dc.contributor.advisor1 |
OLIVEIRA, Marciel Medeiros de. |
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dc.contributor.advisor1ID |
OLIVEIRA, M. M. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/8260723751025226 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
SANTOS, Jaqueline Aparecida Foratto Lixandrão. |
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dc.contributor.referee1ID |
SANTOS, J. A. F. L. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1ID |
JAQUELINE APARECIDA FORATTO LIXANDRÃO SANTOS |
pt_BR |
dc.contributor.referee1ID |
JAQUELINE LIXANDRÃO SANTOS |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4866964083641498 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
SILVA, Jussiê Ubaldo da. |
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dc.contributor.referee2ID |
SILVA, J. U. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3028612736218078 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
O objetivo a ser trabalhado é fazer de modo elementar uma relação entre Matemática e
a :Ylúsica, desde a Grécia Antiga, nas quais serão abordadas algumas escalas musicais.
Sabe-se mediante fatos históricos que Pitágoras foi o primeiro a iniciar esse processo
de estudos onde envolvia a Matemática e a Música, juntamente com sus alunos. Foi
até de um de seus alunos, Arquitas, que teria definido a música como uma das quatro
ciências matemática a serem lecionadas na Europa na Idade Média. Esle trabalho
tenta apresentar de forma simples algumas interações entre Matemática e Música, fa-
zendo uma análise de a algumas proporções musicais que auxiliam na observação da
escala musical Pitagórica e suas particularidades, através do estudo do monocórdio.
Introduziremos também. o conceito e as vantagens da escala temperada, aquela que é
usada pelos músicos ocidentais atualmente. Pretendemos, ainda, analisar o processo
de construção de algumas escalas musicais, dentre elas, osmodos de escalas utilizadas
na Grécia Antiga, baseada em razões de números inteiros e a Escala Temperada, lar-
gamente utilizada na música ocidental. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Educação e Saúde - CES |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Matemática |
pt_BR |
dc.title |
Matemática e música: tópicos elementares do monocórdio ao violão. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2017-04-05 |
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dc.description.abstract |
Thc objectivc to be workcd isto makc clemcntnry a relationship bctwccn Mathmnatics
and Music, from Ancicnt Grcerc, in which will be approachcd some musical sca.lcs. It
is known through historical facts that PitÃjgoras was the first to begin thts process
of studics where it involvcd Mathcmatics and Music togcthcr with its studcnts. It
was even onc of his pupils, Ardütas. who \\'Ould have defined music as onc of the four
mathematical scienccs to bc• taught in Europc in thc t-.Iiddlc Ages. This work lrles to
prcsent in a simple way some interactions bctwccn t-.1athematics and Musit, making
an analysis of the some mu.'lical proportions that hclp in the observation of thc musical
scalc Pythagorean and its p~trticularitics, through t he study of the monochord. Wc will
also introducc the conccpl and advantagcs of lhe tempcrcd scale, thc onc tha.l is used
by Wcstcrn musicians today. We also intend lo analyzc thc process of construclion of
some musical scalcs, among them, thc scalcs modes usrd in Ancient Grccce, bascd on
intcgcr ratios and thc Tcmpcred Scalc, wirlrly uscd in westcrn music. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20159 |
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dc.date.accessioned |
2021-07-21T12:54:26Z |
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dc.date.available |
2021-07-21 |
|
dc.date.available |
2021-07-21T12:54:26Z |
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dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Matemática e música |
pt_BR |
dc.subject |
Monocórdio |
pt_BR |
dc.subject |
Matemática elementar |
pt_BR |
dc.subject |
Teoria musical |
pt_BR |
dc.subject |
Math and music |
pt_BR |
dc.subject |
Monochord |
pt_BR |
dc.subject |
Elementary math |
pt_BR |
dc.subject |
Musical theory |
pt_BR |
dc.subject |
Matemáticas y música |
pt_BR |
dc.subject |
Monocordio |
pt_BR |
dc.subject |
Matemáticas elementales |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
NASCIMENTO, Ricardo da Silva. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Mathematics and music: elementary topics from monochord to guitar. |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Matemáticas y música: temas elementales desde monocordio hasta guitarra. |
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dc.identifier.citation |
Nascimento, Ricardo da Silva. Matemática e música: tópicos elementares do monocórdio ao violão. 2017. 30 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Matemática, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2017. |
pt_BR |
dc.description.resumen |
El objetivo a trabajar es realizar una relación elemental entre las Matemáticas y :Ylúsica, desde la Antigua Grecia, en la que se abordarán algunas escalas musicales. Se sabe por hechos históricos que Pitágoras fue el primero en iniciar este proceso de estudios que involucró a las Matemáticas y la Música, junto con sus alumnos. Fue incluso uno de sus alumnos, Arquitas, quien habría definido la música como una de las cuatro ciencias matemáticas que se enseñaban en Europa en la Edad Media. Este trabajo trata de presentar de manera sencilla algunas interacciones entre las Matemáticas y la Música, haciendo un análisis de algunas proporciones musicales que ayuden en la observación de la escala musical pitagórica y sus particularidades, a través del estudio del monocordio. También presentaremos. el concepto y las ventajas de la escala temperada, la que utilizan los músicos occidentales en la actualidad. También pretendemos analizar el proceso de construcción de algunas escalas musicales, entre ellas, los modos de escala utilizados en la Antigua Grecia, basados en proporciones de números enteros, y la Escala Templada, muy utilizada en la música occidental. |
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