DSpace/Manakin Repository

Brinquedo terapêutico instrucional: preparando a criança para a quimioterapia endovenosa.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SANTOS, V. S. S. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/1439421343360906 pt_BR
dc.contributor.advisor1 CANTALICE, Anajás da Silva Cardoso.
dc.contributor.advisor1ID CARDOSO, A. S. pt_BR
dc.contributor.advisor1ID CANTALICE, ASC pt_BR
dc.contributor.advisor1ID CARDOSO, ANAJÁS DA SILVA pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/3251079218354154 pt_BR
dc.contributor.referee1 PIMENTEL, Edlene Régis Silva.
dc.contributor.referee1ID PIMENTEL, E.R.S pt_BR
dc.contributor.referee1ID PIMENTEL, Edlene Régis Silva pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/1671747203740126 pt_BR
dc.contributor.referee2 CARVALHO, Mariana Albernaz Pinheiro de.
dc.contributor.referee2ID CARVALHO, M. A. P. pt_BR
dc.contributor.referee2ID CARVALHO, MARIANA ALBERNAZ PINHEIRO DE pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/2522454119334432 pt_BR
dc.description.resumo As respostas nocivas não intencionais do tratamento quimioterápico, na criança oncológica a faz vivenciar rupturas em seu estilo de vida. Podendo afastar-se de seus amigos, da escola, de familiares, alterando seus hábitos alimentares e sua imagem corporal. Sendo assim, entende-se que há uma necessidade do brincar como forma para diminuir o estresse e o sofrimento gerado pela doença e pela terapêutica. O uso do Brinquedo Terapêutico lnstrucional (BTD pode representar uma intervenção eficaz para lidar com os impactos advindos do tratamento quimioterápico. Objetivo: Comparar os comportamentos expressos pelas crianças durante a quimioterapia endovenosa antes e a após da aplicação do brinquedo terapêutico instrucional. Materiais e Métodos: Trata-se de uma pesquisa descritiva exploratória, de abordagem quantitativa, não controlada do tipo "antes e depois", realizada no setor de oncologia pediátrica de um hosp·ital público, a amostra da pesquisa foi constituída por 1 O crianças, submetidas à quimioterapia endovenosa. Utilizou-se para a coleta de dados, um questionário específico, dividido em duas partes. A Parte I, coletada junto ao prontuário e a Parte II do instrumento que apresentou o formato de check-list e tratou de aspectos comportamentais e reações esboçadas durante tratamento quimioterápico antes e após a sessão de BTI. Foi utilizado ainda folha em branco com lápis e canetas coloridas (brinquedo terapêutico dramático - BTD) antes e após a sessão do BTJ para que a criança exteriorizasse suas emoções e logo ser submetida ao procedimento de (quimioterapia) QT endovenosa. A análise dos dados foi feita utilizando-se o programa SPSS (Statistical Packagefor the Social Sciences), sendo realizado o teste de Me Nemar e considerando um intervalo de confiança de 95%. Resultados: O câncer infantil mais frequente foi a Leucemia Linfoide Aguda (L.L.A) com 40% dos diagnósticos. Dos comportamentos analisados, percebeu-se redução significativa após o uso do BTI do comportamento "postura retraída. No que se refere ao BTD, houve uma adesão de 40% após o BTI. Conclusão: O BTI representou uma ferramenta importante no controle da ansiedade e sofrimento gerado pelo tratamento quimioterápico endovenoso, visto que reduziu significativamente o comportamento postura retraída, tomando o procedimento menos desagradável, minimizando a sensação dolorosa. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Educação e Saúde - CES pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Enfermagem Pediátrica pt_BR
dc.title Brinquedo terapêutico instrucional: preparando a criança para a quimioterapia endovenosa. pt_BR
dc.date.issued 2018-07-16
dc.description.abstract The unintended harmful responses of the chemotherapy treatment in the oncolog1cal child causes it to experience ruptures in its lifestyle. Y ou can move away from your fiiends, your school, your family, changing your eating habits and your body image. Therefore, it is understood that there is a need to play as a way to reduce the stress and suffering generated by the disease and the therapy. The use ofthe Instructional Therapeutic Toy (JTT) can represent an effective intervention to deal with the impacts arising from the chemotherapy treatment. Objective: To compare the behaviors expressed by children during intravenous chemotherapy before and after tbe application of the instructionaJ therapeutic toy. MateriaJs and Methods: This is an exploratory, quantitative, uncontrolled quantitative, "before and after" approach to pediatric oncology in a public hospital. The research sample consisted of I O children undergoing chemotherapy intravenous A specific questionnaire was used for the data collection, divided in two parts. Part I, collected from the medicai record and Part