DSpace Repository

O uso do Google tradutor como ferramenta pedagógica no ensino de língua inglesa: uma proposta de sequência didática.

Show simple item record

dc.contributor.advisor1 QUEIROGA, Marcílio Garcia de.
dc.contributor.advisor1ID QUEIROGA, M. G. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/1587726556477554 pt_BR
dc.contributor.referee1 SILVA , Fabione Gomes da.
dc.contributor.referee2 BRAGA, Elinaldo Menezes.
dc.description.resumo O presente estudo tem como objetivo apresentar discussões sobre o uso da ferramenta de tradução automática do Google Tradutor como aparato tecnológico didático no ensino e aprendizagem de Língua Inglesa, além de propor uma sequência para a sua aplicabilidade. Primeiramente, faz-se um breve percurso histórico metodológico sobre o ensino aprendizagem de língua estrangeira e as eventuais práticas tradutórias nesses métodos em sala de aula. Diante disso, serão direcionadas algumas reflexões sobre as atuais perspectivas do ensino da tradução nas aulas de Língua Inglesa. Em seguida, serão revisadas questões sobre o advento da tecnologia no ambiente escolar bem como a importância de se trabalhar com tais recursos em sala de aula. Dando-se ênfase a chegada da tecnologia nos Estudos da Tradução e seus desdobramentos, tais como o campo da tradução e tecnologia as quais deram origem à subárea da tradução automática e as ferramentas de auxílio à tradução. Por fim, será proposto uma Sequência Didática que trará atividades que incluem: a tradução automática do conto de Rapunzel, a pós-edição dessas traduções, revisão e discussões sociais e culturais. Assim, se trata de uma pesquisa de cunho bibliográfico, cujo como aporte teórico tem como base os princípios de Alfaro e Dias (1998), Leffa (1988), Branco (2014), Brown (2001), Mossop (2014), Paiva (2008), Marcuschi (2008), Niño (2004), Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), entre outros. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.title O uso do Google tradutor como ferramenta pedagógica no ensino de língua inglesa: uma proposta de sequência didática. pt_BR
dc.date.issued 2017-09-12
dc.description.abstract The present study aims to present discussions about the use of the machine translation tool of Google Translate as technological didactic apparatus in the teaching and learning of English Language, and propose a sequence for its applicability. First of all, a brief historical methodological course on teachinglearning of foreign language and possible translational practices in these methods in the classroom is made. Therefore, some reflections will be directed on the current perspectives of the teaching of the translation in the classes of English Language. Then, it will review some questions about the advent of technology in the school environment as well as the importance of working with such resources in the classroom. Emphasis is given to the arrival of technology in Translation Studies and its developments, such as the field of translation and technology which gave rise to the subarea of machine translation and translation tools. Finally, a Didactic Sequence will be proposed, which will include activities that include: the machine translation of Rapunzel's short story, the postediting of these translations, review, social and cultural discussions. Thus, it is a bibliographical research whose theoretical contribution is based on the principles of Alfaro and Dias (1998), Leffa (1988), Branco (2014), Brown (2001), Mossop (2014), Paiva (2008), Marcuschi (2008), Niño (2004), Dolz, Noverraz and Schneuwly (2004), among others. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20126
dc.date.accessioned 2021-07-20T13:04:34Z
dc.date.available 2021-07-20
dc.date.available 2021-07-20T13:04:34Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Língua inglesa - tradução pt_BR
dc.subject Google tradutor pt_BR
dc.subject Ferramenta pedagógica pt_BR
dc.subject Tradução automática pt_BR
dc.subject Sequência didática pt_BR
dc.subject English language - translation pt_BR
dc.subject Google translator pt_BR
dc.subject Teaching tool pt_BR
dc.subject Machine translation pt_BR
dc.subject Following teaching pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator FRANÇA, Gilmara Sarmento de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The use of Google translator as a pedagogical tool in English language teaching: a proposal for a didactic sequence. pt_BR
dc.identifier.citation FRANÇA, Gilmara Sarmento de. O uso do Google tradutor como ferramenta pedagógica no ensino de língua inglesa: uma proposta de sequência didática. 2017. 66f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Inglesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017. pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account