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Concepções de acadêmicos de enfermagem acerca da depressão e do cuidado ao paciente deprimido.

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dc.creator.ID MOURA, M. G. M. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/8418075240075072 pt_BR
dc.contributor.advisor1 FEITOSA, Izayana Pereira.
dc.contributor.advisor1ID FEITOSA, I. P. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/5365348809105212 pt_BR
dc.contributor.referee1 LIMA, Gigliola Marcos Bernardo de.
dc.contributor.referee1ID LIMA, G. M. B. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/8351409833101972 pt_BR
dc.contributor.referee2 AGRA, Glenda.
dc.contributor.referee2ID AGRA, G. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/4881187066358568 pt_BR
dc.description.resumo O transtorno depressivo. caracterizado principalmente por tristeza, perda de interesse em atividades e diminuição da energia é o transtorno mental mais comum e é considerado um grave problema de saúde pública. Acredita-se que o conhecimento acerca da depressão é de fundamental importância para o profissional de enfermagem, haja vista seu papel no contato direto com o paciente, agindo como participante ativo na identificação e tratamento dos diversos transtornos mentais. Este estudo teve como objetivo central conhecer as concepções sobre depressão dos acadêmicos do curso de Enfermagem da Universidade Federal de Campina Grande, campus Cuité. Trata-se de um estudo descritivo sob a perspectiva da abordagem qualitativa, realizado através da participação discentes de enfermagem que responderam a um questionário semi estruturado versado sobre a temática da depressão. Os resultados foram analisados por meio da técnica da analise de conteúdo proposta por Bardin. Em seguida, discutidos e analisados com base nos aportes teóricos e dos estudos empíricos pertinentes. Os principais resultados demonstraram que a maioria dos alunos julga seu conhecimento de bom a regular e justificaram-se. sobretudo, na necessidade de aperfeiçoamento e falta de campo prático. Observou-se também que os participantes, apesar das respostas mostradas anteriormente. explanaram uma assistência de enfermagem pertinente, holística e humanizada, elencando os pontos essenciais que devem ser preconizados na assistência de enfermagem a um paciente com depressão. Quanto à didática, os discentes apresentaram o método tradicional como preponderante no ensino do distúrbio e propuseram que melhorias no ensino poderiam ser alcançadas com o uso de metodologias ativas e articulação da teoria com a prática. Concluímos que os objetivos, de uma maneira geral. foram alcançados, uma vez que lacunas deixadas por estudos anteriores foram preenchidas. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Educação e Saúde - CES pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Enfermagem pt_BR
dc.title Concepções de acadêmicos de enfermagem acerca da depressão e do cuidado ao paciente deprimido. pt_BR
dc.date.issued 2014
dc.description.abstract Depressive disorder, primarily characterized by sadness. loss of interest in achvtties and decreased energy , is the most common mental disorder and is considered a serious public health problem . lt is believed that the knowledge about depression is of fundamental importance to the nursing professional , given its role in direct contact with the paticnt, acting as an active participant in the identification and treatment of various mental disordcrs. The main goal of this study was identify the concepts of depression by students of Nursing in Universidade Federal de Campina Grande, Cuité campus. This is a descriptive study under the perspective of qualitative approach, conducted on nursing students who answered a semi- structured quiz verscd on the subject of depression. The results were evaluated through Bardin's technique of content analysis. Then discussed based on theoretical contribution and relevant empirical studics . The main results showcd that most students believed their knowledge is from good to regular and justi.fied this mainly in the need of improvement and lack of practical field. Tt was also observed that participants, despite the answers showed earlier , explained a relevant, holistic and humanized nursing assistance, listing the essential points that should be recommended in nursing care to a patient with depression. As for didacticism, the students presented the traditional method as major intluence in the teaching of the disturbance and proposcd that improvements in education could be achieved with thc use of active methodologies and articulation of theory and practice. We conclude that the goals, in general , have been achicved and gaps left by prcvious studies were fulfilled. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20059
dc.date.accessioned 2021-07-15T19:00:46Z
dc.date.available 2021-07-15
dc.date.available 2021-07-15T19:00:46Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Depressão pt_BR
dc.subject Estudantes de enfermagem pt_BR
dc.subject Assistência de enfermagem pt_BR
dc.subject Paciente deprimido - cuidado de enfermagem pt_BR
dc.subject Transtorno depressivo pt_BR
dc.subject Clínica de depressão pt_BR
dc.subject Depression pt_BR
dc.subject Nursing care pt_BR
dc.subject Depressive disorder pt_BR
dc.subject Nursing students pt_BR
dc.subject Depressed patient - nursing care pt_BR
dc.subject Depression clinic pt_BR
dc.subject Depresión pt_BR
dc.subject Cuidado de enfermera pt_BR
dc.subject Desorden depresivo pt_BR
dc.subject Estudiantes de enfermería pt_BR
dc.subject Clínica de depresión pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator MOURA, Marina Gabriela Medeiros de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Conceptions of nursing students about depression and care for depressed patients. pt_BR
dc.title.alternative Concepciones de estudiantes de enfermería sobre la depresión y el cuidado de pacientes deprimidos. pt_BR
dc.identifier.citation MOURA, Marina Gabriela Medeiros de. Concepções de acadêmicos de enfermagem acerca da depressão e do cuidado ao paciente deprimido. 2014. 62 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Bacharelado em Enfermagem, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2014. pt_BR
dc.description.resumen Desorden depresivo. caracterizado principalmente por la tristeza, la pérdida de interés en actividades y la disminución de energía es el trastorno mental más común y se considera un grave problema de salud pública. Se cree que el conocimiento sobre la depresión es de fundamental importancia para el profesional de enfermería, dado su rol de contacto directamente con el paciente, actuando como participante activo en la identificación y tratamiento de varios trastornos mentales. Este estudio tuvo como principal objetivo conocer las concepciones sobre la depresión en estudiantes del curso de Enfermería de la Universidad Federal de Campina Grande, campus de Cuité. Este es un estudio descriptivo desde la perspectiva de enfoque cualitativo, realizado a través de la participación de estudiantes de enfermería que respondió un cuestionario semiestructurado sobre el tema de la depresión. Tú Los resultados se analizaron mediante la técnica de análisis de contenido propuesta por Bardin. Luego, discutido y analizado en base a aportes teóricos y estudios empíricos. pertinente. Los principales resultados mostraron que la mayoría de los estudiantes juzgan su conocimiento de bueno a regular y justificado. sobre todo, en necesidad de mejora y falta de campo práctico. También se observó que los participantes, a pesar de de las respuestas que se muestran arriba. explicó un cuidado de enfermería pertinente, holístico y humanizado, enumerando los puntos esenciales que deben ser recomendado en cuidados de enfermería para un paciente con depresión. En cuanto a didáctica, Los estudiantes presentaron el método tradicional como preponderante en la enseñanza del trastorno y propuso que se podrían lograr mejoras en la enseñanza con el uso de metodologías activa y articulación de la teoría con la práctica. Concluimos que los objetivos, en cierto modo general. se lograron, ya que las brechas dejadas por estudios previos fueron lleno. pt_BR


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