dc.contributor.advisor1 |
SANTOS, Michelle Gomes. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
SANTOS, M. G. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1ID |
SANTOS, MICHELLE GOMES |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6750817153778645 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
APOLINÁRIO, Marisa de Oliveira. |
|
dc.contributor.referee1ID |
APOLINÁRIO, M. O. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5934335225871856 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
CAMPOS, Ana Regina. |
|
dc.contributor.referee2ID |
CAMPOS, A. R. N. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2ID |
Campos, A. R. N. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2ID |
Campos, Ana R. N. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/9510211229362397 |
pt_BR |
dc.contributor.referee3 |
MEDEIROS, Maria Franco Trindade. |
|
dc.contributor.referee3ID |
MEDEIROS, M. F. T. |
pt_BR |
dc.contributor.referee3ID |
Medeiros, Maria F. T. |
pt_BR |
dc.contributor.referee3ID |
Medeiros, Maria Franco. |
pt_BR |
dc.contributor.referee3Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1164256449539227 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
A Educação é uma conquista do ser humano frente aos sistemas educacionais de cada país. O
Projovem Campo ''Saberes da Terra" é um programa de escolarização de jovens e familiares
agricultores em nível fundamental dentro da modalidade Educação de Jovens e Adultos
(EJA), integrado à qualificação social e profissiOnal. O objetivo do presente trabalho foi
desenvolver JUnto aos alunos do referido proJeto metodoJogias que, integradas aos seus
conhecimentos prévios. pudessem facilitar o aprendizado em sala de aula numa escola do
Distrito do Melo (Cuité-PB). Foi um estudo de natureza qualitativa, tendo o intuito de analisar
os possíveis impactos sociais e transformadores. Os sujeitos da pesquisa foram os alunos da
Escola Municipal de Ensino Fundamental Domiciano de Queiroz (primeiro momento,
aplicação do questionário I: l2~ segundo momento, aplicação do questionário 2. n=09) no
Distrito do Melo. O período total das atividades foi de fevereiro de 2015 a dezembro de 2016.
Quanto ao levantamento de dados, foram aplicados dois questionários sobre o tema a ser
pesquisado. Por fim, os dados obtidos foram analisados e trabalhados como quadros
(resultados quaJitativos) e também como frequencias percentuais (resultados quantitativos),
exibidos em gráficos. Dentre os que participaram do primeiro momento (n=12), observamos
que a maioria (66,67%) era do gênero masculmo Quando questionados sobre como eles
classificavam os temas abordados em sala de aula, 41 ,67% classificaram os conteúdos como
bons. Todos os entrevistados mostraram percepções positivas sobre o programa no qual
estavam inseridos. Nas atividades extra curriculares, dentre muitas, pode-se destacar a
produção de licores reg1onais, geléias de frutas produzidas pela comunidade, produção de
bolo de milho e a produção de material de limpeza. Os alunos ex1biram total interesse por um
modelo de educação que incluísse a realidade sócio ambiental na qual estão inseridos.
Consideramos que intervenções mais aprofundadas e continuadas são imprescindíveis a
fixação do homem do campo nas comunidades rurais. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Educação e Saúde - CES |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Ensino-Aprendizagem |
pt_BR |
dc.title |
A importância do projovem campo "Saberes da Terra" na comunidade do distrito do Melo, Cuité-PB. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2017-02 |
|
dc.description.abstract |
Educatíon ís a human's achíevement face to the educational systems of each country. The
Projovem Campo "Saberes da Terra" is a educational program for young people and family
farmers at a fundamental levei, within the Educação de Jovens e Adultos (EJA) modality,
integrated with social and professional qualification. The objective ofthe present study was to
develop with the students of thís project methodologies that, integrated with their previous
knowledge, could facilitate the leaming in the classroom in a school in the District of Melo
(Cuité-PB). It was a qualitative study, with the purpose of analyzing the possible social and
transformational impacts. Tbe subjects of tbe research were the students of the Escola
Municipal de Ensino Fundamental Domiciano de Queiroz (first moment: n = 12, second
moment: n = 09) in the Distrito do Melo. The total period of activities was from February
2015 to December 2016. As for the data collection, two questionnaires were app1ied on the
subject to be researched. Finally, the data obtained were analyzed and worked as tables
(qualitative results) and also as percentage frequencies (quantitative results), shown in graphs.
Among those who participated in the first stage (n - 12), we observed that the majority
(66.67%) were of the masculine gender. When questioned about how they ranked the topics
covered in the classroom, 41.67% rated the content as good. All the interviewees showed
positive perceptions about the program in which they were inserted. Extracurricular activities
include the production ofregionalliqueurs, fruitjams produced by the community, production
o f com cake and the production o f cleaning materiais. The students showed total interest in an
education model that included the socio-environmental reality in which they are inserted. We
believe that more in-depth and ongoing interventions are essential to the establishment of
rural man in rural cornmunities. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20086 |
|
dc.date.accessioned |
2021-07-19T14:35:54Z |
|
dc.date.available |
2021-07-19 |
|
dc.date.available |
2021-07-19T14:35:54Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Educação de jovens e adultos |
pt_BR |
dc.subject |
EJA |
pt_BR |
dc.subject |
Projovem campo |
pt_BR |
dc.subject |
Projovem - EJA |
pt_BR |
dc.subject |
Youth and adult education |
pt_BR |
dc.subject |
New field |
pt_BR |
dc.subject |
Projovem - EJA |
pt_BR |
dc.subject |
Educación de jóvenes y adultos |
pt_BR |
dc.subject |
Nuevo campo |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
OLIVEIRA, Ana Maria. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The importance of the new field "Saberes da Terra" in the community of the district of Melo, Cuité-PB. |
pt_BR |
dc.title.alternative |
La importancia del nuevo campo "Saberes da Terra" en la comunidad del distrito de Melo, Cuité-PB. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
OLIVEIRA, Ana Maria. A importância do projovem campo "Saberes da Terra" na comunidade do distrito do Melo, Cuité-PB. 2017. 43. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2017. |
pt_BR |
dc.description.resumen |
La educación es un logro del ser humano frente a los sistemas educativos de cada país. O
Projovem Campo '' Saberes da Terra '' es un programa de escolarización para jóvenes y sus familias
agricultores a nivel fundamental dentro de la modalidad de Educación de Jóvenes y Adultos
(EJA), integrado con la calificación social y profesional. El objetivo de este trabajo fue
a desarrollar junto a los alumnos del citado proyecto metodológico que, integrado en su
conocimiento previo. podría facilitar el aprendizaje en el aula en una escuela del
Distrito de Melo (Cuité-PB). Fue un estudio cualitativo, con el objetivo de analizar
los posibles impactos sociales y transformadores. Los sujetos de investigación fueron los estudiantes de la
Escuela Primaria Municipal Domiciano de Queiroz (primero,
aplicación del cuestionario I: 12 ~ segundo momento, aplicación del cuestionario 2. n = 09) no
Distrito de Melo. El período total de actividades fue de febrero de 2015 a diciembre de 2016.
En cuanto a la recolección de datos, se aplicaron dos cuestionarios sobre el tema a ser
buscado. Finalmente, los datos obtenidos se analizaron y trabajaron en forma de tablas.
(resultados cuantitativos) y también como frecuencias porcentuales (resultados cuantitativos),
mostrado en gráficos. Entre los que participaron en el primer momento (n = 12), observamos
que la mayoría (66,67%) eran hombres. Cuando se les preguntó cómo
clasificó los temas tratados en el aula, el 41,67% clasificó los contenidos como
Bien. Todos los encuestados mostraron percepciones positivas sobre el programa en el que
fueron insertados. En las actividades extracurriculares, entre muchas, la
producción de licores regionales, jaleas de frutas de producción comunitaria, producción de
torta de maíz y la producción de material de limpieza. Los estudiantes mostraron pleno interés en un
modelo educativo que incluye la realidad socioambiental en la que se insertan.
Creemos que las intervenciones más profundas y continuas son esenciales para
asentamiento de la población rural en comunidades rurales. |
pt_BR |