dc.creator.ID |
PESSOA, S. V. M. S. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/8767248067513642 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
SANTOS, Cláudia Patrícia Fernandes dos. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
SANTOS, CLÁUDIA P. F. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1ID |
SANTOS, Cláudia P. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1061754959515693 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 |
SOUTO, Leidjane Matos de. |
|
dc.contributor.advisor-co1ID |
SOUTO, L. M. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1ID |
SOUTO, LEIDJANE M. D. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4061558068153613 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
SILVA, Denise Domingos da. |
|
dc.contributor.referee1ID |
SILVA, D. D. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7952952676209702 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
SILVA, João Batista da Silva |
|
dc.contributor.referee2ID |
SILVA, J. B. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5665858329289332 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
Esse trabalho tem como objetivo pesquisar a inclusão digital e a inserção do uso de software
educacional nos LlS (Laboratórios de Informática) das escolas públicas. Apresenta um estudo
de caso, realizado no LI da Escola Estadual de Ensino Fundamental André Vidal de
Negreiros, com os alunos do 4° ano "C" do turno da tarde. A metodologia utilizada nesta
pesquisa baseou-se no método da pesquisa empírica e estudo de caso, ou seja, baseada na
experiência, de natureza descritiva e de levantamento de dados, abordando aspectos
qualitativos e quantitativos. No projeto realizado junto aos educandos foram desenvolvidas
atividades com o uso de programa Gcompris para verificar sua contribuição no processo de
inclusão digital e de ensino e aprendizagem dos discentes. Diante deste estudo, os alunos
apresentaram avanços significativos na resolução de exercícios com o uso do computador.
Considero que as atividades propostas aos estudantes e, especialmente, o projeto relatado
neste texto, favoreceram na formulação de uma metodologia didático-pedagógica para aulas
ministradas no LI. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Educação e Saúde - CES |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Ensino-aprendizagem |
pt_BR |
dc.title |
Tecnologias digitais: implicações da inserção de um software educacional para alunos da Escola Estadual do Município de Cuité - PB. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2011 |
|
dc.description.abstract |
This study aims to investigate the insertion of digital inclusion and the use of educational
software in CL (Computer Labs) in public schools. lt presents a case study conducted in the
CL ofEscola Estadual de Ensino Fundamental André Vidal de Negreiros, with the students of
4th grade "C". The methodology used in this study was based on the method o f empirical
research and case study, ie, based on experience, descriptive and survey data, focusing on
qualitative and quantitative aspects. In the project carried out among students, activities were
developed using GCompris program to verify its contribution to digital inclusion and
students' process of teaching and learning. Students showed significant progress in problem
solving using the computer. I consider that the proposed activities to students and, especially,
the project reported in this text, have favored the development of a methodology for teaching
the lessons that will be taught in the CL. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20005 |
|
dc.date.accessioned |
2021-07-13T13:06:04Z |
|
dc.date.available |
2021-07-13 |
|
dc.date.available |
2021-07-13T13:06:04Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Inclusão digital |
pt_BR |
dc.subject |
Software educacional |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino-aprendizagem |
pt_BR |
dc.subject |
Digital inclusion |
pt_BR |
dc.subject |
Educational software |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching-learning |
pt_BR |
dc.subject |
Inclusión digital |
pt_BR |
dc.subject |
Software educativo |
pt_BR |
dc.subject |
Enseñanza-aprendizaje |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
PESSOA, Sandra Valéria Marques da Silva. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Digital technologies: implications of the insertion of an educational software for students from the State School of the Municipality of Cuité - PB. |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Tecnologías digitales: implicaciones de la inserción de un software educativo para estudiantes de la Escuela Estatal del Municipio de Cuité - PB. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
PESSOA, Sandra Valéria Marques da Silva. Tecnologias digitais: implicações da inserção de um software educacional para alunos da Escola Estadual do Município de Cuité - PB. 2011. 64 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Especialização em Educação com foco em Ensino e Aprendizagem, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2011. |
pt_BR |
dc.description.resumen |
Este trabajo tiene como objetivo investigar la inclusión digital y la inserción del uso de software
la educación en los Lls (Laboratorios de Informática) de las escuelas públicas. presenta un estudio
caso, realizado en el LI de la Escuela Primaria Estatal André Vidal de
Negreiros, con alumnos de 4º grado "C" del turno de tarde. La metodología utilizada en este
La investigación se basó en el método de la investigación empírica y el estudio de casos, es decir, se basó en la
experiencia, recopilación descriptiva y de datos, abordando aspectos
cualitativo y cuantitativo. En el proyecto realizado con los alumnos,
actividades utilizando el programa Gcompris para verificar su contribución al proceso de
inclusión digital y enseñanza y aprendizaje de los estudiantes. En vista de este estudio, los estudiantes
mostró avances significativos en la resolución de ejercicios con el uso de la computadora.
Considero que las actividades propuestas a los alumnos y, en especial, el proyecto denunciado
en este texto, favorecieron la formulación de una metodología didáctico-pedagógica para las clases
dado en el LI. |
pt_BR |