DSpace Repository

Alfabetização na perspectiva do construtivismo: um estudo no Município de Coronel Ezequiel - RN.

Show simple item record

dc.creator.ID COSTA, M. F. pt_BR
dc.contributor.advisor1 ATAIDE, Jair Stefanini Pereira de.
dc.contributor.advisor1ID ATAÍDE, J. S. P. pt_BR
dc.contributor.advisor1ID PEREIRA DE ATAÍDE, JAIR STEFANINI. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/3201374347373584 pt_BR
dc.contributor.referee1 XAVIER NETO, Lauro Pires.
dc.contributor.referee1ID XAVIER NETO, L. P. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/4490301988734961 pt_BR
dc.contributor.referee2 LINHEIRA, Caroline Zabendzala.
dc.contributor.referee2ID LINHEIRA, C.Z. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/6305113910618754 pt_BR
dc.description.resumo Para compreendermos de que maneira as escolas de Educação Infantil devem dar conta dos desafios da educação contemporânea, buscamos identificar as correntes construtivistas ou método tônico de alfabetização adotado pelos professores de Educação Infantil da Rede Municipal de Coronel Ezequiel - RN. O objetivo geral dessa pesquisa foi investigar as metodologias adotadas pelos professores da Rede Municipal de Coronel Ezequiel - RN, quando alfabetizam crianças. Participaram da pesquisa 18 professores de diversas escolas. A técnica escolhida para a metodologia foi o uso de um questionário semiestruturado no qual permitia que ao final os professores pesquisados expusessem sua opinião. Tivemos como resultado parcial que alguns professores adotam o método tônico como importante ferramenta de aprendizagem enquanto outros professores são adeptos ao construtivismo. Dessa forma, verificamos que as escolas de Educação Infantil de Coronel Ezequiel - RN são adeptas do método de alfabetização fônico (tradicional) e do Construtivista como parte integrante do processo de ensino aprendizagem sem grandes dificuldades para os estudantes. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Educação e Saúde - CES pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Planejamento e Avaliação Educacional pt_BR
dc.title Alfabetização na perspectiva do construtivismo: um estudo no Município de Coronel Ezequiel - RN. pt_BR
dc.date.issued 2011
dc.description.abstract To understand how the preschools should address the challenges of contemporary education, we seek to identify the constructivist or phonics literacy adopted by the kindergarten teachers of the Municipal Colonel Ezekiel- RN. The overall objective of this research was to investigate the methods adopted by teachers of the Municipal Colonel Ezekiel - RN when alphabetized children.18 teachers participated in the study of various schools. The technique chosen for the methodology was the use of a semi- structured questionnaire in the end which allowed the teachers surveyed expose their opinion. We as a partia! result that some teachers adopt the phonics as an important learning tool while other teachers are adept constructivism. Therefore, we observe that the preschools of Colonel Ezekiel - RN are adept of the phonic method of teaching literacy (traditional) and as part of constructivist teaching-learning process without major dífficulties for students. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19924
dc.date.accessioned 2021-07-08T12:27:15Z
dc.date.available 2021-07-08
dc.date.available 2021-07-08T12:27:15Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Construtivismo pt_BR
dc.subject Método Fônico pt_BR
dc.subject Educação Infantil pt_BR
dc.subject Alfabetização pt_BR
dc.subject Constructivism pt_BR
dc.subject Phone Method pt_BR
dc.subject Child education pt_BR
dc.subject Literacy pt_BR
dc.subject Constructivismo pt_BR
dc.subject Método telefónico pt_BR
dc.subject Educación Infantil pt_BR
dc.subject Literatura pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator COSTA, Maria de Fátima.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Literacy from the perspective of constructivism: a study in the city of Coronel Ezequiel - RN. pt_BR
dc.title.alternative Alfabetización desde la perspectiva del constructivismo: un estudio en la ciudad de Coronel Ezequiel - RN. pt_BR
dc.identifier.citation COSTA, Maria de Fátima. Alfabetização na perspectiva do construtivismo: um estudo no Município de Coronel Ezequiel - RN. 2011. 41 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Especialização em Educação com foco em Ensino e Aprendizagem, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19924 pt_BR
dc.description.resumen Entender cómo las escuelas de Educación Infantil deben brindar cuenta de los desafíos de la educación contemporánea, buscamos identificar las corrientes constructivistas o método de alfabetización tónica adoptado por profesores de Educación Infantil de la Red Municipal de Coronel Ezequiel - RN. el objetivo general de esta investigación fue investigar las metodologías adoptadas por los docentes de la Red Municipio de Coronel Ezequiel - RN, cuando enseñan a los niños a leer y escribir. participo en el investiga a 18 profesores de diferentes escuelas. La técnica elegida para el metodología fue el uso de un cuestionario semiestructurado en el que Finalmente los docentes encuestados expresaron su opinión. Tuvimos como resultado parcial que algunos profesores adopten el método tónico como una herramienta importante de aprendizaje, mientras que otros profesores son expertos en constructivismo. Así, verificamos que las escuelas de Educación Infantil de Coronel Ezequiei - RN son partidarios del método de alfabetización fonética (tradicional) y constructivista como parte integral del proceso de enseñanza-aprendizaje sin mayor dificultades para los estudiantes. pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account