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Mulheres na terceira onda: autoria feminina nos contos de ficção científica das Revistas Trasgo e Mafagafo.

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dc.creator.ID SANTOS, I. V. S. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/6658023085961700
dc.contributor.advisor1 RODRIGUES, Rosângela de Melo.
dc.contributor.advisor1ID RODRIGUES, R. M. pt_BR
dc.contributor.referee1 BRITO, Amanda Ramalho de Freitas.
dc.contributor.referee2 OLIVEIRA, Silvanna Kelly Gomes de.
dc.description.resumo As revistas de ficção científica acompanharam a evolução do gênero em questão, sendo cruciais para sua popularização no âmbito da literatura. Ao que se refere à representação de minorias sociais, percebe-se que o cenário deste gênero passou por um longo período até ser mais inclusiva, fortemente impulsionado por movimentos políticos, sendo a maior influência, as Eras do Feminismo. No Brasil, pesquisadores separam os períodos de publicações e temáticas da ficção científica por fases que eles denominam como “Ondas da Ficção Científica Brasileira”. Nossa pesquisa nota que é durante a chamada Terceira Onda da Ficção Científica Brasileira, que o gênero teria uma maior diversidade tanto nos personagens quanto em que os escrevem. Duas dessas revistas se destacam pelo teor feminista nos contos: as revistas Trasgo e Mafagafo. Logo, vê-se a relevância de pesquisar as produções femininas em tais revistas, ao considerarmos o número de autoras brasileiras que utilizam esses veículos para publicação, em adição o valor de se abordar a influência de um movimento social como a Quarta Era do Feminismo na concepção desta fase da ficção científica. Como corpus foram selecionados dois contos de cada revista. Na Trasgo foram os contos “O que sonham as pílulas”, de Aline Valek e “Felicitas Ex Machina”, de Alexandra Cardoso. Já na revista Mafagafo, foram indicados os contos “A origem das ideias revolucionárias”, de Rúbia Dias e “Suor e Silício na Terra da Garoa”, de Vanessa Guedes. Diante disso, surgiram as seguintes questões: a) quais são as marcas definidoras dos contos de ficção científica brasileira escritos por mulheres nas revistas Trasgo e Mafagafo? b) quantos contos de ficção científica foram escritos por mulheres nas edições das revistas de ficção especulativa Trasgo e Mafagafo? c) quais tipos de temáticas narrativas são recorrentes nos contos? d) Como os elementos característicos do gênero literário ficção científica são inseridos nos contos? e) como a Quarta Era do Feminismo influenciou as produções dos contos de ficção científica das revistas digitais mencionadas? A seguinte pesquisa tem uma análise qualitativa com procedimento bibliográfico, como é norteado por Gil (2002). Alguns de nossos principais teóricos são: Pereira (2005), Alves (2009), Causo (2013) e Roberts (2018), para a temática da ficção científica; Wittekind (2016), Santos (2016) e Silva (2019), para as teorias da Quarta Era do Feminismo; Ginway (2005) e Miranda (2019), para a escrita feminina. Concluímos que a Quarta Era do Feminismo foi determinante para a construção da ficção científica brasileira feminina, trazendo suas pautas para as narrativas e as tornando o cerne da maioria das histórias. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Letras. pt_BR
dc.title Mulheres na terceira onda: autoria feminina nos contos de ficção científica das Revistas Trasgo e Mafagafo. pt_BR
dc.date.issued 2021-05-25
dc.description.abstract Science fiction magazines followed the evolution of the genre in question, being crucial for its popularization in the field of literature. With regard to the representation of social minorities, it is clear that this scenario of this genre has gone through a long period until it has become more inclusive, strongly driven by political movements, with the greatest influence being the Eras of Feminism. In Brazil, researchers separate the periods of science fiction publications and themes by phases that they call “Waves of Brazilian Science Fiction”. Our research notes that it is during the so-called Third Wave of Brazilian Science Fiction, that the genre has a greater diversity both in characters and who writes them. Two of these magazines stand out for their feminist content in the short stories: the magazines Trasgo and Mafagafo. Therefore, the relevance of researching female productions in such magazines is seen, considering the number of Brazilian authors who use these vehicles for publication, in addition to the value of addressing the influence of a social movement such as the Fourth Age of Feminism on conception of this phase of science fiction. Two short stories from each magazine were selected as corpus. At Trasgo, there were the short stories “ O Que Sonham as Pílulas”, by Aline Valek and “Felicitas Ex Machina”, by Alexandra Cardoso. In Mafagafo magazine, the short stories “A Origem das Ideias Revolucionárias”, by Rúbia Dias and “Suor e Silício na Terra da Garoa”, by Vanessa Guedes were chosen. Therefore, the following questions arose: a) what are the defining marks of Brazilian science fiction stories written by women in Trasgo and Mafagafo magazines? b) how many science fiction short stories were written by women in the editions of the speculative fiction magazines Trasgo and Mafagafo? c) what types of narrative themes are recurrent in the stories? d) How are the characteristic elements of the science fiction literary genre inserted in the short stories? e) how did the Fourth Age of Feminism influence the productions of science fiction stories from the aforementioned digital magazines? The following research has a qualitative analysis with a bibliographic procedure, as guided by Gil (2002). Some of our main theorists are: Pereira (2005), Alves (2009), Causo (2013) and Roberts (2018), for the theme of science fiction; Wittekind (2016), Santos (2016) and Silva (2019), for the theories of the Fourth Age of Feminism; Ginway (2005) and Miranda (2019), for female writing. We conclude that the Fourth Age of Feminism was decisive for the construction of the feminine scifi, bringing its agenda to the narratives and making them the core of most stories. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20251
