dc.creator.ID |
MOREIRA, T. R. A. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3213722450034598 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
FEITOSA, Izayana Pereira. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
FEITOSA, I. P. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5365348809105212 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
JUSTINO FILHO, José. |
|
dc.contributor.referee1ID |
JUSTINO FILHO, J. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/9425252130057715 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
AGRA, Glenda. |
|
dc.contributor.referee2ID |
AGRA, G. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4881187066358568 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
Este trabalho teve como objetivo conhecer as concepções dos acadêmicos do décimo período
do curso de Enfermagem da Universidade Federal de Campina Grande, campus Cuité, acerca
da atuação do enfermeiro no CAPS. Trata·se de um estudo descritivo sob a perspectiva da
abordagem qualitativa que contou com a participação de 19 estudantes, 14% do sexo feminino
e 5% do sexo masculino com faixa etária média de 26,89 anos, que responderam um
questionário semiestruturado. Os dados foram analisados por meio da técnica da análise de
conteúdo proposta por Bardin. Os resultados desta pesquisa demonstraram que os acadêmicos
apresentam concepções bem elaboradas acerca da doença mental. O cuidado ao paciente
portador de doença mental foi abordado nas disciplinas Saúde Mental, Psiquiatria e Psicologia.
Os estudantes relataram que as ações desenvolvidas em seus estágios de saúde mental são de
caráter recreativo, e disseram não ter dificuldades na realização das mesmas. Em relação as
abordagens de cuidar que foram repassadas para os estudantes, os mesmo discorreram que foi
de maneira satisfatória, explanando assistência humanizada e holística, relacionando os pontos
principais que devem ser preconizados na assistência de enfermagem a um paciente com
transtorno mental e que portanto conhecem o papel do enfermeiro no CAPS. Quando
questionados se sentem·se aptos a trabalharem no CAPS metade dos entrevistados disseram
que não e a outra metade afirmaram que sim. Esses resultados foram discutidos com base nos
aportes teóricos e nos estudos empíricos pertinentes. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Educação e Saúde - CES |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Enfermagem Psiquiátrica |
pt_BR |
dc.title |
A atuação do enfermeiro do CAPS: concepções dos acadêmicos de enfermagem. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2014 |
|
dc.description.abstract |
This study aimed to know the conceptions o f academics of the tenth semester o f the Nursing
coursc ofthe Federal University ofCampina Grande, Cuité campus, about the role ofnurses in
CAPS. This is a descriptive study under the qualitative perspective ofthe approach that included
the participation o f 19 students, 14% female and 5% mal e with an average age o f 26.89 years,
who answered a semi-structurcd questionnaire. Thc data were analyzed by the tcchnique of
contcnt analysis proposed by Bardin. The results of this research showed that academicians
present elaborate conceptions about mental illness. Care to patients with mental illness was
discussed in the disciplines Mental I Jealth. Psychiatry and Psychology. Students reported that
thc actions developed in their stages of mental health are recreational charactcr, and they said
had no difficulties in meeting them. Regarding the approaches of caring, have been passed to
thc students, they discoursed that was satisfactol) manner, explaining human assistance and
holistic care, listing the key points that should be recommended in the nursing care for a patient
with a mental disorder and thcrefore know the role ofnurses in CAPS. When asked ifthey feel
able to work in CAPS, half of those interviewed said no and the other half said yes. These
results were discussed based on theoretical issues and relevant empirical studies. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20099 |
|
dc.date.accessioned |
2021-07-19T17:42:16Z |
|
dc.date.available |
2021-07-19 |
|
dc.date.available |
2021-07-19T17:42:16Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Saúde mental |
pt_BR |
dc.subject |
Estudantes |
pt_BR |
dc.subject |
Enfermagem |
pt_BR |
dc.subject |
Enfermagem psiquiátrica |
pt_BR |
dc.subject |
CAPS - enfermeiros |
pt_BR |
dc.subject |
Enfermeiro - CAPS - atuação |
pt_BR |
dc.subject |
Mental health |
pt_BR |
dc.subject |
Nursing |
pt_BR |
dc.subject |
CAPS - nurses |
pt_BR |
dc.subject |
Students |
pt_BR |
dc.subject |
Psychiatric Nursing |
pt_BR |
dc.subject |
Nurse - CAPS - performance |
pt_BR |
dc.subject |
Salud mental |
pt_BR |
dc.subject |
Enfermería |
pt_BR |
dc.subject |
CAPS - enfermeras |
pt_BR |
dc.subject |
Estudiantes |
pt_BR |
dc.subject |
Enfermería psiquiátrica |
pt_BR |
dc.subject |
Enfermera - CAPS - rendimiento |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
MOREIRA, Thannize Raquel de Alencar. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The role of nurses at CAPS: conceptions of nursing students. |
pt_BR |
dc.title.alternative |
El papel de las enfermeras en CAPS: concepciones de los estudiantes de enfermería. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
MOREIRA, Thannize Raquel de Alencar. A atuação do enfermeiro do CAPS: concepções dos acadêmicos de enfermagem. 2014. 72 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Bacharelado em Enfermagem, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2014. |
pt_BR |
dc.description.resumen |
Este trabajo tuvo como objetivo conocer las concepciones de los académicos del décimo período.
del curso de Enfermería de la Universidad Federal de Campina Grande, campus Cuité, sobre
el papel de las enfermeras en CAPS. Este es un estudio descriptivo desde la perspectiva de
enfoque cualitativo con la participación de 19 estudiantes, 14% mujeres
y 5% hombres con una edad promedio de 26,89 años, que respondieron una
cuestionario semiestructurado. Los datos se analizaron mediante la técnica de análisis de
contenido propuesto por Bardin. Los resultados de esta investigación demostraron que los académicos
Presentar concepciones bien desarrolladas sobre la enfermedad mental. atencion al paciente
Se abordó a una persona con una enfermedad mental en las asignaturas Salud Mental, Psiquiatría y Psicología.
Los estudiantes informaron que las acciones desarrolladas en sus etapas de salud mental son de
carácter recreativo, y dijeron que no tuvieron dificultades para llevarlos a cabo. En relación a
enfoques de la atención que se transmitieron a los estudiantes, dijeron que era
satisfactoriamente, explicando el cuidado humanizado y holístico, enumerando los puntos
que debe recomendarse en cuidados de enfermería para un paciente con
trastorno mental y por tanto conocer el papel de las enfermeras en CAPS. Cuándo
Cuando se les preguntó si se sentían capaces de trabajar en el CAPS, la mitad de los entrevistados dijo
que no y la otra mitad dijo que sí. Estos resultados se discutieron con base en la
aportes teóricos y estudios empíricos relevantes. |
pt_BR |