DSpace/Manakin Repository

Educação do campo: como as políticas públicas de convivência com o semiárido podem ser desenvolvidas no processo de ensino-aprendizagem na escola do campo.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SILVA, M. J. S. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/1082481093335407 pt_BR
dc.contributor.advisor1 XAVIER NETO, Lauro Pires.
dc.contributor.advisor1ID XAVIER NETO, L. P. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/4490301988734961 pt_BR
dc.contributor.referee1 SILVA, Joao Batista da.
dc.contributor.referee1ID SILVA, J. B. pt_BR
dc.contributor.referee1ID DA SILVA, J. B. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/5665858329289332 pt_BR
dc.contributor.referee2 SANTOS, Cláudia Patricia Fernandes dos.
dc.contributor.referee2ID SANTOS, CLÁUDIA P.F. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/1061754959515693 pt_BR
dc.description.resumo A educação é mais ampla do que a escola, pois está presente nos diversos movimentos e na organização do povo, e acontece de maneiras, formal em todos os níveis de ensino, e popular organizada pelos movimentos sociais que se caracteriza em todo o contexto em que se está inserida. Portanto, não deve ficar limitada ao mundo das primeiras letras, ou com conteúdos que não contribuam para o desenvolvimento da criança e do jovem do campo resgatar sua autoestima. A convivência com o semiárido é uma alternativa que busca levar as pessoas a conhecerem melhor a região em que vivem. para reaprender a conviver com as condições socioambientais da região. Esse trabalho resulta da inquietação de uma participante de movimentos sociais, que debate e luta por políticas públicas que proporcione qualidade de vida e para permanência no semiárido brasileiro. Diante de fatores como esses, percebemos a importância de diagnosticar e analisar como as políticas públicas de convivência com o semiárido podem ser desenvolvidas ou inseridas no processo de ensino - aprendizagem nas escolas do campo, como na Escola Ensino Fundamental José Martinho Cerpa de Menezes no município de Barra de Santa Rosa!PB. Com base nas concepções dos teóricos de Arroyo (2004), Molina (2004) e Souza (2006}, que apresentam a escola do campo como projeto viável e necessário ao homem do campo. Com base nos resultados, percebemos que embora a escola, esteja situada no campo, o ensino não é do campo, ou seja, o planejamento é padrão cidade x campo. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Educação e Saúde - CES pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Ensino-aprendizagem pt_BR
dc.title Educação do campo: como as políticas públicas de convivência com o semiárido podem ser desenvolvidas no processo de ensino-aprendizagem na escola do campo. pt_BR
dc.date.issued 2011
dc.description.abstract The cducation is broader than the school, bccause it is present in thc various movcmcnts and organization o f the peoplc, and it happens in ways. at ali leveis of formal education, non-formal organizcd by social movements, popular and informal characterizcd in lhe whofe contcxt in which it opcrates. So it should not be limited to the world o f the first letters, or content that does not contribute to the dcvclopment o f childrcn and youth o f lhe field to rescuc their self-estcem. Living with the semi-arid region is an altcrnative that seeks to get pcople to better knO\\ the region you Ih e in. to re-leam to li\e \\ ith thc soei o-em ironmental conditions in the region. This work results from the conccm of social movcments as a participant in that debate and fight tor public policies that providc quality of life and to stay in semi-arid, on factors such as thesc, we realize thc importance of diagnosing and cxamining how public policies tive in the semi-arid, can be developcd or included in thc teaching- learning in ficld schools in thc School Joseph Martin Elemental) School Cerpa de Menezes in the town of Barra de Santa Rosa I PB. Based on the theoretical concepts of Arroyo in 2004. Molina 2004 and Souta 2006, which rcpresent thc school field as a project feasible and necessal) to man the fteld. Bascd on the results \\C see that although the school is situated in thc countryside, tcaching is not thc fidd. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19980
dc.date.accessioned 2021-07-12T13:24:03Z
dc.date.available 2021-07-12
dc.date.available 2021-07-12T13:24:03Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Educação do campo pt_BR
dc.subject Políticas públicas - campo pt_BR
dc.subject Semiárido - campo pt_BR
dc.subject Semiárido - convivência pt_BR
dc.subject Ensino-aprendizagem - escola do campo pt_BR
dc.subject Escola do campo pt_BR
dc.subject Countryside education pt_BR
dc.subject Public policies - field pt_BR
dc.subject Semiarid - countryside pt_BR
dc.subject Semiarid - coexistence pt_BR
dc.subject Teaching-Learning - Country School pt_BR
dc.subject Country school pt_BR
dc.subject Educación rural pt_BR
dc.subject Enseñanza-aprendizaje - escuela rural pt_BR
dc.subject Escuela de campo pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, Maria José Sousa.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Rural education: how public policies for coexistence with the semiarid region can be developed in the teaching-learning process in rural schools. pt_BR
dc.title.alternative Educación rural: cómo se pueden desarrollar políticas públicas de convivencia con el semiárido en el proceso de enseñanza-aprendizaje en las escuelas rurales. pt_BR
dc.identifier.citation SILVA, Maria José Sousa. Educação do campo: como as políticas públicas de convivência com o semiárido podem ser desenvolvidas no processo de ensino-aprendizagem na escola do campo. 2011. 32 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Especialização em Educação com foco em Ensino e Aprendizagem, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2011. pt_BR
dc.description.resumen La educación es más amplia que la escuela, ya que está presente en los distintos movimientos y en la organización de las personas, y ocurre de formas, formales en todos los niveles de educación y populares organizadas por movimientos sociales. que se caracteriza en todo el contexto en el que opera. Por tanto, no debe limitarse al mundo de primeras letras, o con contenido que no contribuya al desarrollo de la niñez y juventud rural rescata tu autoestima. Vivir con el semiárido es una alternativa que busca llevar a las personas a conocer mejor la región en la que viven. volver a aprender a vivir con las condiciones sociales y ambientales de región. Este trabajo surge de la inquietud de un participante de movimientos sociales, que debate y lucha por políticas públicas que brinden calidad de vida y permanencia en la región semiárida brasileña. Delante de factores como estos, nos damos cuenta de la importancia de diagnosticar y analizar cómo las políticas públicas de La convivencia con el semiárido puede desarrollarse o insertarse en el proceso de enseñanza-aprendizaje en escuelas rurales, como la Escuela Primaria José Martinho Cerpa de Menezes en el municipio de Barra de Santa Rosa! PB. A partir de las concepciones de los teóricos de Arroyo (2004), Molina (2004) y Souza (2006}, que presentan la escuela rural como un proyecto viable y necesario para el campesino. Según los resultados, nos damos cuenta que aunque la escuela está ubicada en el campo, la docencia no es desde el campo, es decir, la planificación es patrón ciudad x campo. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta