DSpace/Manakin Repository

O morro dos Ventos Uivantes: um Bildungsroman feminino.

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor1 DIAS, Daise Lilian Fonseca.
dc.contributor.advisor1ID DIAS, D. L. F. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/4229082666899564 pt_BR
dc.contributor.referee1 ALVES, Francisco Francimar de Sousa.
dc.contributor.referee2 SILVA, Fabione Gomes da.
dc.description.resumo Esta pesquisa tem como objetivo analisar O morro dos Ventos Uivastes (1847) da autora inglesa Emily Brontë (1818­1848), na perspectiva do Bildungsroman feminino, isto é, o Romance de Formação de autoria feminina, destacando a jornada da infância, à adolescência e a vida adulta de dois protagonistas, Cathy e Heathcliff. Esta obra é um Bildungsroman duplo, ou seja, fugindo da tradição masculina e feminina de até então, uma vez que a autora se debruça sobre o conturbado processo de amadurecimento de dois protagonistas, Cathy e Heathcliff, enquanto mulher e homem, e isto é construído tanto em termos de raça, classe quanto de gênero, especialmente por ele ser um pobre imigrante estrangeiro de pele escura e ela uma inglesa branca e de classe elevada. Para tanto, utilizamos de uma pesquisa qualitativa, de natureza bibliográfica, contaremos com o aporte teórico de Gilbert e Gubar (1996), Woolf (1882), Showalter (1977), Mass (2000), Pinto (1992),Godman (1983), dentre outros, na análise também de questões relacionadas à bildung/formação intelectual, cultural e sexual dos protagonistas. Além disso, será abordado a literatura feminista no contexto do século XIX, e as dificuldades das escritoras na produção de suas obras, muitas das quais se tornaram canônicas, como O morro dos Ventos Uivantes, e a trajetória de Emily Brontë no processo de produção de seu romance, assim como suas irmãs, as quais mudaram o cenário literário inglês e ocidental, construindo uma tradição literária de autoria feminina. Esta pesquisa é original porque analisa o romance em foco na perspectiva do Bildungsroman feminino, visto que poucos textos foram encontrados sobre esta questão, de sorte que aqui serão lançadas luzes sobre o clássico de Brontë que ajudarão a entendê­lo de um ponto de vista diferente. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Letras- Língua Inglesa. pt_BR
dc.title O morro dos Ventos Uivantes: um Bildungsroman feminino. pt_BR
dc.date.issued 2021-05-24
dc.description.abstract This research aims to analyze O Morro dos Ventos Uivastes (1847) by the English author Emily Brontë (18181848), from the perspective of the female Bildungsroman, that is, the Formation Romance of female authorship, highlighting the journey from childhood, to adolescence and the adult life of two protagonists, Cathy and Heathcliff. This work is a double Bildungsroman, that is, fleeing from the male and female tradition of until then, as the author focuses on the troubled maturation process of two protagonists, Cathy and Heathcliff, as a woman and a man, and this is constructed both in terms of race, class and gender, especially since he was a poor dark-skinned foreign immigrant and she was an upper-class, white Englishwoman. For this, we used a qualitative research, bibliographical in nature, we will rely on the theoretical contribution of Gilbert and Gubar (1996), Woolf (1882), Showalter (1977), Mass (2000), Pinto (1992), Godman (1983) , among others, also in the analysis of issues related to bildung/intellectual, cultural and sexual formation of the protagonists. In addition, feminist literature in the context of the nineteenth century will be addressed, and the difficulties of writers in producing their works, many of which have become canonical, such as O Morro dos Ventos Uivantes, and Emily Brontë's trajectory in the production process of her novel, as well as her sisters, which changed the English and Western literary scene, building a literary tradition of female authorship. This research is original because it analyzes the novel in focus from the perspective of the female Bildungsroman, since few texts were found on this issue, so that here light will be shed on Brontë's classic that will help to understand it from a different point of view. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19897
dc.date.accessioned 2021-07-07T12:50:02Z
dc.date.available 2021-07-07
dc.date.available 2021-07-07T12:50:02Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Análise literária pt_BR
dc.subject Literatura inglesa pt_BR
dc.subject O Morro dos Ventos Uivantes pt_BR
dc.subject  Bildungsroman feminino pt_BR
dc.subject Prática de Emily Brante pt_BR
dc.subject  Cathy e Heathcliff. pt_BR
dc.subject Literary analysis pt_BR
dc.subject English literature pt_BR
dc.subject The Hill of Howling Winds pt_BR
dc.subject Female bildungsroman pt_BR
dc.subject Emily Brante's Practice pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator MORAIS, Marília Gabriela Fernandes.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The Hill of Howling Winds: a female Bildungsroman. pt_BR
dc.identifier.citation Morais, Marília Gabriela Fernandes. O morro dos Ventos Uivantes: um Bildungsroman feminino. 2021. 64f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Inglesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2021. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta