DSpace/Manakin Repository

Tecnologias digitais: implicações da inserção de um software educacional para alunos da Escola Estadual do Município de Cuité - PB.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID PESSOA, S. V. M. S. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/8767248067513642 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SANTOS, Cláudia Patrícia Fernandes dos.
dc.contributor.advisor1ID SANTOS, CLÁUDIA P. F. pt_BR
dc.contributor.advisor1ID SANTOS, Cláudia P. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/1061754959515693 pt_BR
dc.contributor.advisor-co1 SOUTO, Leidjane Matos de.
dc.contributor.advisor-co1ID SOUTO, L. M. pt_BR
dc.contributor.advisor-co1ID SOUTO, LEIDJANE M. D. pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Lattes http://lattes.cnpq.br/4061558068153613 pt_BR
dc.contributor.referee1 SILVA, Denise Domingos da.
dc.contributor.referee1ID SILVA, D. D. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/7952952676209702 pt_BR
dc.contributor.referee2 SILVA, João Batista da Silva
dc.contributor.referee2ID SILVA, J. B. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/5665858329289332 pt_BR
dc.description.resumo Esse trabalho tem como objetivo pesquisar a inclusão digital e a inserção do uso de software educacional nos LlS (Laboratórios de Informática) das escolas públicas. Apresenta um estudo de caso, realizado no LI da Escola Estadual de Ensino Fundamental André Vidal de Negreiros, com os alunos do 4° ano "C" do turno da tarde. A metodologia utilizada nesta pesquisa baseou-se no método da pesquisa empírica e estudo de caso, ou seja, baseada na experiência, de natureza descritiva e de levantamento de dados, abordando aspectos qualitativos e quantitativos. No projeto realizado junto aos educandos foram desenvolvidas atividades com o uso de programa Gcompris para verificar sua contribuição no processo de inclusão digital e de ensino e aprendizagem dos discentes. Diante deste estudo, os alunos apresentaram avanços significativos na resolução de exercícios com o uso do computador. Considero que as atividades propostas aos estudantes e, especialmente, o projeto relatado neste texto, favoreceram na formulação de uma metodologia didático-pedagógica para aulas ministradas no LI. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Educação e Saúde - CES pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Ensino-aprendizagem pt_BR
dc.title Tecnologias digitais: implicações da inserção de um software educacional para alunos da Escola Estadual do Município de Cuité - PB. pt_BR
dc.date.issued 2011
dc.description.abstract This study aims to investigate the insertion of digital inclusion and the use of educational software in CL (Computer Labs) in public schools. lt presents a case study conducted in the CL ofEscola Estadual de Ensino Fundamental André Vidal de Negreiros, with the students of 4th grade "C". The methodology used in this study was based on the method o f empirical research and case study, ie, based on experience, descriptive and survey data, focusing on qualitative and quantitative aspects. In the project carried out among students, activities were developed using GCompris program to verify its contribution to digital inclusion and students' process of teaching and learning. Students showed significant progress in problem solving using the computer. I consider that the proposed activities to students and, especially, the project reported in this text, have favored the development of a methodology for teaching the lessons that will be taught in the CL. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20005
dc.date.accessioned 2021-07-13T13:06:04Z
dc.date.available 2021-07-13
dc.date.available 2021-07-13T13:06:04Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Inclusão digital pt_BR
dc.subject Software educacional pt_BR
dc.subject Ensino-aprendizagem pt_BR
dc.subject Digital inclusion pt_BR
dc.subject Educational software pt_BR
dc.subject Teaching-learning pt_BR
dc.subject Inclusión digital pt_BR
dc.subject Software educativo pt_BR
dc.subject Enseñanza-aprendizaje pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator PESSOA, Sandra Valéria Marques da Silva.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Digital technologies: implications of the insertion of an educational software for students from the State School of the Municipality of Cuité - PB. pt_BR
dc.title.alternative Tecnologías digitales: implicaciones de la inserción de un software educativo para estudiantes de la Escuela Estatal del Municipio de Cuité - PB. pt_BR
dc.identifier.citation PESSOA, Sandra Valéria Marques da Silva. Tecnologias digitais: implicações da inserção de um software educacional para alunos da Escola Estadual do Município de Cuité - PB. 2011. 64 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Especialização em Educação com foco em Ensino e Aprendizagem, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2011. pt_BR
dc.description.resumen Este trabajo tiene como objetivo investigar la inclusión digital y la inserción del uso de software la educación en los Lls (Laboratorios de Informática) de las escuelas públicas. presenta un estudio caso, realizado en el LI de la Escuela Primaria Estatal André Vidal de Negreiros, con alumnos de 4º grado "C" del turno de tarde. La metodología utilizada en este La investigación se basó en el método de la investigación empírica y el estudio de casos, es decir, se basó en la experiencia, recopilación descriptiva y de datos, abordando aspectos cualitativo y cuantitativo. En el proyecto realizado con los alumnos, actividades utilizando el programa Gcompris para verificar su contribución al proceso de inclusión digital y enseñanza y aprendizaje de los estudiantes. En vista de este estudio, los estudiantes mostró avances significativos en la resolución de ejercicios con el uso de la computadora. Considero que las actividades propuestas a los alumnos y, en especial, el proyecto denunciado en este texto, favorecieron la formulación de una metodología didáctico-pedagógica para las clases dado en el LI. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta