dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6415667356119734 |
|
dc.contributor.advisor1 |
ALVES, Everton Leandro Galdino. |
|
dc.contributor.referee1 |
ANDRADE, Wilkerson de Lucena. |
|
dc.contributor.referee2 |
MASSONI, Tiago Lima. |
|
dc.description.resumo |
Um paradigma de programação determina a visão que o programador possui sobre a estruturação e execução do programa. As linguagens são classificadas por paradigmas. Dentre os principais paradigmas, o funcional tem crescido nos últimos anos. Muitas
instituições de ensino tem incorporado seu estudo e algumas tem, inclusive, adotado como paradigma de ensino introdutório à programação. Há diversas linguagens de programação que incorporam o paradigma funcional e escolher uma delas como base de
ensino requer atenção quanto à como os principais recursos são implementados. Tendo esse problema em vista, o objetivo deste trabalho é analisar duas linguagens funcionais (Haskell e Clojure) e uma multiparadigma (Javascript) buscando observar o processo
de aprendizado de programação funcional nessas linguagens. Desenvolvendo um mesmo sistema nessas três linguagens, é esperado que ao final tenha-se um balanço geral quanto à facilidade de aprendizado, velocidade de implementação e legibilidade do código nas três linguagens. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEI |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Ciência da Computação |
pt_BR |
dc.title |
Um estudo sobre diferentes linguagens de programação para introdução da programação funcional. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1ILattes |
http://lattes.cnpq.br/2793969744497453 |
|
dc.date.issued |
2019-11-25 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20352 |
|
dc.date.accessioned |
2021-08-03T09:56:18Z |
|
dc.date.available |
2021-07-03 |
|
dc.date.available |
2021-08-03T09:56:18Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Programação |
pt_BR |
dc.subject |
Linguagens de programação |
pt_BR |
dc.subject |
Programação funcional |
pt_BR |
dc.subject |
Estudo de programação |
pt_BR |
dc.subject |
Schedule |
pt_BR |
dc.subject |
Programming languages |
pt_BR |
dc.subject |
Functional programming |
pt_BR |
dc.subject |
Programming study |
pt_BR |
dc.subject |
Calendario |
pt_BR |
dc.subject |
Lenguajes de programación |
pt_BR |
dc.subject |
Programación funcional |
pt_BR |
dc.subject |
Estudio de programación |
pt_BR |
dc.subject |
Programme |
pt_BR |
dc.subject |
Langages de programmation |
pt_BR |
dc.subject |
Programmation fonctionnelle |
pt_BR |
dc.subject |
Étude de programmation |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SILVA, Antunes Dantas da. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
A study of different programming languages for the introduction of functional programming. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SILVA, A. D. da. