dc.creator.ID |
SILVA, A. C. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3828876762207396 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
APOLINÁRIO, Marisa de Oliveira. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
APOLINÁRIO, M. O. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5934335225871856 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
SANTOS, Michelle Gomes. |
|
dc.contributor.referee1ID |
SANTOS, M. G. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1ID |
SANTOS, MICHELLE GOMES. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6750817153778645 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
MEDEIROS, Maria Franco Trindade. |
|
dc.contributor.referee2ID |
MEDEIROS, M. F. T. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2ID |
Medeiros, Maria F. T. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2ID |
Medeiros, Maria Franco. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1164256449539227 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
O presente trabalho teve como base em seu desenvolvimento, expeneucias pratico-
metodológicas no ensino de Biologia através da construção de valores trabalhados em
associação com práticas relacionadas ao desenvolvimento sustentável, consumismo, educação
ambiental e reciclagem da matéria orgânica domiciliar e escolar, através do processo de
composteiras confeccionadas pelos próprios alunos tendo como base minhocas californianas.
O projeto de desenvolvimento sustent~vel e reciclagem de lixo orgânico domiciliar e escolar.
foi desenvolvido na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professora Teresinha
Carolino de Souza, no município de Jaçanã - RN, visando incentivar e levar conhecimentos
técnicos e científicos com alunos do 2° ano "A" e " B" (59 alunos) do ensino médio como
temática a reciclagem, sustentabilidade e minhocultura, trabalhando a metodologia da
vermicompostagem de forma teórico-prática ainda mais clara acerca das defmições de
consumo consciente. reciclagem da matéria orgânica e a contribuição da extensão no
ambiente escolar, além disso, mostrar alternativas viáveis quando se pensa em desenvolver
essa nova forma de administrar os recursos naturais do planeta de uma forma mais
responsável, prática e criativa, reutilizando resíduos orgânicos provenientes da própria
alimentação domiciliar e escolar. As composteiras foram fabricadas pelos alunos a partir da
reutilização de baldes de margarina vazios e outros materiais alternativos, também realizou-se
uma gincana entre as tunnas beneficiadas com o projeto e foram aplicados questionários pré e
pós- avaliativos ao final das atividades executadas, baseados em experiências vivencíadas
pelos alunos no seu cotidiano. Observou-se ao longo do projeto um grande interesse e
desempenho dos alunos diante os conteúdos abordados. apesar de alguns temas já serem
conhecidos, como a temática da reciclagem da matéria orgânica. Dentre as respostas do
questionários de diagnose das concepções adquiridas, que um média de 90% dos alunos que
participaram da pesquisa, entenderam as atividades contribuíram para melhorar seus
conhecimentos. Os al unos demonstraram com a adoção da metodologia das composteiras uma
maior compreensão das características do Filo Annelida. o que os levou à adquirir concepções
de causas e soluções de diversos problemas ambientais observados no cotidiano dos mesmos. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Educação e Saúde - CES |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Ensino-aprendizagem |
pt_BR |
dc.title |
Vivências didáticas sobre o Filo Annelida: da vermicompostagem ao lúdico como metodologia de ensino em uma escola pública no município de Jaçanã - RN. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2017-09-01 |
|
dc.description.abstract |
The present work was based on its development, practical-methodological experiences in the
teachi ng of biology through the construction of values worked in association with practices
related to sustaínable development, consumerísm, environmental education and recycling of
home and school organic matter, through the process of composts made by the students
themselves based on Californian earthworms. The project for the sustaínable development and
recycling of household and school organic waste was developed at the Teresioha Carolino de
Souza State School of Elementary and Secondary Education, in the municipality of Jaçanà-
RN, aiming to encourage and bríng technical and scientific knowledge with 2nd year students
"A" and "B" (59 students) of the bigh school as a subject of recycling, sustainability and
minhoculture, working the vermicompost metbodology in ao even more clear theoretical and
practical way about the definitions of conscious consumption, recycling of organic matter and
the contribution of the extension in the school environment. ín addüion, to sbow víable
altematives when thinkíng about developing this new way to manage the natural resources of
the planet in a more responsible, practical and creative way, reusing organic residues from the
home and school feeding itself. The composts were made by tbe students from the reuse of
empty margarine buckets and other altemative matenals, a gymkhana was also perfonned
among the groups benefited by the project. and pre and post-evaluation questionnaíres were
applíed at the end ofthe activities, based on experiences experienced by students in their daily
lives. Throughout the project, a great interest and performance of the students ín relatioo to
the contents were observed, although some themes are already known. such as the recycling
of organic matter. Among the answers of the diagnostic questionnaires of the acquired
conceptions, that an average of 90% of the students wbo participated in the research.
