DSpace/Manakin Repository

A atuação do enfermeiro do CAPS: concepções dos acadêmicos de enfermagem.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID MOREIRA, T. R. A. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/3213722450034598 pt_BR
dc.contributor.advisor1 FEITOSA, Izayana Pereira.
dc.contributor.advisor1ID FEITOSA, I. P. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/5365348809105212 pt_BR
dc.contributor.referee1 JUSTINO FILHO, José.
dc.contributor.referee1ID JUSTINO FILHO, J. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/9425252130057715 pt_BR
dc.contributor.referee2 AGRA, Glenda.
dc.contributor.referee2ID AGRA, G. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/4881187066358568 pt_BR
dc.description.resumo Este trabalho teve como objetivo conhecer as concepções dos acadêmicos do décimo período do curso de Enfermagem da Universidade Federal de Campina Grande, campus Cuité, acerca da atuação do enfermeiro no CAPS. Trata·se de um estudo descritivo sob a perspectiva da abordagem qualitativa que contou com a participação de 19 estudantes, 14% do sexo feminino e 5% do sexo masculino com faixa etária média de 26,89 anos, que responderam um questionário semiestruturado. Os dados foram analisados por meio da técnica da análise de conteúdo proposta por Bardin. Os resultados desta pesquisa demonstraram que os acadêmicos apresentam concepções bem elaboradas acerca da doença mental. O cuidado ao paciente portador de doença mental foi abordado nas disciplinas Saúde Mental, Psiquiatria e Psicologia. Os estudantes relataram que as ações desenvolvidas em seus estágios de saúde mental são de caráter recreativo, e disseram não ter dificuldades na realização das mesmas. Em relação as abordagens de cuidar que foram repassadas para os estudantes, os mesmo discorreram que foi de maneira satisfatória, explanando assistência humanizada e holística, relacionando os pontos principais que devem ser preconizados na assistência de enfermagem a um paciente com transtorno mental e que portanto conhecem o papel do enfermeiro no CAPS. Quando questionados se sentem·se aptos a trabalharem no CAPS metade dos entrevistados disseram que não e a outra metade afirmaram que sim. Esses resultados foram discutidos com base nos aportes teóricos e nos estudos empíricos pertinentes. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Educação e Saúde - CES pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Enfermagem Psiquiátrica pt_BR
dc.title A atuação do enfermeiro do CAPS: concepções dos acadêmicos de enfermagem. pt_BR
dc.date.issued 2014
dc.description.abstract This study aimed to know the conceptions o f academics of the tenth semester o f the Nursing coursc ofthe Federal University ofCampina Grande, Cuité campus, about the role ofnurses in CAPS. This is a descriptive study under the qualitative perspective ofthe approach that included the participation o f 19 students, 14% female and 5% mal e with an average age o f 26.89 years, who answered a semi-structurcd questionnaire. Thc data were analyzed by the tcchnique of contcnt analysis proposed by Bardin. The results of this research showed that academicians present elaborate conceptions about mental illness. Care to patients with mental illness was discussed in the disciplines Mental I Jealth. Psychiatry and Psychology. Students reported that thc actions developed in their stages of mental health are recreational charactcr, and they said had no difficulties in meeting them. Regarding the approaches of caring, have been passed to thc students, they discoursed that was satisfactol) manner, explaining human assistance and holistic care, listing the key points that should be recommended in the nursing care for a patient with a mental disorder and thcrefore know the role ofnurses in CAPS. When asked ifthey feel able to work in CAPS, half of those interviewed said no and the other half said yes. These results were discussed based on theoretical issues and relevant empirical studies. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20099
dc.date.accessioned 2021-07-19T17:42:16Z
dc.date.available 2021-07-19
dc.date.available 2021-07-19T17:42:16Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Saúde mental pt_BR
dc.subject Estudantes pt_BR
dc.subject Enfermagem pt_BR
dc.subject Enfermagem psiquiátrica pt_BR
dc.subject CAPS - enfermeiros pt_BR
dc.subject Enfermeiro - CAPS - atuação pt_BR
dc.subject Mental health pt_BR
dc.subject Nursing pt_BR
dc.subject CAPS - nurses pt_BR
dc.subject Students pt_BR
dc.subject Psychiatric Nursing pt_BR
dc.subject Nurse - CAPS - performance pt_BR
dc.subject Salud mental pt_BR
dc.subject Enfermería pt_BR
dc.subject CAPS - enfermeras pt_BR
dc.subject Estudiantes pt_BR
dc.subject Enfermería psiquiátrica pt_BR
dc.subject Enfermera - CAPS - rendimiento pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator MOREIRA, Thannize Raquel de Alencar.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The role of nurses at CAPS: conceptions of nursing students. pt_BR
dc.title.alternative El papel de las enfermeras en CAPS: concepciones de los estudiantes de enfermería. pt_BR
dc.identifier.citation MOREIRA, Thannize Raquel de Alencar. A atuação do enfermeiro do CAPS: concepções dos acadêmicos de enfermagem. 2014. 72 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Bacharelado em Enfermagem, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2014. pt_BR
dc.description.resumen Este trabajo tuvo como objetivo conocer las concepciones de los académicos del décimo período. del curso de Enfermería de la Universidad Federal de Campina Grande, campus Cuité, sobre el papel de las enfermeras en CAPS. Este es un estudio descriptivo desde la perspectiva de enfoque cualitativo con la participación de 19 estudiantes, 14% mujeres y 5% hombres con una edad promedio de 26,89 años, que respondieron una cuestionario semiestructurado. Los datos se analizaron mediante la técnica de análisis de contenido propuesto por Bardin. Los resultados de esta investigación demostraron que los académicos Presentar concepciones bien desarrolladas sobre la enfermedad mental. atencion al paciente Se abordó a una persona con una enfermedad mental en las asignaturas Salud Mental, Psiquiatría y Psicología. Los estudiantes informaron que las acciones desarrolladas en sus etapas de salud mental son de carácter recreativo, y dijeron que no tuvieron dificultades para llevarlos a cabo. En relación a enfoques de la atención que se transmitieron a los estudiantes, dijeron que era satisfactoriamente, explicando el cuidado humanizado y holístico, enumerando los puntos que debe recomendarse en cuidados de enfermería para un paciente con trastorno mental y por tanto conocer el papel de las enfermeras en CAPS. Cuándo Cuando se les preguntó si se sentían capaces de trabajar en el CAPS, la mitad de los entrevistados dijo que no y la otra mitad dijo que sí. Estos resultados se discutieron con base en la aportes teóricos y estudios empíricos relevantes. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta