dc.creator.ID |
SANTOS, V. S. S. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1439421343360906 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
CANTALICE, Anajás da Silva Cardoso. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
CARDOSO, A. S. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1ID |
CANTALICE, ASC |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1ID |
CARDOSO, ANAJÁS DA SILVA |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3251079218354154 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
PIMENTEL, Edlene Régis Silva. |
|
dc.contributor.referee1ID |
PIMENTEL, E.R.S |
pt_BR |
dc.contributor.referee1ID |
PIMENTEL, Edlene Régis Silva |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1671747203740126 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
CARVALHO, Mariana Albernaz Pinheiro de. |
|
dc.contributor.referee2ID |
CARVALHO, M. A. P. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2ID |
CARVALHO, MARIANA ALBERNAZ PINHEIRO DE |
pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/2522454119334432 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
As respostas nocivas não intencionais do tratamento quimioterápico, na criança
oncológica a faz vivenciar rupturas em seu estilo de vida. Podendo afastar-se de seus amigos,
da escola, de familiares, alterando seus hábitos alimentares e sua imagem corporal. Sendo
assim, entende-se que há uma necessidade do brincar como forma para diminuir o estresse e
o sofrimento gerado pela doença e pela terapêutica. O uso do Brinquedo Terapêutico
lnstrucional (BTD pode representar uma intervenção eficaz para lidar com os impactos
advindos do tratamento quimioterápico. Objetivo: Comparar os comportamentos expressos
pelas crianças durante a quimioterapia endovenosa antes e a após da aplicação do brinquedo
terapêutico instrucional. Materiais e Métodos: Trata-se de uma pesquisa descritiva
exploratória, de abordagem quantitativa, não controlada do tipo "antes e depois", realizada no
setor de oncologia pediátrica de um hosp·ital público, a amostra da pesquisa foi constituída
por 1 O crianças, submetidas à quimioterapia endovenosa. Utilizou-se para a coleta de dados,
um questionário específico, dividido em duas partes. A Parte I, coletada junto ao prontuário e
a Parte II do instrumento que apresentou o formato de check-list e tratou de aspectos
comportamentais e reações esboçadas durante tratamento quimioterápico antes e após a sessão
de BTI. Foi utilizado ainda folha em branco com lápis e canetas coloridas (brinquedo
terapêutico dramático - BTD) antes e após a sessão do BTJ para que a criança exteriorizasse
suas emoções e logo ser submetida ao procedimento de (quimioterapia) QT endovenosa. A
análise dos dados foi feita utilizando-se o programa SPSS (Statistical Packagefor the Social
Sciences), sendo realizado o teste de Me Nemar e considerando um intervalo de confiança de
95%. Resultados: O câncer infantil mais frequente foi a Leucemia Linfoide Aguda (L.L.A)
com 40% dos diagnósticos. Dos comportamentos analisados, percebeu-se redução
significativa após o uso do BTI do comportamento "postura retraída. No que se refere ao BTD,
houve uma adesão de 40% após o BTI. Conclusão: O BTI representou uma ferramenta
importante no controle da ansiedade e sofrimento gerado pelo tratamento quimioterápico
endovenoso, visto que reduziu significativamente o comportamento postura retraída, tomando
o procedimento menos desagradável, minimizando a sensação dolorosa. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Educação e Saúde - CES |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Enfermagem Pediátrica |
pt_BR |
dc.title |
Brinquedo terapêutico instrucional: preparando a criança para a quimioterapia endovenosa. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2018-07-16 |
|
dc.description.abstract |
The unintended harmful responses of the chemotherapy treatment in the
oncolog1cal child causes it to experience ruptures in its lifestyle. Y ou can move away from your
fiiends, your school, your family, changing your eating habits and your body image. Therefore,
it is understood that there is a need to play as a way to reduce the stress and suffering generated
by the disease and the therapy. The use ofthe Instructional Therapeutic Toy (JTT) can represent
an effective intervention to deal with the impacts arising from the chemotherapy treatment.
Objective: To compare the behaviors expressed by children during intravenous chemotherapy
before and after tbe application of the instructionaJ therapeutic toy. MateriaJs and Methods:
This is an exploratory, quantitative, uncontrolled quantitative, "before and after" approach to
pediatric oncology in a public hospital. The research sample consisted of I O children
undergoing chemotherapy intravenous A specific questionnaire was used for the data
collection, divided in two parts. Part I, collected from the medicai record and Part li of the
instnunent that presented the checklist format, dealt with behavioral aspects and reactions
sketched during chemotherapy treatment before and after the ITT session. It was also used blank
sheet with colored pencils and pens (drama ti c therapeutic toy - DTT) before and after the
session of the ITT so that the child exteriorized their emotions and soon to be submitted to the
intravenous (chemotherapy) CT procedure. The data analysis was performed using the SPSS
program (Statistica1 Package for the Social Sciences), and the Me Nemar test was performed,
considering a 95% confidence interval. Results: The most common childhood cancer was acute
lymphoid leukemia (LL) with 40% ofthe diagnoscs. Ofthe analyzed behaviors, a significant
reduction was observed after the use o f ITT of the behavior "retracted posture. As regards DTT,
there was a 40% adherence after ITT. Conclusion: ITT was an important tool to control the
anxiety and suffering generated by the intravenous chemotherapy treatment, since it
significantly reduced the retracted posture behavior, makring the procedure less unpleasant~
minimizing pain sensation. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20155 |
|
dc.date.accessioned |
2021-07-21T12:12:42Z |
|
dc.date.available |
2021-07-21 |
|
dc.date.available |
2021-07-21T12:12:42Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Jogos e brinquedos |
pt_BR |
dc.subject |
Criança hospitalizada |
pt_BR |
dc.subject |
Terapia combinada |
pt_BR |
dc.subject |
Games and toys |
pt_BR |
dc.subject |
Hospitalized child |
pt_BR |
dc.subject |
Combined therapy |
pt_BR |
dc.subject |
Juegos y juguetes |
pt_BR |
dc.subject |
Niño hospitalizado |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SANTOS, Valeska Silva Souza. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Instructional therapeutic toy: preparing the child for intravenous chemotherapy. |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Juguete terapéutico instructivo: preparar al niño para la quimioterapia intravenosa. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SANTOS, Valeska Silva Souza. Brinquedo terapêutico instrucional: preparando a criança para a quimioterapia endovenosa. 2018. 49 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Bacharelado em Enfermagem, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2018. |
pt_BR |
dc.description.resumen |
Respuestas nocivas no intencionales al tratamiento de quimioterapia en niños
el cáncer la hace experimentar alteraciones en su estilo de vida. Poder alejarte de tus amigos,
de la escuela, de los miembros de la familia, cambiando sus hábitos alimenticios y su imagen corporal. Ser
por lo tanto, se entiende que existe la necesidad de jugar como una forma de reducir el estrés y
el sufrimiento generado por la enfermedad y la terapia. El uso del juguete terapéutico
Instruccional (BTD puede representar una intervención eficaz para hacer frente a los impactos
derivados del tratamiento de quimioterapia. Objetivo: comparar los comportamientos expresados
por los niños durante la quimioterapia intravenosa antes y después de la aplicación del juguete
terapéutica instruccional. Materiales y métodos: esta es una investigación descriptiva
enfoque exploratorio, cuantitativo, incontrolado "antes y después", realizado en el
sector de oncología pediátrica de un hospital público, la muestra de investigación se constituyó
por cada 10 niños, sometidos a quimioterapia intravenosa. Se utilizó para la recopilación de datos,
un cuestionario específico, dividido en dos partes. Parte I, recopilada de la historia clínica y
Parte II del instrumento que presentó el formato de la lista de verificación y abordó aspectos
comportamiento y reacciones descritas durante el tratamiento de quimioterapia antes y después de la sesión
de BTI. También se utilizó una hoja en blanco con lápices de colores y bolígrafos (juguete
terapéutica dramática - BTD) antes y después de la sesión de BTJ para que el niño exteriorice
sus emociones y luego someterse a quimioterapia intravenosa (quimioterapia). LA
El análisis de los datos se realizó mediante el programa SPSS (Statistical Package for the Social)
Ciencias), realizándose la prueba Me Nemar y considerando un intervalo de confianza de
95%. Resultados: el cáncer infantil más frecuente fue la leucemia linfoide aguda (A.L.A)
con el 40% de los diagnósticos. De los comportamientos analizados, hubo una reducción
significativo después del uso de la BTI de la conducta "postura retraída. Con respecto a la BTD,
hubo una adherencia del 40% después de la BTI. Conclusión: BTI representó una herramienta
importante en el control de la ansiedad y el sufrimiento que genera el tratamiento de quimioterapia
intravenoso, ya que redujo significativamente el comportamiento de la postura retraída, tomando
el procedimiento menos desagradable, minimizando la sensación dolorosa. |
pt_BR |