dc.date.accessioned 2021-07-26T17:45:58Z
dc.date.available 2021-07-26
dc.date.available 2021-07-26T17:45:58Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Ficção científica feminista pt_BR
dc.subject Revistas de ficção científica pt_BR
dc.subject Feminismo pt_BR
dc.subject Revista Trasgo pt_BR
dc.subject Revista Mafagafo pt_BR
dc.subject Ficção científica - literatura pt_BR
dc.subject Mulheres e ficção científica pt_BR
dc.subject Ondas da ficção científica brasileira pt_BR
dc.subject Produções feministas pt_BR
dc.subject Contos de ficção científica pt_BR
dc.subject Quarta era do feminismo pt_BR
dc.subject Escrita feminina pt_BR
dc.subject Ficção científica brasileira pt_BR
dc.subject Feminist science fiction pt_BR
dc.subject Science fiction magazines pt_BR
dc.subject Feminism pt_BR
dc.subject Goblin Magazine pt_BR
dc.subject Mafagafo Magazine pt_BR
dc.subject Science fiction - literature pt_BR
dc.subject Women and science fiction pt_BR
dc.subject Waves of Brazilian Science Fiction pt_BR
dc.subject Feminist Productions pt_BR
dc.subject Science fiction tales pt_BR
dc.subject Fourth era of feminism pt_BR
dc.subject Female writing pt_BR
dc.subject Brazilian science fiction pt_BR
dc.subject science-fiction féministe pt_BR
dc.subject Revues de science-fiction pt_BR
dc.subject Féminisme pt_BR
dc.subject Magazine Gobelin pt_BR
dc.subject Magazine Mafagafo pt_BR
dc.subject Science-fiction - littérature pt_BR
dc.subject Les femmes et la science-fiction pt_BR
dc.subject Des vagues de science-fiction brésilienne pt_BR
dc.subject Productions féministes pt_BR
dc.subject Contes de science-fiction pt_BR
dc.subject Quatrième ère du féminisme pt_BR
dc.subject Écriture féminine pt_BR
dc.subject Science-fiction brésilienne pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SANTOS, Ingrid Vanessa Souza.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Women in the third wave: female authorship in science fiction stories from Trasgo and Mafagafo Magazines. pt_BR
dc.title.alternative Les femmes de la troisième vague : auteurs féminins d'histoires de science-fiction des magazines Trasgo et Mafagafo. pt_BR
dc.identifier.citation SANTOS, Ingrid Vanessa Souza. Mulheres na terceira onda: autoria feminina nos contos de ficção científica das Revistas Trasgo e Mafagafo. 2021. 202f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa e Língua Francesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, – Paraíba – Brasil, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20251 pt_BR
dc.description.resume Les magazines de science-fiction ont suivi l'évolution du genre en question, étant crucial pour sa popularisation dans le domaine de la littérature. En ce qui concerne la représentation des minorités sociales, il est clair que le scénario de ce genre a traversé une longue période jusqu'à devenir plus inclusif, fortement stimulé par les mouvements politiques, avec la plus grande influence étant les ères du féminisme. Au Brésil, les chercheurs séparent les périodes des publications et des thèmes de science-fiction par des phases qu'ils appellent «Les Vagues de la Science-Fiction Brésilienne». Notre recherche note que c'est au cours de la Troisième Vague de Science-Fiction Brésilienne que le genre a une plus grande diversité à la fois avec les personnages et avec qui les écrit. Deux de ces magazines se distinguent par leur contenu féministe dans les nouvelles: les magazines Trasgo et Mafagafo. Par conséquent, la pertinence de rechercher des productions féminines dans de tels magazines est considérée, compte tenu du nombre d'auteurs brésiliens qui utilisent ces véhicules pour la publication, en plus de la valeur d'aborder l'influence d'un mouvement social tel que le Quatrième Âge du Féminisme sur la conception de cette phase de science-fiction. Deux nouvelles de chaque magazine ont été sélectionnées comme corpus. Dans le magazine Trasgo, les nouvelles «O Que Sonham as Pílula» par Aline Valek et «Felicitas Ex Machina» par Alexandra Cardoso ont été choisies. Dans le Mafagafo, les nouvelles «A origem das ideias revolucionárias» de Rúbia Dias et «Suor e Silício na Terra da Garoa» par Vanessa Guedes ont été sélectionnées. Par conséquent, les questions suivantes se sont posées: a) quelles sont les marques distinctives des histoires de science-fiction brésiliennes écrites par des femmes dans les magazines Trasgo et Mafagafo? b) combien de nouvelles de science-fiction ont été écrites par des femmes dans les éditions des magazines de fiction spéculative Trasgo et Mafagafo? c) quels types de thèmes narratifs sont récurrents dans les histoires? d) comment les éléments caractéristiques du genre littéraire de science-fiction sont-ils insérés dans les nouvelles? e) comment le quatrième âge du féminisme a-t-il influencé les productions d'histoires de science-fiction des magazines numériques susmentionnés? La recherche suivante a une analyse qualitative avec une procédure bibliographique, comme guidé par Gil (2002). Certains de nos principaux théoriciens sont: Pereira (2005), Alves (2009), Causo (2013) et Roberts (2018), pour le thème de la science-fiction; Wittekind (2016), Santos (2016) et Silva (2019), pour les théories du Quatrième Âge du Féminisme; Ginway (2005) et Miranda (2019), pour l'écriture féminine. Nous concluons que le Quatrième Âge du Féminisme a été décisif pour la construction de la science-fiction féminine brésilienne, apportant ses lignes directrices aux récits et en faisant le coeur de la plupart des histoires. pt_BR


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