DSpace/Manakin Repository

Relação entre escola- família- comunidade como eixo de gestão da aprendizagem discente nos anos iniciais na escola pública.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID PEREIRA, G. G. S. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/9261985306446481 pt_BR
dc.contributor.advisor1 LOPES, Wiama de Jesus Freitas.
dc.contributor.advisor1ID LOPES, Wiama de Jesus Freitas. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/5222750643490502 pt_BR
dc.contributor.referee1 AMARAL, Gerlaine Belchior do.
dc.contributor.referee2 CHAGAS, Francisco Loiola das.
dc.description.resumo Este trabalho intitulado “Relações entre escola-família-comunidade como eixo de gestão da aprendizagem discente nos anos iniciais na escola pública” tem por objeto de estudo relações estabelecidas entre escola-família-comunidade como potencializadoras dos processos de aprendizagem na escola pública e, como seu objetivo geral, intenciona analisar os mecanismos de gestão em prol da necessária articulação escola-família-comunidade em função de efetivas estratégias de aprendizagens discentes nos primeiros anos de escolarização. O que se delineia a partir da seguinte questão de pesquisa: De que modo a escola pública pode articular a relação escola-família-comunidade em função das estratégias de aprendizagens discentes nos anos iniciais? A pesquisa empírica envidada nesse estudo se deu por intermédio da abordagem qualitativa e com categorização simples dos dados por termos recorrentes. O que subsidiou as análises aqui desenvolvidas a partir de estudo exploratório envolvendo nove entrevistas semi estruturadas, com quatro professoras do fundamental I, uma gestora e quatro mães de alunos pertencentes ao conselho escolar da unidade educacional que sediou a parte empírica da etapa de investigação de campo desse estudo. As principais fontes de fundamentação desse estudo foi empreendida a partir das produções da interação escola família UNESCO (2009); participação em Paro (2008) e Aprendizagem dialógica Mello (2015). Isso, no que concerne, respectivamente, às principais categorias de análise desse estudo relativas à interação escola-família-comunidade; gestão de aprendizagem discente e escola pública. Assim, chegou-se a algumas conclusões nesse estudo quanto à necessidade de fomentar a participação da família em diálogos no e para o fortalecimento da cultura de acompanhamento do rendimento acadêmico dos discentes em seus processos de formação humana corroborado pela escola. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title Relação entre escola- família- comunidade como eixo de gestão da aprendizagem discente nos anos iniciais na escola pública. pt_BR
dc.date.issued 2016
dc.description.abstract This work called “relationships between school-family-community as the axis of management of student learning in the early years in the public school” has as it object of study relations between school-family-community as potentiating of learning processes in public school and, as it overall goal, intents to analyze the mechanisms of management in favor of the link with school-family-community in according to effective strategies of students learning in the early years of the public school. What is delineated from the following research question: How does the public school can articulate the school-family-community relationship in terms of students learning strategies in the early years? Empirical research taken in this study occurred through qualitative approach, with semi-structured interviews and simple categorization of data for recurring terms. What contributed to the analyses developed here from exploratory study involving nine semi-structured interviews with primary teachers, a manager and four student’s mother belonging to the school council of the educational unit that hosted the empirical part of the field research phase of this study. The main sources of reasoning of this study was taken from the UNESCO family interaction school production (2009); participation in Paro (2008) and dialogical Learning Mello (2015). This, regarding, respectively, to the main categories of analysis of this study on the interaction school-family-community; student learning management and public school. Thus, reached some conclusions in this study as the need to promote family participation in dialogues and to strengthen the follow-up culture of academic performance of the students in their human development processes supported by the school. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19975
dc.date.accessioned 2021-07-12T12:35:46Z
dc.date.available 2021-07-12
dc.date.available 2021-07-12T12:35:46Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Interação escola- família- comunidade pt_BR
dc.subject Gestão de aprendizagens discentes pt_BR
dc.subject Escola pública pt_BR
dc.subject School-family-community interaction pt_BR
dc.subject Student learning management pt_BR
dc.subject Public school pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator PEREIRA, Géssica Galdino da Silva.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Relationship between school-family-community as an axis for managing student learning in the early years of public school. pt_BR
dc.identifier.citation PEREIRA, Géssica Galdino da Silva. Relações entre escola- família-comunidade como eixo de gestão da aprendizagem discente nos anos iniciais na escola pública. 2016. 78f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta