DSpace/Manakin Repository

Desafios da educação da Escola Municipal de Ensino Fundamental José Cândido Ribeiro.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID OLIVEIRA, P. G. P. pt_BR
dc.contributor.advisor1 SILVA, Denise Domingos da.
dc.contributor.advisor1ID SILVA, D. D. pt_BR
dc.contributor.advisor1ID DOMINGOS DA SILVA, DENISE. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/7952952676209702 pt_BR
dc.contributor.referee1 SILVEIRA, Gleba Coelli Luna da.
dc.contributor.referee1ID LUNA DA SILVEIRA, G. C. pt_BR
dc.contributor.referee1ID SILVEIRA, G. C. L. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/2048964537365015 pt_BR
dc.contributor.referee2 SILVA, João Batista da.
dc.contributor.referee2ID SILVA, J. B. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/5665858329289332 pt_BR
dc.description.resumo A educação inclusiva é atualmente, um dos maiores desafios do sistema educacional. Criados na década de 70, os pressupostos da educação inclusiva fundamentam vários programas e projetos da educação. A inclusão se baseia em princípios, tais como: a aceitação das diferenças individuais como um atributo e não como um obstáculo, a valorização da diversidade humana pela sua importância para o enriquecimento de todas as pessoas, o direito de pertencer e não de ficar de fora, o igual valor das minorias em comparação a maioria. O presente trabalho tem como objetivo estudar e analisar como a educação inclusiva está sendo desenvolvida na Escola José Cândido Ribeiro do município de Barra de Santa Rosa - PB. A coleta de dados foi realizada através de um questionário com perguntas objetivas nos meses de fevereiro e março de 2011, mediante a autorização da direção executiva da escola e do consentimento dos professores, no total de 05. Quanto à formação dos professores, constatou-se que 1 00% são pós- graduados, e os mesmos afirmaram que não receberam formação para trabalhar inclusão na rede pública de ensino. Ficou comprovado também que eles possuem conhecimentos sobre o verdadeiro sentido da educação inclusiva, porém afirmaram que falta ainda uma capacitação profissional mais efetiva para que possa haver a quebra de preconceitos para se trabalhar com a minoria. Dessa forma percebe-se que formação de professores é elemento central para elevar a qualidade da educação brasileira, na perspectiva da implementação da política da educação inclusiva. A promoção da formação continuada de professores da educação básica precisa ser mais efetiva, de modo que os entraves possam ser u1trapnssados, a fim de que a inclusão se estabeleça nas salas de aulas. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Educação e Saúde - CES pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação pt_BR
dc.title Desafios da educação da Escola Municipal de Ensino Fundamental José Cândido Ribeiro. pt_BR
dc.date.issued 2011-11-22
dc.description.abstract Inclusive education is currently one of the biggest challenges of the educational system. Created in the 70's, the underlying assumptions of inclusive education programs and various educational projects. Inclusion is based on principies such as the acceptance of individual differences as an attribute and not as an obstacle, the appreciation of human diversity because of its importance for the enrichment of ali people, the right to belong and not be left out the equa1 va1ue o f minorities compared to majority. The present work aims to study and analyze how inclusive education is being developed at the School Jose Candido Ribeiro of the city of Barra de Santa Rosa - PB. Data collection was conducted through a questionnaire with objective questions in the months of February and March of 2011, with the permission of the executive board of the school and the teachers' consent, a totaJ of 05. As for the training of teachers, it was found that 100% are postgraduates, and they said they did not receive training for work included in public school lt was also proven that they have knowledge about the true meaning of inclusive education, but said they still lack a more effective job training so that they have to break prejudices to work with the minority Thus it is clear that teacher education is central to improving the quality of Brazilian education, in view of the policy of inclusive education. The promotion of continuing education of teachers of basic education needs to be more effective, so that obstades can be overcome in order to establisb that the inclusion in the classroom pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19942
dc.date.accessioned 2021-07-08T18:30:39Z
dc.date.available 2021-07-08
dc.date.available 2021-07-08T18:30:39Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Inclusão pt_BR
dc.subject Escola pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject Educação especial pt_BR
dc.subject Educação - escola - inclusão pt_BR
dc.subject Educação - inclusiva pt_BR
dc.subject Inclusion pt_BR
dc.subject School pt_BR
dc.subject Education pt_BR
dc.subject Special education pt_BR
dc.subject Education - school - inclusion pt_BR
dc.subject Inclusive education pt_BR
dc.subject Inclusión pt_BR
dc.subject Educación pt_BR
dc.subject Educación especial pt_BR
dc.subject Educación - escuela - inclusión pt_BR
dc.subject Educación inclusiva pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator OLIVEIRA, Palmirene Gomes Pinto de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Educational challenges at the José Cândido Ribeiro Municipal Elementary School. pt_BR
dc.title.alternative Retos educativos en la Escuela Primaria Municipal José Cândido Ribeiro. pt_BR
dc.identifier.citation OLIVEIRA, Palmirene Gomes Pinto de. Desafios da educação inclusiva da Escola Municipal de Ensino Fundamental José Cândido Ribeiro. 2011. 34 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Especialização em Educação com foco em Ensino e Aprendizagem, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2011. pt_BR
dc.description.resumen La educación inclusiva es actualmente uno de los mayores desafíos del sistema educativo. Creada en los años 70, los supuestos de la educación inclusiva subyacen a varios programas y proyectos educativos. La inclusión se basa en principios como: a aceptación de las diferencias individuales como un atributo y no un obstáculo, valorar la diversidad humana por su importancia para el enriquecimiento de todos personas, el derecho a pertenecer y no quedarse fuera, el valor igual de las minorías en comparación más. El presente trabajo tiene como objetivo estudiar y analizar cómo la La educación inclusiva se está desarrollando en la Escola José Cândido Ribeiro do municipio de Barra de Santa Rosa - PB. La recolección de datos se realizó a través de un cuestionario con preguntas objetivas en los meses de febrero y marzo de 2011, a través de la autorización de la dirección ejecutiva de la escuela y el consentimiento de los profesores, en el total de 05. En cuanto a la formación de docentes, se encontró que el 100% son post- egresados, y manifestaron que no recibieron capacitación para la inclusión laboral en el sistema de escuelas públicas. También se comprobó que tienen conocimientos sobre el verdadero significado de la educación inclusiva, pero dijeron que aún falta una formación profesional más eficaz para que se rompan los prejuicios trabajar con la minoría. Por tanto, está claro que la formación del profesorado elemento central para elevar la calidad de la educación brasileña, desde la perspectiva de implementación de la política de educación inclusiva. Promoción de la educación continua de los profesores de educación básica debe ser más eficaz, de modo que las barreras se pueden superar, para que la inclusión se establezca en las aulas. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta