DSpace/Manakin Repository

 Formação docente inicial: experiências e vivências no  PIBID.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID RAMOS, D. C. P. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/9763266630490597 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SANTANA, Rosemere Olimpio de.
dc.contributor.advisor1ID SANTANA, Rosemere O. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/6172861753799782 pt_BR
dc.contributor.referee1 MOREIRA NETO, Mariana.
dc.contributor.referee2 FARIAS, Leonardo Bruno.
dc.description.resumo Considerando a importância que o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação á docência (PIBID) vem adquirindo desde sua criação, com a finalidade de estimular á iniciação á docência, e contribuir com o desenvolvimento e melhoria do ensino na rede básica de educação, objetivamos nesta pesquisa destacar os processos e discursos que envolvem a formação inicial docente em História. No entanto, a análise aqui empreendida se deu através da aplicação de questionários aos bolsistas de iniciação a docência do subprojeto de História do CFP, bem como bolsistas de demais subprojetos,cuja a transcrição respeitou a escrita dos entrevistados, análise de materiais como imagens e relatos presentes nas páginas da internet PIBID Depressão, e Grupo Nacional do PIBID no Facebook. Além dessa metodologia analisou-­se informações através de documentos públicos sobre o PIBID, tais como: documentos oficiais, como relatórios de gestão emitidos pela DEB/CAPES, editais e portarias adicionais a esses documentos, realizou­se pesquisas bibliográficas com relação à contribuição o PIBID para a formação inicial docente. Por meio dos resultados pôde-se perceber a importância das ações realizadas pelo programa para a formação dos bolsistas de iniciação a docência, Os bolsistas ID são beneficiados através da troca de experiência e contato como licenciando, com o futuro ambiente de trabalho dos mesmos. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq História. pt_BR
dc.title  Formação docente inicial: experiências e vivências no  PIBID. pt_BR
dc.date.issued 2016-06-02
dc.description.abstract Considering the importance which the Institutional Program of scholarship initiation the teaching (PIBID) has acquired since its creation, with goal to stimulate initial teaching, and contribute with the development and basic education improvement, we objectify in this search highlight the processes and speeches which involve the initial formation in history. However, the analysis here undertaken was done through the use of questionnaires to the scholarship students of subproject of history, as well as scholarship students of others subprojects, whose transcription respected the writing of respondents, material analysis as images and reports in PIBID internet pages depression and PIBID national group in Facebook. Beyond this methodology we analyze information through the public documents about PIBID, such as: official documents, as management reports issued by DEB/CAPES, additional notices and ordinances to these documents we made a bibliographical search relative to the PIBID contribution to initial teacher formation. By the results we realized the importance of actions taken by program to scholarship student formation, they are benefit through the experiences and of the contact with their environment future work. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20000
dc.date.accessioned 2021-07-13T10:38:49Z
dc.date.available 2021-07-13
dc.date.available 2021-07-13T10:38:49Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Formação de professores pt_BR
dc.subject Alunos- cursos de história pt_BR
dc.subject Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência- PIBID pt_BR
dc.subject Teacher training pt_BR
dc.subject Students - History Courses pt_BR
dc.subject Institutional Teaching Initiation Scholarship Program - PIBID pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator RAMOS, Daniela Cristina Pereira.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Initial teacher education: experiences and experiences in PIBID. pt_BR
dc.identifier.citation RAMOS, Daniela Cristina Pereira.Formação docente inicial: experiências e vivências no PIBID. 2016. 90f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil,2016. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta