DSpace/Manakin Repository

Uso de business intelligence para avaliação de indicadores de desempenho na educação básica: um estudo de caso no Estado do Acre.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID WANDERLEY, P. F. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/6841948749279336 pt_BR
dc.contributor.advisor1 BAPTISTA, Cláudio de Souza.
dc.contributor.advisor1ID BAPTISTA, C. S. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/0104124422364023 pt_BR
dc.contributor.referee1 FARIAS, Adalberto Cajueiro de.
dc.contributor.referee2 MASSONI , Tiago Lima.
dc.description.resumo Na área de educação, a quantidade massiva de dados que são pro duzidos anualmente é um ponto chave para o progresso deste segmento, que é tão importante para o desenvolvimento humano, econômico e social de uma nação. Sistemas de Apoio à Decisão, principalmente os que utilizam técnicas de Business Intelligence (BI), têm um papel crucial na gestão, pois conseguem traduzir tais in formações para uma linguagem mais amigável e direta, facilitando os processos decisórios de gestores e levando informação para a população em geral. Neste trabalho, apresentamos uma solução de BI voltada para a construção de painéis de indicadores de de sempenho (KPI) que, de forma interativa, fornecem informações de desempenho escolar na educação básica em municípios do estado do Acre. Essa solução tem potencial para auxiliar os gestores na avaliação da eiciência e eicácia das políticas públicas educacionais implantadas, bem como para planejar novas diretrizes e ações para melhorar o desempenho na educação básica. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEI pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Ciência da Computação pt_BR
dc.title Uso de business intelligence para avaliação de indicadores de desempenho na educação básica: um estudo de caso no Estado do Acre. pt_BR
dc.date.issued 2021-05-25
dc.description.abstract In education, the massive amount of data produced annually is a critical asset to the area’s progress. And progress in this area is essential to the human, economic, and social development of a country. Decision Support Systems, in particular the ones that apply Business Intelligence (BI) techniques, have a vital role in management. These systems can translate massive amounts of information into a more straightforward and friendly language, aiding managers’ decision-making processes and information sharing within the community. With that in mind, we present a BI solution that uses interactive panels to display educational key performance indicators (KPIs). These panels contain information about primary and secondary school performance from cities in the Brazilian state of Acre. Our solution has the potential to help public managers in the evaluation of the efficiency and efficacy of public policies in education. It can also help in planning new guidelines and actions to improve performance in primary and secondary schools. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19899
dc.date.accessioned 2021-07-07T13:43:54Z
dc.date.available 2021-07-07
dc.date.available 2021-07-07T13:43:54Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Business Intelligence - técnica pt_BR
dc.subject Business Intelligence - technique pt_BR
dc.subject Indicadores de desempenho – educação básica pt_BR
dc.subject Indicateurs performance - éducation de base pt_BR
dc.subject Indicadores rendimiento - educación básica pt_BR
dc.subject Indicators performance - basic education pt_BR
dc.subject Sistemas de apoio à decisão pt_BR
dc.subject Support systems for decision pt_BR
dc.subject Sistemas de apoyo para decisión pt_BR
dc.subject Systèmes de soutien pour décision pt_BR
dc.subject Desempenho escolar pt_BR
dc.subject Résultats scolaires pt_BR
dc.subject Rendimiento escolar pt_BR
dc.subject School performance pt_BR
dc.subject Painéis de desempenho pt_BR
dc.subject Performance dashboards pt_BR
dc.subject Paneles de rendimiento pt_BR
dc.subject Tableaux de bord des performances pt_BR
dc.subject Modelagem de banco de dados pt_BR
dc.subject Modélisation de base de données pt_BR
dc.subject Modelado de bases de datos pt_BR
dc.subject Database modeling pt_BR
dc.subject Indicadores educacionais – banco de dados pt_BR
dc.subject Indicators educational - database pt_BR
dc.subject Indicadores educativo - base de datos pt_BR
dc.subject Indicateurs éducation - base de données pt_BR
dc.subject Data definition language pt_BR
dc.subject Définition des données langue pt_BR
dc.subject Definición de datos Idioma pt_BR
dc.subject Definição de dados - Idioma pt_BR
dc.subject Sistema de business intelligence pt_BR
dc.subject Business intelligence system pt_BR
dc.subject Système d’intelligence d’affaires pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator WANDERLEY, Pedro Farias.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Use of business intelligence to evaluate performance indicators in basic education: a case study in the State of Acre. pt_BR
dc.identifier.citation WANDERLEY, P. F. Uso de business intelligence para avaliação de indicadores de desempenho na educação básica: um estudo de caso no Estado do Acre. 2021. 13 f. Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo (Curso de Bacharelado em Ciência da Computação) Graduação em Ciência da Computação, Centro de Engenharia Elétrica e Informática, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2021. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta