dc.creator.ID |
MACEDO, M. A. M, |
pt_BR |
dc.creator.ID |
MACEDO, MIRELLE DE ALCANTARA MARTINS |
pt_BR |
dc.creator.ID |
DE ALCANTARA MARTINS MACEDO, MIRELLE |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5243353442460276 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
FEITOSA, Izayana Pereira. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
FEITOSA, I. P. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5365348809105212 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
SILVA, Michelle Cristine Medeiros da. |
|
dc.contributor.referee2 |
FILHO, José Justino. |
|
dc.contributor.referee2ID |
JUSTINO FILHO, J. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2ID |
FILHO, JOSÉ JUSTINO |
pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/9425252130057715 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
O processo de transição nutricional, que se caracteriza por mudanças nos padrões
alimentares, está se tomando cada vez mais evidente. Nesse contexto, encontra-se a fase
da adolescência que merece uma atenção especial, principalmente no que diz respeito a
três importantes: nutrição. mídia e o âmbito escolar. Dessa forma, a referida pesquisa
teve como objetivo geral conhecer as Representações sociais acerca da alimentação de
adolescentes de dois municípios do Estado da Paraíba. Para isso, desenvolveu-se um
estudo descritivo qualitativo com aplicação de questionário semi-dirigido do tipo aberto.
Participaram da pesquisa 50 adolescentes, entre 15 e 17 anos de idade, de duas escolas
públicas, das cidades de Pocinhos e Campina Grande, ambas do Estado da Paraíba.
Nesse sentido, pôde-se observar que os adolescentes apresentam representações bem
elaboradas sobre alimentação saudável, no entanto não a colocam em prática, por
diversas barreiras, sejam eles os sabores dos alimentos saudáveis ou as tentações dos
alimentos considerados, por eles, como "besteiras"'. o que pode ser evidenciado através
na análise do consumo alimentar diário, descrito pelos mesmos em um dos
questionamentos. Bem como, constatou-se que os principais meios de veiculação de
informações onde os adolescentes obtêm conhecimentos sobre alimentação saudável são
a TV e internet. A partir do exposto. constata-se a importância de ações educativas
sobre alimentação saudável que vão além da informação. a qual faz parte de uma grande
rede que abarca experiências vividas e anseios de mudanças futuras. Dessa maneira, é
necessário prover de meios que forneçam ao adolescente segurança para adoção de uma
alimentação saudável. No que diz respeito ao porte das cidades, não foram constatadas
grandes diferenças, sendo assim apresentam representações semelhantes. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Educação e Saúde - CES |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Nutrição |
pt_BR |
dc.title |
Representações sociais da alimentação saudável de adolescentes de escolas públicas paraibanas: um estudo comparativo. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2015-02-25 |
|
dc.description.abstract |
The nutritional transition process, which is characterized by changes in eating patterns,
it is becoming increasingly evident. ln this context, is the adolescent phase that deserves
special attention, especially with regard to three important factors: nutrition, media and
the school environment. Thereby, the said research bad. as general objective understand
the social representations about the feeding of teenagers from two cities in Paraíba. For
this, was developed a qualitative descriptive study with semi-structured questionnaire
open type.Participated in the research 50 adolescents between 15 and 17 years old,from
two public schools, in the cities of Pocinhos and Campina Grande. both of Paraíba.ln
this sense, it could be observed that teenagers have elaborate representations about
healthy eating,however not put into practice by various barriers, whether the flavors of
healthy foods or the temptations of food considered by them as "crap", which can be
evidenced through the analysis of daily food consumption, described by them in one of
the questions.Furthermore, it was observed that the participants showed a self-critical
view when evaluating their daily feed as not healthy.As well, it was verified that tbe
principal means o f communication where teenagers get knowledge about healthy eating
are the TV and intemet.Ftom the foregoing, observes the importance of educational
actions about healthy eating that go beyond the information,which is part of a large
network that includes lived experiences and aspirations of future changes.Therefore, it
is necessary to provide means to supply security for adolescents adopt healthy
eating.With regard to the size of cities, large differences were not found,therefore show
similar representations. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19995 |
|
dc.date.accessioned |
2021-07-12T18:43:14Z |
|
dc.date.available |
2021-07-12 |
|
dc.date.available |
2021-07-12T18:43:14Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Alimentação saudavel |
pt_BR |
dc.subject |
Nutrição humana |
pt_BR |
dc.subject |
Alimentação saudável - escola pública - Paraíba |
pt_BR |
dc.subject |
Educação alimentar |
pt_BR |
dc.subject |
Representação social e alimentação |
pt_BR |
dc.subject |
Adolescentes - práticas alimentares |
pt_BR |
dc.subject |
Healthy eating |
pt_BR |
dc.subject |
Human nutrition |
pt_BR |
dc.subject |
Healthy eating - public school - Paraíba |
pt_BR |
dc.subject |
Social representation and food |
pt_BR |
dc.subject |
Adolescents - eating practices |
pt_BR |
dc.subject |
Alimentación saludable |
pt_BR |
dc.subject |
Nutrición humana |
pt_BR |
dc.subject |
Alimentación saludable - colegio público - Paraíba |
pt_BR |
dc.subject |
Representación social y alimentación |
pt_BR |
dc.subject |
Adolescentes: prácticas alimentarias |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
MARTINS, Mirelle de Alcântara. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Social representations of healthy eating among adolescents from public schools in Paraíba: a comparative study. |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Representaciones sociales de la alimentación saludable en adolescentes de escuelas públicas de Paraíba: un estudio comparativo. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
MARTINS, Mirelle de Alcântara. Representações Sociais da Alimentação Saudável de Adolescentes
de Escolas Públicas Paraibanas: um estudo comparativo. 2015. 65fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Bacharelado em Nutrição, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2015. |
pt_BR |
dc.description.resumen |
El proceso de transición nutricional, que se caracteriza por cambios en los patrones.
comida, es cada vez más evidente. En este contexto, está la fase
de la adolescencia que merece una atención especial, especialmente en lo que respecta a
tres importantes: nutrición. los medios de comunicación y el entorno escolar. Por lo tanto, la investigación mencionada
tenía como objetivo general conocer las representaciones sociales sobre la alimentación de
adolescentes de dos municipios del Estado de Paraíba. Por esto, un
estudio descriptivo cualitativo con aplicación de cuestionario abierto semidirigido.
En la investigación participaron 50 adolescentes de entre 15 y 17 años de dos escuelas.
de las ciudades de Pocinhos y Campina Grande, ambas en el Estado de Paraíba.
En este sentido, se pudo observar que los adolescentes presentan buenas representaciones.
elaborados sobre la alimentación saludable, sin embargo, no la ponen en práctica, por
diferentes barreras, ya sean los sabores de los alimentos saludables o las tentaciones de
alimentos considerados por ellos como "tonterías" ». lo que se puede evidenciar a través de
en el análisis del consumo diario de alimentos, descrito por ellos en uno de los
preguntas. Además, se constató que los principales medios de difusión
información donde los adolescentes obtienen conocimientos sobre alimentación saludable son
la televisión e internet. De lo anterior. se nota la importancia de las acciones educativas
sobre alimentación saludable que van más allá de la información. que es parte de una gran
red que engloba las experiencias vividas y las aspiraciones de cambios futuros. De esta manera, es
necesario proporcionar los medios que brinden seguridad al adolescente para adoptar un
alimentación saludable. En cuanto al tamaño de las ciudades, no
grandes diferencias, por lo que presentan representaciones similares. |
pt_BR |