dc.creator.ID |
OLIVEIRA, P. G. P. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
SILVA, Denise Domingos da. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
SILVA, D. D. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1ID |
DOMINGOS DA SILVA, DENISE. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7952952676209702 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
SILVEIRA, Gleba Coelli Luna da. |
|
dc.contributor.referee1ID |
LUNA DA SILVEIRA, G. C. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1ID |
SILVEIRA, G. C. L. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/2048964537365015 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
SILVA, João Batista da. |
|
dc.contributor.referee2ID |
SILVA, J. B. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5665858329289332 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
A educação inclusiva é atualmente, um dos maiores desafios do sistema educacional.
Criados na década de 70, os pressupostos da educação inclusiva fundamentam vários
programas e projetos da educação. A inclusão se baseia em princípios, tais como: a
aceitação das diferenças individuais como um atributo e não como um obstáculo, a
valorização da diversidade humana pela sua importância para o enriquecimento de todas
as pessoas, o direito de pertencer e não de ficar de fora, o igual valor das minorias em
comparação a maioria. O presente trabalho tem como objetivo estudar e analisar como a
educação inclusiva está sendo desenvolvida na Escola José Cândido Ribeiro do
município de Barra de Santa Rosa - PB. A coleta de dados foi realizada através de um
questionário com perguntas objetivas nos meses de fevereiro e março de 2011, mediante
a autorização da direção executiva da escola e do consentimento dos professores, no
total de 05. Quanto à formação dos professores, constatou-se que 1 00% são pós-
graduados, e os mesmos afirmaram que não receberam formação para trabalhar inclusão
na rede pública de ensino. Ficou comprovado também que eles possuem conhecimentos
sobre o verdadeiro sentido da educação inclusiva, porém afirmaram que falta ainda uma
capacitação profissional mais efetiva para que possa haver a quebra de preconceitos
para se trabalhar com a minoria. Dessa forma percebe-se que formação de professores é
elemento central para elevar a qualidade da educação brasileira, na perspectiva da
implementação da política da educação inclusiva. A promoção da formação continuada
de professores da educação básica precisa ser mais efetiva, de modo que os entraves
possam ser u1trapnssados, a fim de que a inclusão se estabeleça nas salas de aulas. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Educação e Saúde - CES |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação |
pt_BR |
dc.title |
Desafios da educação da Escola Municipal de Ensino Fundamental José Cândido Ribeiro. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2011-11-22 |
|
dc.description.abstract |
Inclusive education is currently one of the biggest challenges of the educational system.
Created in the 70's, the underlying assumptions of inclusive education programs and
various educational projects. Inclusion is based on principies such as the acceptance of
individual differences as an attribute and not as an obstacle, the appreciation of human
diversity because of its importance for the enrichment of ali people, the right to belong
and not be left out the equa1 va1ue o f minorities compared to majority. The present work
aims to study and analyze how inclusive education is being developed at the School
Jose Candido Ribeiro of the city of Barra de Santa Rosa - PB. Data collection was
conducted through a questionnaire with objective questions in the months of February
and March of 2011, with the permission of the executive board of the school and the
teachers' consent, a totaJ of 05. As for the training of teachers, it was found that 100%
are postgraduates, and they said they did not receive training for work included in
public school lt was also proven that they have knowledge about the true meaning of
inclusive education, but said they still lack a more effective job training so that they
have to break prejudices to work with the minority Thus it is clear that teacher
education is central to improving the quality of Brazilian education, in view of the
policy of inclusive education. The promotion of continuing education of teachers of
basic education needs to be more effective, so that obstades can be overcome in order
to establisb that the inclusion in the classroom |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19942 |
|
dc.date.accessioned |
2021-07-08T18:30:39Z |
|
dc.date.available |
2021-07-08 |
|
dc.date.available |
2021-07-08T18:30:39Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Inclusão |
pt_BR |
dc.subject |
Escola |
pt_BR |
dc.subject |
Educação |
pt_BR |
dc.subject |
Educação especial |
pt_BR |
dc.subject |
Educação - escola - inclusão |
pt_BR |
dc.subject |
Educação - inclusiva |
pt_BR |
dc.subject |
Inclusion |
pt_BR |
dc.subject |
School |
pt_BR |
dc.subject |
Education |
pt_BR |
dc.subject |
Special education |
pt_BR |
dc.subject |
Education - school - inclusion |
pt_BR |
dc.subject |
Inclusive education |
pt_BR |
dc.subject |
Inclusión |
pt_BR |
dc.subject |
Educación |
pt_BR |
dc.subject |
Educación especial |
pt_BR |
dc.subject |
Educación - escuela - inclusión |
pt_BR |
dc.subject |
Educación inclusiva |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
OLIVEIRA, Palmirene Gomes Pinto de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Educational challenges at the José Cândido Ribeiro Municipal Elementary School. |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Retos educativos en la Escuela Primaria Municipal José Cândido Ribeiro. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
OLIVEIRA, Palmirene Gomes Pinto de. Desafios da educação inclusiva da Escola Municipal de Ensino Fundamental José Cândido Ribeiro. 2011. 34 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Especialização em Educação com foco em Ensino e Aprendizagem, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2011. |
pt_BR |
dc.description.resumen |
La educación inclusiva es actualmente uno de los mayores desafíos del sistema educativo.
Creada en los años 70, los supuestos de la educación inclusiva subyacen a varios
programas y proyectos educativos. La inclusión se basa en principios como: a
aceptación de las diferencias individuales como un atributo y no un obstáculo,
valorar la diversidad humana por su importancia para el enriquecimiento de todos
personas, el derecho a pertenecer y no quedarse fuera, el valor igual de las minorías en
comparación más. El presente trabajo tiene como objetivo estudiar y analizar cómo la
La educación inclusiva se está desarrollando en la Escola José Cândido Ribeiro do
municipio de Barra de Santa Rosa - PB. La recolección de datos se realizó a través de un
cuestionario con preguntas objetivas en los meses de febrero y marzo de 2011, a través de
la autorización de la dirección ejecutiva de la escuela y el consentimiento de los profesores, en el
total de 05. En cuanto a la formación de docentes, se encontró que el 100% son post-
egresados, y manifestaron que no recibieron capacitación para la inclusión laboral
en el sistema de escuelas públicas. También se comprobó que tienen conocimientos
sobre el verdadero significado de la educación inclusiva, pero dijeron que aún falta
una formación profesional más eficaz para que se rompan los prejuicios
trabajar con la minoría. Por tanto, está claro que la formación del profesorado
elemento central para elevar la calidad de la educación brasileña, desde la perspectiva de
implementación de la política de educación inclusiva. Promoción de la educación continua
de los profesores de educación básica debe ser más eficaz, de modo que las barreras
se pueden superar, para que la inclusión se establezca en las aulas. |
pt_BR |