understood the activities contributed to improve their knowledge. The students demonstrated
with the adoption of the methodology of the composts a greater understanding of the
characteristics of the Annelida Phylum, which led tbem to acquire conceptions of causes and
solutions of severa! environmental problems observed in their daíly life. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20083 |
|
dc.date.accessioned |
2021-07-19T12:35:47Z |
|
dc.date.available |
2021-07-19 |
|
dc.date.available |
2021-07-19T12:35:47Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Minhocultura |
pt_BR |
dc.subject |
Educação ambiental |
pt_BR |
dc.subject |
Vermicompostagem |
pt_BR |
dc.subject |
Filo Annelida |
pt_BR |
dc.subject |
Minoculture |
pt_BR |
dc.subject |
Environmental education |
pt_BR |
dc.subject |
Vermicomposting |
pt_BR |
dc.subject |
Philo Annelid |
pt_BR |
dc.subject |
Minocultura |
pt_BR |
dc.subject |
Educación ambiental |
pt_BR |
dc.subject |
Vermicompostaje |
pt_BR |
dc.subject |
Filo anélido |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SILVA, Alisson Da Costa. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Didactic experiences about the Philo Annelida: from vermicomposting to play as a teaching methodology in a public school in the city of Jaçanã - RN. |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Experiencias didácticas sobre la Philo Annelida: del vermicompostaje al juego como metodología de enseñanza en una escuela pública de la ciudad de Jaçanã - RN. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SILVA, Alisson da Costa. Vivência didáticas sobre o filo annelida: da vermicompostagem ao lúdico como metodologia de ensino em uma escola pública no município de Jaçanã - RN. 2017. 64 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2017. |
pt_BR |
dc.description.resumen |
El presente trabajo se basó en su desarrollo, experiencias prácticas-
metodologías en la enseñanza de la Biología a través de la construcción de valores trabajadas en
asociación con prácticas relacionadas con el desarrollo sostenible, consumismo, educación
medio ambiente y reciclaje de materia orgánica en el hogar y en las escuelas, a través del proceso de
abono elaborado por los propios alumnos a base de lombrices de tierra californianas.
El proyecto de desarrollo sostenible y reciclaje de residuos orgánicos domésticos y escolares.
fue desarrollado en la Escuela Primaria y Secundaria Estatal Maestra Teresinha
Carolino de Souza, en el municipio de Jaçanã - RN, con el objetivo de fomentar y aportar conocimiento
estudiantes técnicos y científicos con 2do año "A" y "B" (59 estudiantes) de secundaria como
reciclaje temático, sustentabilidad y cultura minera, trabajando en la metodología de
vermicompostar de una manera teórica y práctica aún más clara sobre las definiciones de
consumo consciente. reciclaje de materia orgánica y la contribución de la extensión en el
ambiente escolar, además, para mostrar alternativas viables a la hora de pensar en desarrollar
esta nueva forma de gestionar los recursos naturales del planeta de una forma más
responsable, práctico y creativo, reutilizando los residuos orgánicos de sus
alimentación en el hogar y en la escuela. Los compostadores fueron fabricados por los estudiantes de la
También se llevó a cabo la reutilización de baldes de margarina vacíos y otros materiales alternativos.
una búsqueda del tesoro entre los tunnas beneficiarios del proyecto y se aplicaron cuestionarios antes y
post-evaluación al final de las actividades realizadas, en base a experiencias vividas
por los estudiantes en su vida diaria. Hubo gran interés e interés durante todo el proyecto.
desempeño de los estudiantes en los contenidos cubiertos. aunque algunos temas ya están
conocido, como el tema del reciclaje de materia orgánica. Entre las respuestas del
cuestionarios de diagnóstico de concepciones adquiridas, que un promedio del 90% de los estudiantes que
participó en la encuesta, entendió que las actividades contribuyeron a mejorar su
conocimiento. Los estudiantes demostraron, con la adopción de la metodología de compostadores, una
mayor comprensión de las características de Philo Annelida. lo que les llevó a adquirir concepciones
de causas y soluciones a diversos problemas ambientales observados en su vida diaria. |
pt_BR |