dc.creator.ID |
COSTA, M. A. A. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6606449757167268 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
LIMA, Antonio Marcus Nogueira. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
LIMA, A. M. N. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/2237395961717699 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor2 |
BRAGA FILHO, Edgar Roosevelt. |
|
dc.contributor.advisor2ID |
BRAGA FILHO, E. R. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5260464346220327 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
JACOBINA, Cursino Brandão. |
|
dc.contributor.referee2 |
SOUZA FILHO, Eurico Bezerra de. |
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dc.description.resumo |
Neste trabalho discute-se o projeto de um sistema de acionamento de um motor a ímã
permanente, a qual é construída com ferrites de estrôncio de baixo custo. A geometria dos
ímãs permanentes, os quais são alocados transversalmente no interior do rotor proporcionam
um alto conteúdo harmônico de sua força contra-eletromotriz. Vários aspectos sobre
determinação dos seus parâmetros fundamentais e seu sistema controle são discutidos. O
modelo matemático da máquina emprega o modelo de Park, para representar a dinâmica
do conversor eletromecânico, incluindo os harmônicos da força contra-eletromotriz e as distorções
nas indutâncias causadas pelos efeitos magnéticos do ímã permanente no interior
do rotor. Uma técnica de determinação dos parâmetros indutivos é utilizada, com destaque
ao perfil das indutâncias de fase da máquina baseada na aplicação em rotor bloqueado. O
projeto dos controladores de corrente e de velocidade também são discutidos. Simulações e
resultados experimentais são apresentados. O sistema de controle mostra bons resultados
quanto à aplicação de carga, inversão de velocidade, velocidade mínima, velocidade nominal.
O sistema de controle da máquina foi implementado em uma bancada experimental
desenvolvida no laboratório. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEI |
pt_BR |
dc.publisher.program |
PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Engenharia Elétrica. |
pt_BR |
dc.title |
Caracterização e controle de um motor síncrono a ímãs interiores. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2013-07 |
|
dc.description.abstract |
This paper discusses the design of an ac motor drive system based on a permanent
magnet motor in which the use of low cost ferrites. The geometry of permanent magnet
in which the magnets are placed transversely along the rotor radius introducing a high
harmonic content of the flux magnet linkage. Various aspects about determination of fundamentals
parameters and control system design are discussed. The transient model of
machine employ the Park’s model for representing the dynamics of the electromechanical
converter, including the harmonics of the magnet flux linkage and the magnet effects in
the inductances caused by permanente magnet. A technique for determining the inductive
parameters is used, regarding the profile of the phase inductances of the machine based
on the application of the locked rotor. The design of controllers for current and speed are
also discussed. Simulations and experimental results are presented. The control system
shows good results on the load application, reversing speed, minimum speed, rated speed.
The machine control system was implemented in a experimental setup developed in the
laboratory. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20229 |
|
dc.date.accessioned |
2021-07-23T19:02:48Z |
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dc.date.available |
2021-07-23 |
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dc.date.available |
2021-07-23T19:02:48Z |
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dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.subject |
Motor síncrono a ímãs interiores |
pt_BR |
dc.subject |
Ferrites de estrôncio |
pt_BR |
dc.subject |
Motor a imã |
pt_BR |
dc.subject |
Fluxo magnético total |
pt_BR |
dc.subject |
Synchronous motor with internal magnets |
pt_BR |
dc.subject |
Strontium Ferrites |
pt_BR |
dc.subject |
Magnet motor |
pt_BR |
dc.subject |
Total magnetic flux |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
COSTA, Marcos Aurélio Araújo. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Characterization and control of a synchronous motor with internal magnets. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Capes |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
COSTA, Marcos Aurélio Araújo. Caracterização e controle de um motor síncrono a ímãs interiores. 2013. 95f. (Dissertação de Mestrado) Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica, Centro de Engenharia Elétrica e Informática, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2013. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20229 |
pt_BR |