dc.creator.ID |
CARVALHO, I. L. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5748327653323323 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
JUSTINO FILHO, José. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
JUSTINO FILHO, J. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/9425252130057715 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
COSTA, Ramilton Marinho. |
|
dc.contributor.referee1ID |
COSTA, R. M. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3962940713009254 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
SANTOS, José Carlos Oliveira. |
|
dc.contributor.referee2ID |
SANTOS, J. C. O. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1930225459216232 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
O Brasil passa por intensas mudanças sociais, políticas, econômicas e culturais,
apresentando em um ritmo acelerado novos desafios e possibilidades de crescimento para a
população. Nessa realidade, a educação se insere como um poderoso instrumento de
modernização e avanço social. O presente trabalho objetiva uma reflexão sobre o processo
histórico da educação de jovens e adultos (EJA) no Brasil, focando em especial a criação e
implementação dessa modalidade de ensino na Escola Municipal do Sítio Espinheiro, Cuité -
PB. A pesquisa também teve como objetivos identificar o perfil dos alunos beneficiados pela
EJA na referida escola e a importância da escolaridade para o melhor desempenho na sua
atividade profissional. A investigação partiu de uma pesquisa bibliográfica, documental,
descritiva e interpretativa. Os instrumentos utilizados foram questionários aplicados aos
alunos e professora da modalidade de EJA atuantes na escola em questão. O resultado
mostrou que os alunos entrevistados estão conscientes da importância que o conhecimento
sistemático terá em suas vidas, como também no próprio trabalho, que possibilitará a melhoria
das condições de ascensão na carreira profissional ou busca de uma melhor oportunidade. E
que apesar de todas as dificuldades enfrentadas por estes alunos, deveremos incentivá-los a
manter a perseverança em procurar a escola e continuar a trajetória estudantil, um dia
interrompida por diversos fatores. Em relação ao professor, através desta pesquisa,
observamos o quanto é difícil encontrar profissionais realmente preparados para atuar na EJ A,
como também não há uma grande preocupação das instituições de ensino superior com a
formação acadêmica voltada para esse segmento educacional. Porém, é preciso reforçar que a
professora apesar de não ser capacitada especificamente para EJA, é comprometida com a • .)
educação dos jovens e adultos. O professor precisa deverá ser valorizado para que a educação
tenha uma qualidade superior. Se esse grande salto ocorrer, há a possibilidade de construir
uma sociedade justa, crítica e com sujeitos competentes. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Educação e Saúde - CES |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação de Adultos |
pt_BR |
dc.title |
A educação de jovens e adultos na Escola Municipal e Associação de Apicultores do Sítio Espinheiro, Cuité-PB. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2013-09-30 |
|
dc.description.abstract |
Brazil is going through intense social, political, economic and cultural . presenting in a fast-
paced new challenges and opportunities for growth for the population . In this reality.
education is included as a powerful instrument of modernization and social advancement.
This paper aims to reflect on the historical process o f the education o f youth and adults ( EJA)
in Brazil , focusing in particular on the creation and implementation o f this type of education
in the School Site Council buckthom Cuité - PB . The survey also aimed to identify the
pro file of students benefited by EJA at the school and the importance of education for the best
performance in their professional activity. The research began with a literature review,
documentary, descriptive and interpretative. The instruments used were questionnaires
administered to students and teacher mode EJA active in the school in question. The result
showed that the students interviewed are aware of the importance of systematic knowledge
will have on their lives, but also in the work itself, which will enable the improvement of
career advancement or professional seeking a better opportunity. And that despite ali lhe
difficulties faced by these students, we should encourage them to maintain perseverance in
seeking the school and continue the trajectory student one day interrupted by several factors.
Regarding the teacher, through this research, we observed that it is difficult to find
professionals really prepared to act in the EJA, but also there is a great concern of higher
education institutions with academic training toward this educational segment. However, we
must strengthen the teacher despite not being trained specifically for adult education, is
committed to the education of youth and adults. The teacher needs to be valued for that
education has a higher quality. If this big jump occurs, there is the possibility of building a
just society, criticai and competent individuais. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20191 |
|
dc.date.accessioned |
2021-07-22T17:20:47Z |
|
dc.date.available |
2021-07-22 |
|
dc.date.available |
2021-07-22T17:20:47Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Educação de jovens e adultos e apicultura familiar |
pt_BR |
dc.subject |
Políticas educacionais |
pt_BR |
dc.subject |
Histórico da EJA |
pt_BR |
dc.subject |
Apicultores - associação |
pt_BR |
dc.subject |
Apicultura familiar |
pt_BR |
dc.subject |
Youth and adult education and family beekeeping |
pt_BR |
dc.subject |
EJA History |
pt_BR |
dc.subject |
Family beekeeping |
pt_BR |
dc.subject |
Educational policies |
pt_BR |
dc.subject |
Beekeepers - association |
pt_BR |
dc.subject |
Educación de jóvenes y adultos y apicultura familiar |
pt_BR |
dc.subject |
Asociación de apicultores |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
CARVALHO, Idiovane Lira de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The education of young people and adults in the Municipal School and Beekeepers Association of Sítio Espinheiro, Cuité-PB. |
pt_BR |
dc.title.alternative |
La educación de jóvenes y adultos en la Escuela Municipal y Asociación de Apicultores del Sítio Espinheiro, Cuité-PB. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
CARVALHO, Idiovane Lira de. A educação de jovens e adultos na Escola Municipal e Associação de Apicultores do Sítio Espinheiro, Cuité-PB. 2013. 26 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos com Ênfase em Economia Solidária no Semiárido Paraibano, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2013. |
pt_BR |
dc.description.resumen |
Brasil atraviesa intensos cambios sociales, políticos, económicos y culturales,
presentando a un ritmo acelerado nuevos retos y posibilidades de crecimiento para el
población. En esta realidad, la educación se inserta como un poderoso instrumento de
modernización y avance social. Este trabajo tiene como objetivo reflexionar sobre el proceso
historia de la educación de jóvenes y adultos (EJA) en Brasil, centrándose en particular en la creación y
implementación de esta modalidad docente en la Escuela Municipal de Sítio Espinheiro, Cuité -
PB. La investigación también tuvo como objetivo identificar el perfil de los estudiantes que se benefician de la
EJA en esa escuela y la importancia de la educación para un mejor desempeño en sus
actividad profesional. La investigación partió de un trabajo bibliográfico, documental,
descriptivo e interpretativo. Los instrumentos utilizados fueron cuestionarios aplicados a la
Alumnos y profesor de EJA que trabajan en la escuela en cuestión. El resultado
demostró que los estudiantes entrevistados son conscientes de la importancia que tiene el conocimiento
sistemática tendrá en sus vidas, así como en su trabajo, lo que permitirá la mejora
las condiciones para ascender en la carrera profesional o buscar una mejor oportunidad. Y
que a pesar de todas las dificultades que enfrentan estos estudiantes, debemos alentarlos a
mantener la perseverancia en la búsqueda de la escuela y continuar la trayectoria estudiantil, un día
interrumpido por varios factores. En relación al docente, a través de esta investigación,
observamos lo difícil que es encontrar profesionales que estén realmente preparados para trabajar en EJ A,
así como no existe una gran preocupación de las instituciones de educación superior con el
formación académica enfocada a este segmento educativo. Sin embargo, es necesario reforzar que la
maestra a pesar de no estar capacitada específicamente para EJA, está comprometida con el •.)
educación de jóvenes y adultos. El docente necesita ser valorado para que la educación
tener una calidad superior. Si se produce este gran salto, existe la posibilidad de construir
una sociedad justa, crítica con sujetos competentes. |
pt_BR |