dc.creator.ID |
PEREIRA, G. G. S. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/9261985306446481 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
LOPES, Wiama de Jesus Freitas. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
LOPES, Wiama de Jesus Freitas. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5222750643490502 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
AMARAL, Gerlaine Belchior do. |
|
dc.contributor.referee2 |
CHAGAS, Francisco Loiola das. |
|
dc.description.resumo |
Este trabalho intitulado “Relações entre escola-família-comunidade como eixo de
gestão da aprendizagem discente nos anos iniciais na escola pública” tem por objeto de
estudo relações estabelecidas entre escola-família-comunidade como potencializadoras
dos processos de aprendizagem na escola pública e, como seu objetivo geral, intenciona
analisar os mecanismos de gestão em prol da necessária articulação escola-família-comunidade em função de efetivas estratégias de aprendizagens discentes nos primeiros anos de escolarização. O que se delineia a partir da seguinte questão de pesquisa: De que modo a escola pública pode articular a relação escola-família-comunidade em função das estratégias de aprendizagens discentes nos anos iniciais? A pesquisa empírica envidada nesse estudo se deu por intermédio da abordagem qualitativa e com categorização simples dos dados por termos recorrentes. O que subsidiou as análises aqui desenvolvidas a partir de estudo exploratório envolvendo nove entrevistas semi estruturadas, com quatro professoras do fundamental I, uma gestora e quatro mães de alunos pertencentes ao conselho escolar da unidade educacional que sediou a parte empírica da etapa de investigação de campo desse estudo. As principais fontes de fundamentação desse estudo foi empreendida a partir das produções da interação escola família UNESCO (2009); participação em Paro (2008) e Aprendizagem dialógica
Mello (2015). Isso, no que concerne, respectivamente, às principais categorias de
análise desse estudo relativas à interação escola-família-comunidade; gestão de
aprendizagem discente e escola pública. Assim, chegou-se a algumas conclusões nesse
estudo quanto à necessidade de fomentar a participação da família em diálogos no e para o fortalecimento da cultura de acompanhamento do rendimento acadêmico dos discentes em seus processos de formação humana corroborado pela escola. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.title |
Relação entre escola- família- comunidade como eixo de gestão da aprendizagem discente nos anos iniciais na escola pública. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2016 |
|
dc.description.abstract |
This work called “relationships between school-family-community as the axis of
management of student learning in the early years in the public school” has as it object
of study relations between school-family-community as potentiating of learning
processes in public school and, as it overall goal, intents to analyze the mechanisms of
management in favor of the link with school-family-community in according to
effective strategies of students learning in the early years of the public school. What is
delineated from the following research question: How does the public school can
articulate the school-family-community relationship in terms of students learning
strategies in the early years? Empirical research taken in this study occurred through
qualitative approach, with semi-structured interviews and simple categorization of data
for recurring terms. What contributed to the analyses developed here from exploratory
study involving nine semi-structured interviews with primary teachers, a manager and
four student’s mother belonging to the school council of the educational unit that hosted
the empirical part of the field research phase of this study. The main sources of
reasoning of this study was taken from the UNESCO family interaction school
production (2009); participation in Paro (2008) and dialogical Learning Mello (2015).
This, regarding, respectively, to the main categories of analysis of this study on the
interaction school-family-community; student learning management and public school.
Thus, reached some conclusions in this study as the need to promote family
participation in dialogues and to strengthen the follow-up culture of academic
performance of the students in their human development processes supported by the
school. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19975 |
|
dc.date.accessioned |
2021-07-12T12:35:46Z |
|
dc.date.available |
2021-07-12 |
|
dc.date.available |
2021-07-12T12:35:46Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Interação escola- família- comunidade |
pt_BR |
dc.subject |
Gestão de aprendizagens discentes |
pt_BR |
dc.subject |
Escola pública |
pt_BR |
dc.subject |
School-family-community interaction |
pt_BR |
dc.subject |
Student learning management |
pt_BR |
dc.subject |
Public school |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
PEREIRA, Géssica Galdino da Silva. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Relationship between school-family-community as an axis for managing student learning in the early years of public school. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
PEREIRA, Géssica Galdino da Silva. Relações entre escola- família-comunidade como eixo de gestão da aprendizagem discente nos anos iniciais na escola pública. 2016. 78f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016. |
pt_BR |