dc.creator.ID |
COSTA, M. F. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
ATAIDE, Jair Stefanini Pereira de. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
ATAÍDE, J. S. P. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1ID |
PEREIRA DE ATAÍDE, JAIR STEFANINI. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3201374347373584 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
XAVIER NETO, Lauro Pires. |
|
dc.contributor.referee1ID |
XAVIER NETO, L. P. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4490301988734961 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
LINHEIRA, Caroline Zabendzala. |
|
dc.contributor.referee2ID |
LINHEIRA, C.Z. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6305113910618754 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
Para compreendermos de que maneira as escolas de Educação Infantil devem dar
conta dos desafios da educação contemporânea, buscamos identificar as correntes
construtivistas ou método tônico de alfabetização adotado pelos professores de
Educação Infantil da Rede Municipal de Coronel Ezequiel - RN. O objetivo geral
dessa pesquisa foi investigar as metodologias adotadas pelos professores da Rede
Municipal de Coronel Ezequiel - RN, quando alfabetizam crianças. Participaram da
pesquisa 18 professores de diversas escolas. A técnica escolhida para a
metodologia foi o uso de um questionário semiestruturado no qual permitia que ao
final os professores pesquisados expusessem sua opinião. Tivemos como resultado
parcial que alguns professores adotam o método tônico como importante ferramenta
de aprendizagem enquanto outros professores são adeptos ao construtivismo.
Dessa forma, verificamos que as escolas de Educação Infantil de Coronel Ezequiel -
RN são adeptas do método de alfabetização fônico (tradicional) e do Construtivista
como parte integrante do processo de ensino aprendizagem sem grandes
dificuldades para os estudantes. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Educação e Saúde - CES |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Planejamento e Avaliação Educacional |
pt_BR |
dc.title |
Alfabetização na perspectiva do construtivismo: um estudo no Município de Coronel Ezequiel - RN. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2011 |
|
dc.description.abstract |
To understand how the preschools should address the challenges of contemporary
education, we seek to identify the constructivist or phonics literacy adopted by
the kindergarten teachers of the Municipal Colonel Ezekiel- RN. The overall objective of this
research was to investigate the methods adopted by teachers of the
Municipal Colonel Ezekiel - RN when alphabetized children.18 teachers participated in the
study of various schools. The technique chosen for the methodology was the use of a semi-
structured questionnaire in the end which allowed the teachers surveyed expose their
opinion. We as a partia! result that some teachers adopt the phonics as an important learning
tool while other teachers are adept constructivism. Therefore, we observe that
the preschools of Colonel Ezekiel - RN are adept of the phonic method of teaching
literacy (traditional) and as part of constructivist teaching-learning process without
major dífficulties for students. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19924 |
|
dc.date.accessioned |
2021-07-08T12:27:15Z |
|
dc.date.available |
2021-07-08 |
|
dc.date.available |
2021-07-08T12:27:15Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Construtivismo |
pt_BR |
dc.subject |
Método Fônico |
pt_BR |
dc.subject |
Educação Infantil |
pt_BR |
dc.subject |
Alfabetização |
pt_BR |
dc.subject |
Constructivism |
pt_BR |
dc.subject |
Phone Method |
pt_BR |
dc.subject |
Child education |
pt_BR |
dc.subject |
Literacy |
pt_BR |
dc.subject |
Constructivismo |
pt_BR |
dc.subject |
Método telefónico |
pt_BR |
dc.subject |
Educación Infantil |
pt_BR |
dc.subject |
Literatura |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
COSTA, Maria de Fátima. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Literacy from the perspective of constructivism: a study in the city of Coronel Ezequiel - RN. |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Alfabetización desde la perspectiva del constructivismo: un estudio en la ciudad de Coronel Ezequiel - RN. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
COSTA, Maria de Fátima. Alfabetização na perspectiva do construtivismo: um estudo no Município de Coronel Ezequiel - RN. 2011. 41 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Especialização em Educação com foco em Ensino e Aprendizagem, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19924 |
pt_BR |
dc.description.resumen |
Entender cómo las escuelas de Educación Infantil deben brindar
cuenta de los desafíos de la educación contemporánea, buscamos identificar las corrientes
constructivistas o método de alfabetización tónica adoptado por profesores de
Educación Infantil de la Red Municipal de Coronel Ezequiel - RN. el objetivo general
de esta investigación fue investigar las metodologías adoptadas por los docentes de la Red
Municipio de Coronel Ezequiel - RN, cuando enseñan a los niños a leer y escribir. participo en el
investiga a 18 profesores de diferentes escuelas. La técnica elegida para el
metodología fue el uso de un cuestionario semiestructurado en el que
Finalmente los docentes encuestados expresaron su opinión. Tuvimos como resultado
parcial que algunos profesores adopten el método tónico como una herramienta importante
de aprendizaje, mientras que otros profesores son expertos en constructivismo.
Así, verificamos que las escuelas de Educación Infantil de Coronel Ezequiei -
RN son partidarios del método de alfabetización fonética (tradicional) y constructivista
como parte integral del proceso de enseñanza-aprendizaje sin mayor
dificultades para los estudiantes. |
pt_BR |