DSpace/Manakin Repository

O ensino da ética nas práticas docentes no ensino fundamental.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SILVA, J. M. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/6218272251929297 pt_BR
dc.contributor.advisor1 FERNANDES, Dorgival Gonçalves.
dc.contributor.advisor1ID FERNANDES, Dorgival Gonçalves. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/7158784499086756 pt_BR
dc.contributor.referee1 JOCA, Alexandre Martins.
dc.contributor.referee2 SOUSA, Francisco das Chagas de Loiola .
dc.description.resumo A presente monografia teve como objetivo analisar práticas docentes no ensino da ética nos anos iniciais do ensino fundamental na rede pública de ensino, especificamente caracterizando as concepções sobre ética que norteiam as práticas docentes no ensino fundamental, bem como verificando as práticas que medeiam o ensino da ética segundo à ótica dos docentes e identificando os principais desafios presentes no ensino da ética no contexto escolar. A investigação foi realizada em duas escolas municipais da rede pública de ensino da cidade do Barro – CE, com cinco docentes dos anos iniciais do ensino fundamental. A pesquisa com abordagem de caráter qualitativo teve como instrumento para o seu desenvolvimento uma entrevista semiestruturada, contando em média com seis questões, visando assim alcançar os objetivos propostos. A partir das análises dos dados, constatou-se que a ética é concebida como um valor e está relacionada a valores humanos, e o respeito é o valor associado à ética de modo mais efetivo. Essa concepção faz com que a maioria das práticas docentes que medeiam o ensino da ética se constitua como trabalho na promoção do respeito. Em uma perspectiva da ética com caráter mais normativo e moral, as práticas pedagógicas se realizam buscando regular a conduta dos alunos para tentar assegurar o bom funcionamento do espaço escolar. A efetivação dessas práticas acontece de forma transversal e interdisciplinar, tendo em vista que a ética está presente em todas as disciplinas e em todas as situações em sala de aula. Entretanto, a proposta dos Temas Transversais contidas nos Parâmetros Nacionais Curriculares não exerce um poder efetivo de orientação às práticas pedagógicas com o trabalho didático com o ensino do tema da ética. Já as perspectivas e os desafios com esse ensino no contexto escolar são constituídos, por exemplo, pelo crescimento do aluno em termos de respeito, união e comportamento, bem como o crescimento profissional e pessoal do próprio docente. A falta de apoio da família é salientada diante da necessidade do fortalecimento das práticas pedagógicas escolares, e em que se concebe o ato educativo escolar apenas como uma parte ou complemento da educação do aluno. A vivência do individualismo nos dias atuais também é destacada e tida como fator desafiante no ensino com o tema da ética. Neste contexto, podemos considerar que a ética está presente em todas as atividades humanas e em todos os espaços sociais em que o sujeito está inserido. A escola como instituição social é um desses espaços formativos do ser humano, e que pode e deve significativamente efetivar mediante a ação docente um trabalho pedagógico que contemple a ética didaticamente no cotidiano das salas de aula. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title O ensino da ética nas práticas docentes no ensino fundamental. pt_BR
dc.date.issued 2016-09-28
dc.description.abstract This thesis aimed to analyze teaching practices in ethics education in the early years of elementary education in public schools, specifically characterizing the conceptions of ethics that guide the teaching practices in elementary school, as well as checking the practices that mediate teaching ethics from the perspective of teachers and identifying the main challenges in the ethics of teaching in the school context. For this, the research was conducted in two public schools in the public education network in the city of Barro - CE, with five teachers in the early years of elementary school. Research with qualitative approach, had as a tool for development a semi-structured interview, counting an average of six questions, so in order to reach the proposed goals. From the data analysis, it was found that ethics is conceived as a value, that is, ethics is related to human values, and respect is the value associated with ethics more effectively. This design makes the most of the teaching practices that mediate the ethical teaching is constituted with work in promoting respect. In a perspective of ethics more normative and moral character, pedagogical practices are carried out seeking to regulate the conduct of students to try to ensure the proper functioning of the school space. The effectiveness of these practices happen in a comprehensive and interdisciplinary manner, with a view that ethics is present in all subjects and in all situations in the classroom. However, the proposal of Transversal themes contained in the National Curriculum Parameters does not exercise effective power orientation to pedagogical practices with the didactic work with the ethical issue of education. As for the prospects and challenges with this teaching in the school context are made, for example, the growth of the student in terms of respect, unity and behavior as well as the professional and personal growth of the teacher himself. Lack of family support is emphasized on the need to strengthen the teaching practices, and that conceives the school education act only as a part or complement the student's education. The experience of individualism in the present day is also highlighted and seen as challenging factor in teaching on the subject of ethics. In this context, we consider that ethics is present in all human activities and all social spaces in which the subject is inserted. The school as a social institution is one of those formative spaces of the human being, and that can and should significantly effect by teaching action an educational work covering ethics didactically in everyday classrooms. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19977
dc.date.accessioned 2021-07-12T13:03:23Z
dc.date.available 2021-07-12
dc.date.available 2021-07-12T13:03:23Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Ética- ensino pt_BR
dc.subject Ensino fundamental pt_BR
dc.subject Prática docente pt_BR
dc.subject Ethics - teaching pt_BR
dc.subject Elementary School pt_BR
dc.subject Teaching practice pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, Juliene Maria da.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The teaching of ethics in teaching practices in elementary school. pt_BR
dc.identifier.citation SILVA, Juliene Maria da. O ensino de ética nas práticas docentes no ensino fundamental. 2016. 59f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta