referee2ID APOLINÁRIO, M. O. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/5934335225871856 pt_BR
dc.contributor.referee3 SILVA, Flávia Carolina Lins da.
dc.contributor.referee3ID SILVA, F. C. L. pt_BR
dc.contributor.referee3ID Lins da Silva, F.C. pt_BR
dc.contributor.referee3ID SILVA, FLÁVIA C.L. DA pt_BR
dc.contributor.referee3Lattes http://lattes.cnpq.br/7547725170997480 pt_BR
dc.description.resumo É através do Livro Didático (LO) que a maioria dos alunos de escolas públicas adquirem informações, sendo em alguns casos o único texto que os alunos possuem. Diante disso, a análise desse material é cada vez mais necessária, em especial do conteúdo de Ecologia, pois alguns materiais didáticos apresentaram erros e cabe aos professores selecionar o que melhor se adequa ao conteúdo e à sua escola. Ainda mais, as descobertas científicas são contínuas, e os materiais didáticos necessitam estar sempre atualizados. Objetivou-se com esse trabalho, analisar conteúdos referentes ao tema Ecologia em Livros Didáticos do Ensino Fundamental 11 e do Ensino Médio, adotados por três escolas públicas, uma na cidade de Fagundes-PB e duas na cidade de Cuité-PB. A análise ocorreu entre dezembro/2013 e fevereiro/2014, sendo utilizados seis Livros Didáticos e aplicando- se os critérios metodológicos de melhor robustez, desenvolvidos segundo o Guia de Livros Didáticos do Programa Nacional de Livro Didático. Dentre os seis livros analisados dois foram considerados totalmente satisfatórios, dois como satisfatórios e dois como totalmente insatisfatórios. Não houve obra considerada como insatisfatória. Após a análise, foram propostas diretrizes para análise de Livros Didáticos, sugestões de alternativas para o ensino de Ecologia, bem como indicações das obras que mais se encaixaram nos critérios analisados. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Educação e Saúde - CES pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Ecologia pt_BR
dc.title Análise do conteúdo de ecologia em livros didáticos: uma contribuição para professores de ciências e biologia. pt_BR
dc.date.issued 2014
dc.description.abstract Ws through the Textbook that most public school students acquire information, and in some cases the only text that students have. Therefore, the analysis of this material is increasingly necessary, especially about the content of Ecology, due some textbooks had errors and teachers have to select what best suits of the content and of your school. Moreover, scientific discoveries are a continuous process, and instructional materiais need to be always updated. The objective of this work was to analyze the content of Ecology in some textbooks of Elementary and Secondary Education, adopted by three public schools: one of them in the city of Fagundes -PB and two in the city of Cuité -PB. The analysis occurred between December/2013 and february/2014, being used six textbooks and applying methodological criteria, developed according to the Guide Textbook of the National Textbook, Brazil. Among the six books reviewed two were considered fully satisfactory, two as satisfactory and two as totally unsatisfactory. No book was considered unsatisfactory. After the analysis, guidelines have been proposed for the analysis of textbooks, altemative suggestions for teaching Ecology's contents and indicates the best textbook that analyzed. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19895
dc.date.accessioned 2021-07-07T12:14:18Z
dc.date.available 2021-07-07
dc.date.available 2021-07-07T12:14:18Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Ecologia - livro didático pt_BR
dc.subject Livro didático - ecologia - escola pública pt_BR
dc.subject Ensino de ciências - livro didático pt_BR
dc.subject Escolas Públicas pt_BR
dc.subject Textbook - ecology - public school pt_BR
dc.subject Ecology - textbook pt_BR
dc.subject Science teaching - textbook pt_BR
dc.subject Public schools pt_BR
dc.subject Libro de texto - ecología - escuela pública pt_BR
dc.subject Ecología - libro de texto pt_BR
dc.subject Enseñanza de las ciencias - libro de texto pt_BR
dc.subject Escuelas publicas pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator RODRIGUES, Joana Paula Santos.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Analysis of ecology content in textbooks: a contribution for science and biology teachers. pt_BR
dc.title.alternative Análisis del contenido de la ecología en los libros de texto: una contribución para los profesores de ciencias y biología. pt_BR
dc.identifier.citation RODRIGUES, Joana Paula Santos. Análise do conteúdo de ecologia em livros didáticos: uma contribuição para professores de Ciências e Biologia. 2014. 67 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2014. pt_BR
dc.description.resumen Es a través del libro de texto (LO) que la mayoría de los estudiantes de escuelas públicas adquirir información, siendo en algunos casos el único texto que los estudiantes poseer. Por tanto, el análisis de este material es cada vez más necesario, en especial del contenido de Ecología, ya que algunos materiales didácticos presentados errores y es responsabilidad de los profesores seleccionar lo que mejor se adapte al contenido y su escuela. Además, los descubrimientos científicos son continuos y los materiales La didáctica debe estar siempre actualizada. Dirigido a este trabajo, analizar contenidos relacionados con el tema Ecología en los libros de texto didácticos Elementary 11 y High School, adoptada por tres escuelas públicas, una en ciudad de Fagundes-PB y dos en la ciudad de Cuité-PB. El análisis tuvo lugar entre Diciembre / 2013 y febrero / 2014, utilizando seis libros de texto y aplicándolos si los criterios metodológicos de mayor robustez, desarrollados de acuerdo con la Guía de Libros de texto del Programa Nacional de Libros de Texto. Entre los seis libros dos analizados se consideraron plenamente satisfactorios, dos como satisfactorios. y dos como totalmente insatisfactorios. No hubo trabajo considerado como insatisfactorio. Tras el análisis, se propusieron pautas para el análisis de Libros Didáctica, sugerencias de alternativas para la enseñanza de la Ecología, así como indicaciones de las obras que mejor se ajustan a los criterios analizados. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta