DSpace/Manakin Repository

A contribuição do estágio supervisionado e do PIBID para o uso de múltiplas linguagens na geografia escolar.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SOUSA, E. D. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/6689622608175220 pt_BR
dc.contributor.advisor1 OLIVEIRA, Mariana Borba de.
dc.contributor.advisor1ID OLIVEIRA, M. B. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/4470015201507206 pt_BR
dc.contributor.referee1 DI LORENZO, Ivanalda Dantas Nóbrega.
dc.contributor.referee2 OLIVEIRA, Aldo Gonçalves de.
dc.description.resumo O presente trabalho tem como objetivo compreender de que forma o Estágio Supervisionado e o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID) podem contribuir com o processo de ensino aprendizagem de geografia. Assim, pensando a importância do desenvolvimento critico­reflexivo do educando e das metodologias adotadas em sala de aula para a construção do conhecimento geográfico escolar, o uso de múltiplas linguagens possibilita de forma significativa a construção do conhecimento do educando. Desse modo, por meio da atuação no Estágio Supervisionado em Geografia II, realizado durante o mês de agosto de 2013 na Escola M.E.I.E.F. Cecilia Estolano Meireles no 6º ano B e de um estudo do meio realizado no município de São José de Piranhas-­PB, à transposição do Rio São Francisco em setembro de 2015, com os bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e turmas do 8º B e 9º ano B, da Escola E.E.F.M Professor Crispim Coelho, foi possível usar de variadas linguagens no ensino de temáticas geográficas para facilitar a compreensão do conteúdo por parte dos discentes. Para tanto, a construção da pesquisa em questão se deu a partir de um levantamento bibliográfico atrelado as experiências vivenciadas em sala de aula, onde foi possível fazer uma reflexão sobre a importância das metodologias e linguagens utilizadas no Ensino de Geografia. Assim foi visto, no final da pesquisa, que as múltiplas linguagens no Ensino de Geografia contribuem de forma significativa na compreensão do conhecimento e temáticas geográficas no processo de aprendizagem no ambiente escolar. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Geografia. pt_BR
dc.title A contribuição do estágio supervisionado e do PIBID para o uso de múltiplas linguagens na geografia escolar. pt_BR
dc.date.issued 2016
dc.description.abstract This work intends to analyze how the supervised practice and the PIBID can contribute to teaching and learning process of geography. Thus, Thus, considering the importance used in the classroom to construct the school geographic knowledge, and how the use of multiple languages enables the construction of the student's knowledge. Thus, by acting on the Supervised Practice in Geography II, executed during the month of August 2013 at M.E.I.E.F. Cecilia Estolano Meireles School in the 6th grade B and an environment study executed in São José de Piranhas­PB, the transposition of the São Francisco River in September 2015, with the scholarship students of Teaching Starting Institutional Program (PIBID) and classes of 8th grade B and 9th grade B, of E.E.F.M. Professor Crispim Coelho School, it was possible to use different languages in the teaching of geographic thematic to facilitate the understanding of the content by students. Therefore, the construction of the research this work was based in a bibliographic literature linked to the experiences of practice in the classroom, that was possible to reflect about the importance of methodologies and languages used in the Geography Teaching. So, it was seen, in the end of this research, that the multiple languages, in the Geography Teaching, contribute significantly in the understanding of the knowledge and the geographic thematic, as well as the learning process in the school environmen. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20161
dc.date.accessioned 2021-07-21T13:10:11Z
dc.date.available 2021-07-21
dc.date.available 2021-07-21T13:10:11Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Geografia- ensino pt_BR
dc.subject Formação docente pt_BR
dc.subject Estágio supervisionado- PIBID pt_BR
dc.subject Geografía- enseñanza pt_BR
dc.subject Formación docente pt_BR
dc.subject Pasantía supervisada - PIBID pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SOUSA, Eliene Damião de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative La contribución de la pasantía supervisada y PIBID al uso de múltiples idiomas en la geografía escolar. pt_BR
dc.identifier.citation SOUSA, Eliene Damião de. A contribuição do estágio supervisionado e do PIBID para o uso de múltiplas linguagens na geografia escolar.2016. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil,2016. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta