dc.creator.ID |
SILVA, M. J. S. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1082481093335407 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
XAVIER NETO, Lauro Pires. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
XAVIER NETO, L. P. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4490301988734961 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
SILVA, Joao Batista da. |
|
dc.contributor.referee1ID |
SILVA, J. B. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1ID |
DA SILVA, J. B. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5665858329289332 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
SANTOS, Cláudia Patricia Fernandes dos. |
|
dc.contributor.referee2ID |
SANTOS, CLÁUDIA P.F. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1061754959515693 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
A educação é mais ampla do que a escola, pois está presente nos diversos movimentos e na organização do povo,
e acontece de maneiras, formal em todos os níveis de ensino, e popular organizada pelos movimentos sociais
que se caracteriza em todo o contexto em que se está inserida. Portanto, não deve ficar limitada ao mundo das
primeiras letras, ou com conteúdos que não contribuam para o desenvolvimento da criança e do jovem do campo
resgatar sua autoestima. A convivência com o semiárido é uma alternativa que busca levar as pessoas a
conhecerem melhor a região em que vivem. para reaprender a conviver com as condições socioambientais da
região. Esse trabalho resulta da inquietação de uma participante de movimentos sociais, que debate e luta por
políticas públicas que proporcione qualidade de vida e para permanência no semiárido brasileiro. Diante de
fatores como esses, percebemos a importância de diagnosticar e analisar como as políticas públicas de
convivência com o semiárido podem ser desenvolvidas ou inseridas no processo de ensino - aprendizagem nas
escolas do campo, como na Escola Ensino Fundamental José Martinho Cerpa de Menezes no município de Barra
de Santa Rosa!PB. Com base nas concepções dos teóricos de Arroyo (2004), Molina (2004) e Souza (2006}, que
apresentam a escola do campo como projeto viável e necessário ao homem do campo. Com base nos resultados,
percebemos que embora a escola, esteja situada no campo, o ensino não é do campo, ou seja, o planejamento é
padrão cidade x campo. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Educação e Saúde - CES |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Ensino-aprendizagem |
pt_BR |
dc.title |
Educação do campo: como as políticas públicas de convivência com o semiárido podem ser desenvolvidas no processo de ensino-aprendizagem na escola do campo. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2011 |
|
dc.description.abstract |
The cducation is broader than the school, bccause it is present in thc various movcmcnts and organization o f the
peoplc, and it happens in ways. at ali leveis of formal education, non-formal organizcd by social movements,
popular and informal characterizcd in lhe whofe contcxt in which it opcrates. So it should not be limited to the
world o f the first letters, or content that does not contribute to the dcvclopment o f childrcn and youth o f lhe field
to rescuc their self-estcem. Living with the semi-arid region is an altcrnative that seeks to get pcople to better
knO\\ the region you Ih e in. to re-leam to li\e \\ ith thc soei o-em ironmental conditions in the region. This work
results from the conccm of social movcments as a participant in that debate and fight tor public policies that
providc quality of life and to stay in semi-arid, on factors such as thesc, we realize thc importance of diagnosing
and cxamining how public policies tive in the semi-arid, can be developcd or included in thc teaching- learning
in ficld schools in thc School Joseph Martin Elemental) School Cerpa de Menezes in the town of Barra de Santa
Rosa I PB. Based on the theoretical concepts of Arroyo in 2004. Molina 2004 and Souta 2006, which rcpresent
thc school field as a project feasible and necessal) to man the fteld. Bascd on the results \\C see that although the
school is situated in thc countryside, tcaching is not thc fidd. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19980 |
|
dc.date.accessioned |
2021-07-12T13:24:03Z |
|
dc.date.available |
2021-07-12 |
|
dc.date.available |
2021-07-12T13:24:03Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Educação do campo |
pt_BR |
dc.subject |
Políticas públicas - campo |
pt_BR |
dc.subject |
Semiárido - campo |
pt_BR |
dc.subject |
Semiárido - convivência |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino-aprendizagem - escola do campo |
pt_BR |
dc.subject |
Escola do campo |
pt_BR |
dc.subject |
Countryside education |
pt_BR |
dc.subject |
Public policies - field |
pt_BR |
dc.subject |
Semiarid - countryside |
pt_BR |
dc.subject |
Semiarid - coexistence |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching-Learning - Country School |
pt_BR |
dc.subject |
Country school |
pt_BR |
dc.subject |
Educación rural |
pt_BR |
dc.subject |
Enseñanza-aprendizaje - escuela rural |
pt_BR |
dc.subject |
Escuela de campo |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SILVA, Maria José Sousa. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Rural education: how public policies for coexistence with the semiarid region can be developed in the teaching-learning process in rural schools. |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Educación rural: cómo se pueden desarrollar políticas públicas de convivencia con el semiárido en el proceso de enseñanza-aprendizaje en las escuelas rurales. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SILVA, Maria José Sousa. Educação do campo: como as políticas públicas de convivência com o semiárido podem ser desenvolvidas no processo de ensino-aprendizagem na escola do campo. 2011. 32 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Especialização em Educação com foco em Ensino e Aprendizagem, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2011. |
pt_BR |
dc.description.resumen |
La educación es más amplia que la escuela, ya que está presente en los distintos movimientos y en la organización de las personas,
y ocurre de formas, formales en todos los niveles de educación y populares organizadas por movimientos sociales.
que se caracteriza en todo el contexto en el que opera. Por tanto, no debe limitarse al mundo de
primeras letras, o con contenido que no contribuya al desarrollo de la niñez y juventud rural
rescata tu autoestima. Vivir con el semiárido es una alternativa que busca llevar a las personas a
conocer mejor la región en la que viven. volver a aprender a vivir con las condiciones sociales y ambientales de
región. Este trabajo surge de la inquietud de un participante de movimientos sociales, que debate y lucha por
políticas públicas que brinden calidad de vida y permanencia en la región semiárida brasileña. Delante de
factores como estos, nos damos cuenta de la importancia de diagnosticar y analizar cómo las políticas públicas de
La convivencia con el semiárido puede desarrollarse o insertarse en el proceso de enseñanza-aprendizaje en
escuelas rurales, como la Escuela Primaria José Martinho Cerpa de Menezes en el municipio de Barra
de Santa Rosa! PB. A partir de las concepciones de los teóricos de Arroyo (2004), Molina (2004) y Souza (2006}, que
presentan la escuela rural como un proyecto viable y necesario para el campesino. Según los resultados,
nos damos cuenta que aunque la escuela está ubicada en el campo, la docencia no es desde el campo, es decir, la planificación es
patrón ciudad x campo. |
pt_BR |