DSpace/Manakin Repository

Aperfeiçoando o processo de classificação automática de questões de matemática quanto às competências do pensamento computacional.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID TAKEI NETO, D. E. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/4469956777381477 pt_BR
dc.contributor.advisor1 CAMPELO, Cláudio Elízio Calazans.
dc.contributor.advisor1ID CAMPELO, C. E. C. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/2042247762832979 pt_BR
dc.contributor.referee1 ANDRADE, Nazareno Ferreira de.
dc.contributor.referee2 MASSONI, Tiago Lima.
dc.description.resumo O pensamento computacional (PC) é um processo de raciocínio que consiste em formular um problema e sua solução em passos que um computador é capaz de realizar. Este processo é tão importante que autores o consideram como um potencializador das competências operacionais do ser humano, que pode ser usado em algumas vertentes, como por exemplo, no desenvolvimento interdisciplinar em disciplinas do ensino básico, tais como Matemática e Física, e no desenvolvimento a partir de disciplinas específicas da Ciência da Computação. No contexto da disciplina de Matemática, pode-se relacionar uma questão dentre nove competências do pensamento computacional. Identificar questões que exploram estas competências pode ser extremamente útil para alunos e professores que possuem interesse em se aprofundar neste tema, pois o estímulo ao PC pode aumentar a capacidade de resolução de problemas. Neste contexto, a concepção de modelos inteligentes capazes de predizer automaticamente competências do PC em questões de matemática seria um grande facilitador no processo de estímulo à resolução de problemas. Neste trabalho, utilizamos uma nova base de dados de questões para extrair características a partir de destaques atribuídos às questões por avaliações manuais advindas de especialistas. A partir destas questões, foram desenvolvidos classificadores utilizando Term Frequency-Inverse Document Frequency (TF-IDF) e Latent Dirichlet Allocation (LDA) como características do modelo, recalculando os valores destas características através do uso dos destaques, com o objetivo de aumentar a importância daqueles termos que pertencem ao trechos destacados pelos avaliadores, e com isso aumentar a eficácia da classificação de questões em relação às competências do pensamento computacional estimuladas. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEI pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Ciência da Computação pt_BR
dc.title Aperfeiçoando o processo de classificação automática de questões de matemática quanto às competências do pensamento computacional. pt_BR
dc.date.issued 2021-04-25
dc.description.abstract Computational thinking (CT) is a reasoning process that consists of formulating a problem and solving it in steps that a computer is capable of solving. This process is so important that authors consider it as an enhancer of the competences operational aspects of human beings, which can be used in some strands, such as for example, in interdisciplinary development in basic education subjects, such as Mathematics and Physics, and in development from specific disciplines of Computer Science. In the context of the Mathematics discipline, we can relate an issue among nine computational thinking competencies. Identifying issues that explore these competencies can be extremely useful for students and teachers who have an interest in going deeper into this topic, as the stimulus to CT can increase the ability to solve problems. In this context, the design of intelligent models capable of predicting automatically CT skills in math issues would be a great facilitator in the process of stimulating the resolution of problems. In this work, we use a new database of questions to extract features from excerpts from the text assigned to questions by manual assessments from experts. From these questions, we developed classifiers using Term Frequency-Inverse Document Frequency (TF-IDF) and Latent Dirichlet Allocation (LDA) as model features, recalculating the values of these characteristics through the use of the excerpts, with the objective to increase the importance of those that belong to the excerpts highlighted by the evaluators, and increasing the effectiveness of the classification of the questions in relation to the stimulated computational thinking competencies. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19903
dc.date.accessioned 2021-07-07T16:06:04Z
dc.date.available 2021-07-07
dc.date.available 2021-07-07T16:06:04Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Classificação de textos pt_BR
dc.subject Pensamento computacional pt_BR
dc.subject Extração de características pt_BR
dc.subject Ensino de matemática pt_BR
dc.subject Term Frequency-Inverse Document Frequency pt_BR
dc.subject Latent Dirichlet Allocation pt_BR
dc.subject Matemática e pensamento computacional pt_BR
dc.subject Processamento de linguagem natural pt_BR
dc.subject Text classification pt_BR
dc.subject Computational thinking pt_BR
dc.subject Feature extraction pt_BR
dc.subject Math teaching pt_BR
dc.subject Mathematics and computational thinking pt_BR
dc.subject Natural language processing pt_BR
dc.subject Clasificación de texto pt_BR
dc.subject Pensamiento computacional pt_BR
dc.subject Extracción de características pt_BR
dc.subject Enseñanza de matemáticas pt_BR
dc.subject Término Frecuencia-Frecuencia Inversa del Documento pt_BR
dc.subject Asignación de Dirichlet Latente pt_BR
dc.subject Matemáticas y pensamiento computacional pt_BR
dc.subject Procesamiento natural del lenguaje pt_BR
dc.subject Classement de texte pt_BR
dc.subject Pensée informatique pt_BR
dc.subject Extraction de caractéristiques pt_BR
dc.subject Enseignement des mathématiques pt_BR
dc.subject Terme Fréquence-Inverse Document Fréquence pt_BR
dc.subject Allocation Dirichlet Latente pt_BR
dc.subject Mathématiques et pensée informatique pt_BR
dc.subject Traitement du langage naturel pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator TAKEI NETO, Diego Eizi.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Improving the automatic classification process of math questions regarding computational thinking skills. pt_BR
dc.identifier.citation TAKEI NETO, D. E. Aperfeiçoando o processo de classificação automática de questões de matemática quanto às competências do pensamento computacional. 2021. 12 f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo) – Curso de Bacharelado em Ciência da Computação, Centro de Engenharia Elétrica e Informática, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2021. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta