Repositorio Dspace/Manakin

Há ou não há: funcionamento textual-interativo do verbo haver em textos acadêmicos.

Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creator.ID SILVA, T. J. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/1908786562182223 pt_BR
dc.contributor.advisor1 FLORENCIO, José Herbertt Neves.
dc.contributor.advisor1ID FLORENCIO, J. H. N. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/8595713317541324 pt_BR
dc.contributor.referee1 OLIVEIRA, Maria Angélica de.
dc.contributor.referee1ID OLIVEIRA, M. A. pt_BR
dc.contributor.referee2 LIMA, Ana Maria Costa de Araujo.
dc.contributor.referee2ID LIMA, A. M. C. A. pt_BR
dc.description.resumo Os usos do verbo haver foram e continuam sendo objeto de interesse de diversos pesquisadores e gramáticos da língua portuguesa (BECHARA, 2014; FRANCHI et al., 1998; MOIA, 2011; MOURA, 2017; OLIVEIRA, 2017; RAPOSO et al., 2013). Entre tais estudos, esta pesquisa interessa-se, sobretudo, pelos apontamentos de Cunha e Cintra (2017) quanto aos diferentes sentidos desse verbo a partir de seus diferentes empregos sintáticos, além de Castilho (2010), que o classifica, em alguns contextos, como verbo apresentacional. Esses estudos, de um modo geral, quando não abordam o modo como o verbo haver vem sendo preterido pelo verbo ter no âmbito dos estudos sociolinguísticos, apenas levam em conta aspectos ligados aos seus empregos e sentidos isolados do texto. Procuramos, então, abordar esse fenômeno de linguagem a partir de uma perspectiva diferente, investigando o seu uso em textos autênticos, de modo a propor um novo olhar para esse verbo, que está em pleno processo de gramaticalização. Assim, a presente pesquisa monográfica visa a compreender as funções textual-interativas (NEVES, 2020) do verbo haver em textos do domínio acadêmico. Desse modo, procedemos ao exame das formas verbais “haver”, “há” e “havia” nas seções de Resumo, Introdução e Considerações Finais de teses e dissertações desenvolvidas em Programas de Pós-Graduação com nota máxima na área de Humanidades. Esses textos foram selecionados a partir de alguns critérios, como serem atuais e apresentarem alguma ocorrência do verbo haver em seus resumos. As ocorrências das formas verbais do verbo haver que compõem os textos do nosso corpus não foram examinadas de forma isolada, mas na consideração do modo como se comportam a fim de atingir os propósitos comunicativos desses textos. Para tanto, empreendemos nossa análise tendo por base a perspectiva funcionalista da linguística (CASTILHO, 2010; NEVES, 2000; 2011; 2018), que descreve a língua a partir do uso, e a Linguística Textual (CAVALCANTE, 2012; KOCH, 2015; MARCUSCHI, 2012), que toma o texto como unidade básica de análise. Os resultados de nossas reflexões levam a crer que o verbo haver, quando na grelha sintática [Vh + SN], atua como verbo-suporte e como modalizador do discurso argumentativo, além de contribuir na construção da rede referencial dos textos ao apresentar ideias e desenvolver tópicos discursivos. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Letras. pt_BR
dc.title Há ou não há: funcionamento textual-interativo do verbo haver em textos acadêmicos. pt_BR
dc.date.issued 2021-05-27
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20049
dc.date.accessioned 2021-07-15T17:02:38Z
dc.date.available 2021-07-15
dc.date.available 2021-07-15T17:02:38Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Verbo haver pt_BR
dc.subject Textualidade pt_BR
dc.subject Domínio acadêmico pt_BR
dc.subject Predicação pt_BR
dc.subject Referenciação pt_BR
dc.subject Textos acadêmicos pt_BR
dc.subject Semântica pt_BR
dc.subject Sintaxe pt_BR
dc.subject Funções textuais-interativas pt_BR
dc.subject Lingüística textual pt_BR
dc.subject Verb - haver - portuguese pt_BR
dc.subject Textuality pt_BR
dc.subject Academic domain pt_BR
dc.subject Predication pt_BR
dc.subject Referencing pt_BR
dc.subject Academic texts pt_BR
dc.subject Semantics pt_BR
dc.subject Syntax pt_BR
dc.subject Textual-interactive functions pt_BR
dc.subject Text linguistics pt_BR
dc.subject Verbe haver - portugais brésilien pt_BR
dc.subject Textualité pt_BR
dc.subject Domaine académique pt_BR
dc.subject Attribution pt_BR
dc.subject Référencement pt_BR
dc.subject Textes académiques pt_BR
dc.subject Sémantique pt_BR
dc.subject Syntaxe pt_BR
dc.subject Fonctions textuelles interactives pt_BR
dc.subject Linguistique du texte pt_BR
dc.subject Verb il y a - portugais brésilien (haver) fr
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, Thiago Jorge da.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative There is or there is not: textual-interactive functioning of the verb to exist in academic texts. pt_BR
dc.identifier.citation SILVA, Thiago Jorge da. Há ou não há: funcionamento textual-interativo do verbo haver em textos acadêmicos. 2021. 72f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa e Língua Francesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, – Paraíba – Brasil, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20049 pt_BR
dc.description.resume Les usages du verbe « haver » (l’équivalent de « il y a ») a été et continuent d'être l'objet d'intérêt de plusieurs chercheurs et grammairiens de la langue portugaise (BECHARA, 2014 ; FRANCHI et al., 1998 ; MOIA, 2011 ; MOURA, 2017 ; OLIVEIRA, 2017 ; RAPOSO et al., 2013). Cette recherche s'intéresse principalement à ce que notent Cunha et Cintra (2017) concernant les différentes significations de ce verbe à partir de ses différents arrangements syntaxiques, en plus de Castilho (2010), qui le classe, dans certains contextes, comme un verbe de présentation. Ces études, en général, lorsqu'elles n'abordent pas la manière dont le verbe « haver » a été surmonté par le verbe « ter » (avoir) dans le cadre des études sociolinguistiques, ils ne prennent en compte que des aspects liés à leur usage et des significations isolées du texte. Nous cherchons donc à aborder ce phénomène langagier, sous un autre angle, en interrogeant son utilisation dans des textes réels et authentiques, afin de proposer un nouveau regard sur ce verbe qui est en plein processus de grammaticalisation. Pour cela, cette recherche monographique vise à comprendre les fonctions textuellesinteractives (NEVES, 2020) du verbe « haver » dans les textes du domaine académique. Ainsi, nous avons procédé à l'examen des formes verbales « haver », « há » et « havia » dans les sections Résumé, Introduction et Considérations finales des thèses et mémoires développés dans les programmes de troisième cycle des cours dans le domaine des sciences humaines. Ces textes ont été sélectionnés en fonction de certains critères, tels que le fait d'être à jour et d'avoir une occurrence du verbe dans leurs résumés. Les occurrences des formes verbales du verbe « haver » lesquelles constituent les textes de notre corpus n'ont pas été examinées isolément, mais en considérant la manière dont elles se comportent afin d'atteindre les objectifs communicatifs de ces textes. Pour l’atteindre, nous entreprenons notre analyse en nous basant sur la perspective fonctionnaliste de la linguistique (CASTILHO, 2010 ; NEVES, 2000 ; 2011 ; 2018), qui décrit la langue d'usage, et de la linguistique textuelle (CAVALCANTE, 2012 ; KOCH, 2015 ; MARCUSCHI prend le texte comme unité de base de l'analyse. Les résultats de nos réflexions nous amènent à croire que le verbe exister, lorsqu'il est dans la grille syntaxique [Vh + SN], agit comme un verbe support et comme un modalisateur du discours argumentatif, en plus de contribuer à la construction du référentiel. réseau de textes en présentant des idées et en développant des sujets discursifs. pt_BR


Ficheros en el ítem

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem

Buscar en DSpace


Búsqueda avanzada

Listar

Mi cuenta