dc.creator.ID |
MOURA, M. G. M. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/8418075240075072 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
FEITOSA, Izayana Pereira. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
FEITOSA, I. P. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5365348809105212 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
LIMA, Gigliola Marcos Bernardo de. |
|
dc.contributor.referee1ID |
LIMA, G. M. B. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/8351409833101972 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
AGRA, Glenda. |
|
dc.contributor.referee2ID |
AGRA, G. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4881187066358568 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
O transtorno depressivo. caracterizado principalmente por tristeza, perda de interesse em
atividades e diminuição da energia é o transtorno mental mais comum e é considerado um
grave problema de saúde pública. Acredita-se que o conhecimento acerca da depressão é de
fundamental importância para o profissional de enfermagem, haja vista seu papel no contato
direto com o paciente, agindo como participante ativo na identificação e tratamento dos
diversos transtornos mentais. Este estudo teve como objetivo central conhecer as concepções
sobre depressão dos acadêmicos do curso de Enfermagem da Universidade Federal de
Campina Grande, campus Cuité. Trata-se de um estudo descritivo sob a perspectiva da
abordagem qualitativa, realizado através da participação discentes de enfermagem que
responderam a um questionário semi estruturado versado sobre a temática da depressão. Os
resultados foram analisados por meio da técnica da analise de conteúdo proposta por Bardin.
Em seguida, discutidos e analisados com base nos aportes teóricos e dos estudos empíricos
pertinentes. Os principais resultados demonstraram que a maioria dos alunos julga seu
conhecimento de bom a regular e justificaram-se. sobretudo, na necessidade de
aperfeiçoamento e falta de campo prático. Observou-se também que os participantes, apesar
das respostas mostradas anteriormente. explanaram uma assistência de enfermagem
pertinente, holística e humanizada, elencando os pontos essenciais que devem ser
preconizados na assistência de enfermagem a um paciente com depressão. Quanto à didática,
os discentes apresentaram o método tradicional como preponderante no ensino do distúrbio e
propuseram que melhorias no ensino poderiam ser alcançadas com o uso de metodologias
ativas e articulação da teoria com a prática. Concluímos que os objetivos, de uma maneira
geral. foram alcançados, uma vez que lacunas deixadas por estudos anteriores foram
preenchidas. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Educação e Saúde - CES |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Enfermagem |
pt_BR |
dc.title |
Concepções de acadêmicos de enfermagem acerca da depressão e do cuidado ao paciente deprimido. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2014 |
|
dc.description.abstract |
Depressive disorder, primarily characterized by sadness. loss of interest in achvtties and
decreased energy , is the most common mental disorder and is considered a serious public
health problem . lt is believed that the knowledge about depression is of fundamental
importance to the nursing professional , given its role in direct contact with the paticnt, acting
as an active participant in the identification and treatment of various mental disordcrs. The
main goal of this study was identify the concepts of depression by students of Nursing in
Universidade Federal de Campina Grande, Cuité campus. This is a descriptive study under the
perspective of qualitative approach, conducted on nursing students who answered a semi-
structured quiz verscd on the subject of depression. The results were evaluated through
Bardin's technique of content analysis. Then discussed based on theoretical contribution and
relevant empirical studics . The main results showcd that most students believed their
knowledge is from good to regular and justi.fied this mainly in the need of improvement and
lack of practical field. Tt was also observed that participants, despite the answers showed
earlier , explained a relevant, holistic and humanized nursing assistance, listing the essential
points that should be recommended in nursing care to a patient with depression. As for
didacticism, the students presented the traditional method as major intluence in the teaching
of the disturbance and proposcd that improvements in education could be achieved with thc
use of active methodologies and articulation of theory and practice. We conclude that the
goals, in general , have been achicved and gaps left by prcvious studies were fulfilled. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20059 |
|
dc.date.accessioned |
2021-07-15T19:00:46Z |
|
dc.date.available |
2021-07-15 |
|
dc.date.available |
2021-07-15T19:00:46Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Depressão |
pt_BR |
dc.subject |
Estudantes de enfermagem |
pt_BR |
dc.subject |
Assistência de enfermagem |
pt_BR |
dc.subject |
Paciente deprimido - cuidado de enfermagem |
pt_BR |
dc.subject |
Transtorno depressivo |
pt_BR |
dc.subject |
Clínica de depressão |
pt_BR |
dc.subject |
Depression |
pt_BR |
dc.subject |
Nursing care |
pt_BR |
dc.subject |
Depressive disorder |
pt_BR |
dc.subject |
Nursing students |
pt_BR |
dc.subject |
Depressed patient - nursing care |
pt_BR |
dc.subject |
Depression clinic |
pt_BR |
dc.subject |
Depresión |
pt_BR |
dc.subject |
Cuidado de enfermera |
pt_BR |
dc.subject |
Desorden depresivo |
pt_BR |
dc.subject |
Estudiantes de enfermería |
pt_BR |
dc.subject |
Clínica de depresión |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
MOURA, Marina Gabriela Medeiros de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Conceptions of nursing students about depression and care for depressed patients. |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Concepciones de estudiantes de enfermería sobre la depresión y el cuidado de pacientes deprimidos. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
MOURA, Marina Gabriela Medeiros de. Concepções de acadêmicos de enfermagem acerca da depressão e do cuidado ao paciente deprimido. 2014. 62 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Bacharelado em Enfermagem, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2014. |
pt_BR |
dc.description.resumen |
Desorden depresivo. caracterizado principalmente por la tristeza, la pérdida de interés en
actividades y la disminución de energía es el trastorno mental más común y se considera un
grave problema de salud pública. Se cree que el conocimiento sobre la depresión es
de fundamental importancia para el profesional de enfermería, dado su rol de contacto
directamente con el paciente, actuando como participante activo en la identificación y tratamiento de
varios trastornos mentales. Este estudio tuvo como principal objetivo conocer las concepciones
sobre la depresión en estudiantes del curso de Enfermería de la Universidad Federal de
Campina Grande, campus de Cuité. Este es un estudio descriptivo desde la perspectiva de
enfoque cualitativo, realizado a través de la participación de estudiantes de enfermería que
respondió un cuestionario semiestructurado sobre el tema de la depresión. Tú
Los resultados se analizaron mediante la técnica de análisis de contenido propuesta por Bardin.
Luego, discutido y analizado en base a aportes teóricos y estudios empíricos.
pertinente. Los principales resultados mostraron que la mayoría de los estudiantes juzgan su
conocimiento de bueno a regular y justificado. sobre todo, en necesidad de
mejora y falta de campo práctico. También se observó que los participantes, a pesar de
de las respuestas que se muestran arriba. explicó un cuidado de enfermería
pertinente, holístico y humanizado, enumerando los puntos esenciales que deben ser
recomendado en cuidados de enfermería para un paciente con depresión. En cuanto a didáctica,
Los estudiantes presentaron el método tradicional como preponderante en la enseñanza del trastorno y
propuso que se podrían lograr mejoras en la enseñanza con el uso de metodologías
activa y articulación de la teoría con la práctica. Concluimos que los objetivos, en cierto modo
general. se lograron, ya que las brechas dejadas por estudios previos fueron
lleno. |
pt_BR |