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Um estudo sobre dificuldades e potencial de gamificação para tratar dificuldades com metodologias ágeis em ambiente comercial de desenvolvimento de software.

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dc.contributor.advisor1 MOURA, José Antão Beltrão.
dc.contributor.advisor1ID MOURA, J. A. B.
dc.contributor.referee1 PIRES, Carlos Eduardo Santos.
dc.contributor.referee2 MASSONI, Tiago Lima.
dc.description.resumo Na área de desenvolvimento de software é importante que exista organização e gerência, e para auxiliar nesse processo foram desenvolvidas as metodologias ágeis, que compreendem metodologias de desenvolvimento de software baseadas em um forte esforço colaborativo de equipes auto-organizáveis e multifuncionais entre seus clientes e usuários [2]. Em suas rotinas, é comum as equipes ágeis se depararem com tarefas que são consideradas chatas, repetitivas e desmotivadoras, nesse contexto a aplicação de gamificação nestas atividades traria benefícios para aqueles que aplicam metodologias ágeis em seu dia-a-dia. Este trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo fazer uma reprodução dos resultados obtidos em [1], com os seguintes propósitos i) aplicar o mesmo questionário em um ambiente comercial (fábrica de desenvolvimento de software da empresa Accenture, em Campina Grande, PB); e ii) reproduzir a análise estatística quantitativa aplicada na pesquisa citada anteriormente, visando comparar os resultados obtidos para corroborar com os resultados, a fim de reforçar ou refutar a proposta de gamificação das práticas de DAS. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEI pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Ciência da Computação pt_BR
dc.title Um estudo sobre dificuldades e potencial de gamificação para tratar dificuldades com metodologias ágeis em ambiente comercial de desenvolvimento de software. pt_BR
dc.contributor.advisor1ILattes http://lattes.cnpq.br/3572375884177951
dc.date.issued 2021-05-25
dc.description.abstract In the software development area, it is important that there is organization and content, and to assist in this process, agile methodologies were developed, which comprise software development methodologies based on a strong collaborative effort of self-organizing and multifunctional teams among its customers. and users [2]. In their routines, it is common for agile teams to face tasks that are boring, repetitive and demotivating, in this context the application of gamification activities would bring benefits to those who apply agile methodologies in their day-to-day activities . This Course Completion work aims to reproduce the results selected in [1], with the following purposes i) apply the same questionnaire in a commercial environment (software development factory of the company Accenture, in Campina Grande, PB) ; and ii) reproduce a quantitative statistical analysis applied in the previous research, emphasizing the results obtained to corroborate the results, in order to reinforce or refute the proposal for the gamification of DAS practices. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19950
dc.date.accessioned 2021-07-09T14:13:55Z
dc.date.available 2021-07-09
dc.date.available 2021-07-09T14:13:55Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject SCRUM pt_BR
dc.subject Desenvolvimento ágil de software pt_BR
dc.subject Agile software development pt_BR
dc.subject Desarrollo ágil de software pt_BR
dc.subject Développement logiciel agile pt_BR
dc.subject Gamificação pt_BR
dc.subject Desenvolvimento de software pt_BR
dc.subject Software development pt_BR
dc.subject Desarrollo de software pt_BR
dc.subject Développement de logiciels pt_BR
dc.subject Metodologias ágeis pt_BR
dc.subject Méthodologies agiles pt_BR
dc.subject Agile methodologies pt_BR
dc.subject Accenture – Campina Grande – PB pt_BR
dc.subject Análise estatística quantitativa pt_BR
dc.subject análisis estadístico cuantitativo pt_BR
dc.subject Analyse statistique quantitatif pt_BR
dc.subject Análisis estadístico cuantitativo pt_BR
dc.subject Statistical analysis quantitative pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator GONÇALVES, Melissa Diniz.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative A study on difficulties and gamification potential to address difficulties with agile methodologies in a commercial software development environment. pt_BR
dc.identifier.citation GONÇALVES, M. D. Um estudo sobre dificuldades e potencial de gamificação para tratar dificuldades com metodologias ágeis em ambiente comercial de desenvolvimento de software. 13 f. Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo (Curso de Bacharelado em Ciência da Computação) Graduação em Ciência da Computação, Centro de Engenharia Elétrica e Informática, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2021. pt_BR


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