li of the instnunent that presented the checklist format, dealt with behavioral aspects and reactions sketched during chemotherapy treatment before and after the ITT session. It was also used blank sheet with colored pencils and pens (drama ti c therapeutic toy - DTT) before and after the session of the ITT so that the child exteriorized their emotions and soon to be submitted to the intravenous (chemotherapy) CT procedure. The data analysis was performed using the SPSS program (Statistica1 Package for the Social Sciences), and the Me Nemar test was performed, considering a 95% confidence interval. Results: The most common childhood cancer was acute lymphoid leukemia (LL) with 40% ofthe diagnoscs. Ofthe analyzed behaviors, a significant reduction was observed after the use o f ITT of the behavior "retracted posture. As regards DTT, there was a 40% adherence after ITT. Conclusion: ITT was an important tool to control the anxiety and suffering generated by the intravenous chemotherapy treatment, since it significantly reduced the retracted posture behavior, makring the procedure less unpleasant~ minimizing pain sensation. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20155
dc.date.accessioned 2021-07-21T12:12:42Z
dc.date.available 2021-07-21
dc.date.available 2021-07-21T12:12:42Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Jogos e brinquedos pt_BR
dc.subject Criança hospitalizada pt_BR
dc.subject Terapia combinada pt_BR
dc.subject Games and toys pt_BR
dc.subject Hospitalized child pt_BR
dc.subject Combined therapy pt_BR
dc.subject Juegos y juguetes pt_BR
dc.subject Niño hospitalizado pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SANTOS, Valeska Silva Souza.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Instructional therapeutic toy: preparing the child for intravenous chemotherapy. pt_BR
dc.title.alternative Juguete terapéutico instructivo: preparar al niño para la quimioterapia intravenosa. pt_BR
dc.identifier.citation SANTOS, Valeska Silva Souza. Brinquedo terapêutico instrucional: preparando a criança para a quimioterapia endovenosa. 2018. 49 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Bacharelado em Enfermagem, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2018. pt_BR
dc.description.resumen Respuestas nocivas no intencionales al tratamiento de quimioterapia en niños el cáncer la hace experimentar alteraciones en su estilo de vida. Poder alejarte de tus amigos, de la escuela, de los miembros de la familia, cambiando sus hábitos alimenticios y su imagen corporal. Ser por lo tanto, se entiende que existe la necesidad de jugar como una forma de reducir el estrés y el sufrimiento generado por la enfermedad y la terapia. El uso del juguete terapéutico Instruccional (BTD puede representar una intervención eficaz para hacer frente a los impactos derivados del tratamiento de quimioterapia. Objetivo: comparar los comportamientos expresados por los niños durante la quimioterapia intravenosa antes y después de la aplicación del juguete terapéutica instruccional. Materiales y métodos: esta es una investigación descriptiva enfoque exploratorio, cuantitativo, incontrolado "antes y después", realizado en el sector de oncología pediátrica de un hospital público, la muestra de investigación se constituyó por cada 10 niños, sometidos a quimioterapia intravenosa. Se utilizó para la recopilación de datos, un cuestionario específico, dividido en dos partes. Parte I, recopilada de la historia clínica y Parte II del instrumento que presentó el formato de la lista de verificación y abordó aspectos comportamiento y reacciones descritas durante el tratamiento de quimioterapia antes y después de la sesión de BTI. También se utilizó una hoja en blanco con lápices de colores y bolígrafos (juguete terapéutica dramática - BTD) antes y después de la sesión de BTJ para que el niño exteriorice sus emociones y luego someterse a quimioterapia intravenosa (quimioterapia). LA El análisis de los datos se realizó mediante el programa SPSS (Statistical Package for the Social) Ciencias), realizándose la prueba Me Nemar y considerando un intervalo de confianza de 95%. Resultados: el cáncer infantil más frecuente fue la leucemia linfoide aguda (A.L.A) con el 40% de los diagnósticos. De los comportamientos analizados, hubo una reducción significativo después del uso de la BTI de la conducta "postura retraída. Con respecto a la BTD, hubo una adherencia del 40% después de la BTI. Conclusión: BTI representó una herramienta importante en el control de la ansiedad y el sufrimiento que genera el tratamiento de quimioterapia intravenoso, ya que redujo significativamente el comportamiento de la postura retraída, tomando el procedimiento menos desagradable, minimizando la sensación dolorosa. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta