DSpace/Manakin Repository

Qualidade dos serviços bancários: uma análise comparativa entre a declaração estratégica da instituição financeira e a percepção dos clientes na cidade de Sousa - PB.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID FERREIRA, F. K. L. pt_BR
dc.creator.ID LEITE, M. F.
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/2470366248464462
dc.contributor.advisor1 RODRIGUES, Marconi Araújo.
dc.contributor.advisor1ID RODRIGUES, M. A. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/2111688738963072
dc.contributor.referee1 ROSADO, Érika Lira.
dc.contributor.referee1ID ROSADO, E. L. pt_BR
dc.contributor.referee2 SIQUEIRA, José Lucas da Silva.
dc.contributor.referee2ID SIQUEIRA, J. L. S. pt_BR
dc.description.resumo A indústria de serviços é aquela caracterizada pelo amplo envolvimento entre os clientes e os fornecedores do serviço, sobretudo, por que a qualidade atribuída, muitas vezes varia de acordo com a percepção de cada cliente no momento do atendimento. O setor bancário é um exemplo típico de uma atividade de serviços e como outras, está sujeito a percepções diferenciadas entre aquilo que propaga enquanto estratégia de atuação e a opinião de seu público alvo em relação a seus produtos e serviços. Nesse sentido, o presente trabalho teve como objetivo analisar se a percepção que o cliente tem acerca da qualidade do serviço bancário corresponde à declaração estratégica organizacional de uma instituição financeira (banco) na cidade de Sousa - PB. Para o alcance desse objetivo foi constituída uma estratégia de pesquisa que envolveu uma abordagem quantitativa, utilizando a estatística descritiva para análise e interpretação dos dados, além do uso de quadros e tabelas para auxiliar no entendimento dos achados. Como instrumento de coleta de dados foi utilizada a Escala SERVQUAL por meio da aplicação de questionários, visando entender a percepção dos clientes em relação aos cinco constructos da escala: tangibilidade, confiabilidade, responsabilidade, segurança e empatia. Foram aplicados 100 questionários através da plataforma de formulários Google Docs, gerando análises detalhadas de cada item e de forma geral, evidenciando os principais pontos. Como resultado, a análise demonstra índices elevados de Expectativas e baixas Percepções em todas as dimensões, consequentemente, evidenciando que a proposta de atendimento do banco não coincide com a percepção dos seus consumidores. Com os resultados, a instituição financeira pode avaliar as suas ações e utilizar os dados para aprimorar seu processo de tomada de decisão futura, a fim de melhorar o nível de percepção e atendimento de seus clientes. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJS pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Gestão administrativa pt_BR
dc.title Qualidade dos serviços bancários: uma análise comparativa entre a declaração estratégica da instituição financeira e a percepção dos clientes na cidade de Sousa - PB. pt_BR
dc.date.issued 2021-05-25
dc.description.abstract The service industry is characterized by the wide involvement between customers and service providers, above all, because the quality attributed, often varies according to the perception of each customer at the time of service. The banking sector is a typical example of a service activity and, like others, is subject to different perceptions between what it propagates as a performance strategy and the opinion of its target audience in relation to its products and services. In this sense, the present work aimed to analyze whether the customer's perception of the quality of the banking service corresponds to the organizational strategic statement of a financial institution (bank) in the city of SousaPB. To achieve this objective, a research strategy was created that involved a quantitative approach, using descriptive statistics for data analysis and interpretation, in addition to the use of charts and tables to assist in the understanding of the findings. As a data collection instrument, the SERVQUAL Scale was used through the application of questionnaires, aiming to understand the perception of customers in relation to the five constructs of the scale: tangibility, reliability, responsiveness, security and empathy. 100 questionnaires were applied through the Google Docs forms platform, generating detailed analyzes of each item and in general, highlighting the main points. As a result, the analysis shows high levels of Expectations and low Perceptions in all dimensions, consequently, showing that the bank's service proposal does not coincide with the perception of its consumers. With the results, the financial institution can evaluate its actions and use the data to improve its future decisionmaking process, in order to improve the level of perception and service of its customers. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20311
dc.date.accessioned 2021-07-31T01:26:54Z
dc.date.available 2021-07-30
dc.date.available 2021-07-31T01:26:54Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Serviço bancário pt_BR
dc.subject Percepção do cliente pt_BR
dc.subject Atendimento pt_BR
dc.subject Declaração estratégica organizacional pt_BR
dc.subject Instituição financeira pt_BR
dc.subject Tomada de decisão pt_BR
dc.subject Banking service pt_BR
dc.subject Customer perception pt_BR
dc.subject Service pt_BR
dc.subject Organizational strategic statement pt_BR
dc.subject Financial institution pt_BR
dc.subject Decision making pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator FERREIRA, Fernanda Karen Lima.
dc.creator LEITE, Millena Farias.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Quality of banking services: a comparative analysis between the financial institution's strategic statement and the perception of customers in the city of Sousa - PB. pt_BR
dc.identifier.citation FERREIRA, Fernanda Karen Lima; LEITE, Millena Farias. Qualidade dos serviços bancários: uma análise comparativa entre a declaração estratégica da instituição financeira e a percepção dos clientes na cidade de Sousa PB. 2021. 37f. – Artigo (Bacharelado em Administração). Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande. – Sousa/PB – Brasil, 2021. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta