DSpace/Manakin Repository

A mediação do pensar alto em grupo no ensino fundamental II: a interface entre eixos temáticos transversais e eventos de letramento.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SANTOS, M. C. V. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/7849411752234665 pt_BR
dc.contributor.advisor1 FERREIRA JÚNIOR, Nelson Eliezer.
dc.contributor.advisor1ID FERREIRA JUNIOR, Nelson. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/4132315893586224 pt_BR
dc.contributor.referee1 QUEIROZ, Maria Eliete de.
dc.contributor.referee2 MEDEIRO, Lígia Regina Calado de.
dc.description.resumo Neste trabalho, a leitura é concebida como uma prática social, construída através do diálogo, da troca de experiências e da interação. O objetivo geral desta pesquisa é aplicar a prática da leitura do Pensar Alto em Grupo (PAG), na interface com textos do eixo transversal, como contribuição para a formação do aluno como leitor crítico e reflexivo e o professor como agente de letramento. A discussão teórica abrangeu as concepções de leitura segundo Coracini (1995;2005), os estudos acerca do letramento (KLEIMAN, 1995; 2006; SOARES, 2006; STREET, 2014), a co-construção dos sentidos na interação verbal (PONTERCORVO, 2005), a concepção de sujeito sócio-historicamente constituído (BAKHTIN, 2003) e o letramento crítico (FREIRE, 1987; 1996). A metodologia utilizada foi a qualitativa de natureza interpretativista (BORTONI-RICARDO, 2009), por meio da qual foi realizada uma pesquisa-ação (THIOLLENT, 1986), focalizando a mediação como estratégia facilitadora da compreensão leitora e a orquestração das vozes dos alunos. A pesquisa foi realizada com um grupo de sete alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, de uma escola pública estadual. Os instrumentos para coleta de dados foram o PAG (ZANOTTO, 2014) e os diários reflexivos de leitura (MACHADO, 1998). A análise dos dados evidenciou a importância do PAG como instrumento pedagógico - uma vez que por meio dessa prática foi possível garantir espaço para a voz e para a subjetividade dos alunos, além de estimular a argumentação e a construção da criticidade. A utilização das perguntas como elemento mediador estimulou a reflexão e incitou a interação entre os participantes. No final do processo, é possível afirmar que houve uma reconfiguração na minha atuação, pois assumi o papel de mediadora e de agente de letramento. Palavras pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS EM REDE PROFLETRAS (UFRN) pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Letras. pt_BR
dc.title A mediação do pensar alto em grupo no ensino fundamental II: a interface entre eixos temáticos transversais e eventos de letramento. pt_BR
dc.date.issued 2016-11-23
dc.description.abstract This study conceives reading as a social practice built through dialogue, through the exchanging of experiences and through interaction. The main goal is to apply the Think-Aloud (TA) reading technique with texts from the transverse axis, both as a contribution for the students’ development as critical and reflective readers and for the teacher as a literacy facilitator. The theoretical framework comprises Coracini’s (1995;2005) concepts of reading, the literacy studies (KLEIMAN 1995; 2006; SOARES 2006, STREET, 2014), the co-construction of the senses in verbal interaction (PONTECORVO, 2005), (BAKHTIN, 2003) notion of the subject constructed socially and historically, and (FREIRE, 1987;1996) critical literacy. The methodology used was qualitative of interpretative nature, (BORTONI-RICARDO, 2009), through which an Action Research (THIOLLENT,1986) was conducted so as to focus on my practice as a mediator and caster of the students’ voices. The study was done with a group of seven students from a public school in the 9th year of Brazilian “Ensino Fundamental”. The tools for collecting data were PAG (ZANOTTO, 2014) and the reflective reading journals (MACHADO, 1998). Data analysis showed the importance of PAG as a pedagogical tool – once it allows students to have a voice and to exercise their subjectivity while stimulating argumentation and the building of criticism. The use of questions as a mediation tool motivated reflection and incited interaction among the participants. At the end of the process, it is possible to state that there was a reconfiguration of my practice, for I took on the role of mediator and literacy facilitator. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/198
dc.date.accessioned 2017-12-29T12:31:10Z
dc.date.available 2017-12-29
dc.date.available 2017-12-29T12:31:10Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Leitura Crítica pt_BR
dc.subject Formação do aluno pt_BR
dc.subject Língua portuguesa - ensino pt_BR
dc.subject Mediação pt_BR
dc.subject Letramento pt_BR
dc.subject Ensino fundamental pt_BR
dc.subject Pensar Alto em Grupo pt_BR
dc.subject Critical Reading pt_BR
dc.subject Student Training pt_BR
dc.subject Portuguese language - teaching pt_BR
dc.subject Mediation pt_BR
dc.subject Literature pt_BR
dc.subject Elementary School pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SANTOS, Maria Celma Vieira.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The mediation of high thinking in group in elementary school II: the interface between transversal thematic axes and literacy events. pt_BR
dc.identifier.citation SANTOS, Maria Celma Vieira. A mediação do pensar alto em grupo no ensino fundamental II: a interface entre eixos temáticos transversais e eventos de letramento. 2016. 104f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS), Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil. 2016. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta