DSpace/Manakin Repository

A horta escolar como recurso didático para contextualização da educação no semiárido: vivência pedagógica na Escola do Campo Pio X - Sumé.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID BRITO, T. C. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/7589043286638018 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SILVA, Maria do Socorro.
dc.contributor.advisor1ID SILVA, M. S. pt_BR
dc.contributor.referee1 SILVA, Adelaide Pereira da.
dc.contributor.referee2 ARAÚJO, Alexandre Eduardo de.
dc.identifier.doi https://dx.doi.org/10.52446/espeducacaocontexCDSA.2020.tccmon.brito
dc.description.resumo Esta pesquisa foi realizada vinculada ao Curso de Especialização em Educação Contextualizada para a Convivência com o Semiárido do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, da Universidade Federal de Campina Grande. O objeto da pesquisa ação foi a Horta Escolar como um recurso didático para contextualização da educação e uma alimentação saudável. O projeto foi desenvolvido na Escola do Campo UMEIF José Bonifácio Barbosa de Andrade, localizada no Pio X, Município de Sumé- Paraíba. Nosso objetivo geral foi o de Desenvolver com as crianças e professores\as atividades na Horta escolar como um recurso didático que possibilitasse a reflexão sobre a contextualização da educação e a alimentação saudável. Como nossa intencionalidade era desenvolver uma intervivência com a comunidade escolar onde fizemos a opção pela Pesquisa Ação como abordagem teórica e metodológica para a investigação, na qual os pesquisadores e os participantes representativos da situação ou do problema estão envolvidos de modo cooperativo ou participativo, assim tivemos como sujeitos colaboradores da pesquisa estudantes e professores\as dos anos finais do ensino fundamental da escola. O Ciclo da investigação em ação foi adotado como procedimento da pesquisa em suas etapas: diagnóstico, planejamento, intervenção, discussão e sistematização e avaliação. Para realização da avaliação utilizamos questionário com estudantes e uma roda de conversa com os\os professores\as que ao longo da investigação se envolveram diretamente com a implantação da Horta Escolar. Os referenciais teóricos que subsidiaram o estudo foram: Convivência com o Semiárido, Agroecologia e Educação Ambiental e Horticultura orgânica os resultados demonstraram que os estudantes tiveram a oportunidade de aprender a plantar e cultivar verduras e legumes da horta orgânica, bem como a contribuição da horta para se repensar a cultura alimentar, com os\as professores\as foi o aprofundamento do trabalho coletivo e interdisciplinar, pois a Horta possibilitou uma relação e interação entre os conhecimentos, o trabalho conjunto entre professores\as de áreas diferentes para desenvolver temáticas, inclusive no que se refere a Convivência com o Semiárido, a alimentação saudável e a Agroecologia. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.title A horta escolar como recurso didático para contextualização da educação no semiárido: vivência pedagógica na Escola do Campo Pio X - Sumé. pt_BR
dc.date.issued 2021-05-24
dc.description.abstract This research was conducted linked to the Specialization Course in Contextualized Education for Living with the Semi-arid of the Center for Sustainable Development of the Semi-arid, at the Federal University of Campina Grande. The object of the action research was the School Garden as a didactic resource for contextualizing education and healthy eating. The project was developed in the Field School UMEIF José Bonifácio Barbosa de Andrade, located in Pio X, municipality of Sumé- Paraíba. Our general objective was to develop with the children and teachers activities in the school garden as a didactic resource that allowed reflection on the contextualization of education and healthy eating. As our intentionality was to develop an intervience with the school community we opted for Action Research as a theoretical and methodological approach to research, in which researchers and participants representing the situation or the problem are involved in a cooperative or participatory way. The Cycle of Action Research was adopted as a research procedure in its stages: diagnosis, planning, intervention, discussion and systematization, and evaluation. For the evaluation we used a questionnaire with the students and a conversation circle with the teachers who, during the investigation, were directly involved with the implementation of the School Garden. The theoretical references that subsidized the study were Convivência com o Semiárido, Agroecology and Environmental education and Organic Horticulture the results showed that the students had the opportunity to learn to plant and grow vegetables from the organic garden, as well as the contribution of the garden to rethink the food culture, With the teachers was the deepening of collective and interdisciplinary work, because the garden enabled a relationship and interaction between knowledge, joint work between teachers from different areas to develop themes, including what relates to living with the semi-arid, healthy eating and Agroecology. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19998
dc.date.accessioned 2021-07-12T19:28:17Z
dc.date.available 2021-07-12
dc.date.available 2021-07-12T19:28:17Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Educação contextualizada pt_BR
dc.subject Recurso didático – horta pt_BR
dc.subject Horta escolar pt_BR
dc.subject Escola do Campo – Pio X – Sumé pt_BR
dc.subject Educação do campo pt_BR
dc.subject Horticultura na educação pt_BR
dc.subject Agroecologia pt_BR
dc.subject Educação ambiental crítica pt_BR
dc.subject Pesquisa-ação pt_BR
dc.subject Convivência com o semiárido pt_BR
dc.subject Escola José Bonifácio Barbosa de Andrade – Pio X – Sumé pt_BR
dc.subject Horticultura orgânica pt_BR
dc.subject Mediação pedagógica pt_BR
dc.subject Contextualized education pt_BR
dc.subject Teaching resource - vegetable garden pt_BR
dc.subject School garden pt_BR
dc.subject Country School – Pio X – Sumé pt_BR
dc.subject Rural education pt_BR
dc.subject Horticulture in education pt_BR
dc.subject Agroecology pt_BR
dc.subject Critical environmental education pt_BR
dc.subject Action Research pt_BR
dc.subject Coexistence with the semiarid pt_BR
dc.subject Organic horticulture pt_BR
dc.subject Pedagogical mediation pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator BRITO, Thyago Carneiro de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The school garden as a didactic resource for contextualizing education in the semiarid region: pedagogical experience at Escola do Campo Pio X - Sumé. pt_BR
dc.identifier.citation BRITO, Thyago Carneiro de. A horta escolar como recurso didático para contextualização da educação no semiárido: vivência pedagógica na Escola do Campo Pio X - Sumé. 2021. 69f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Especialização em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19998 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta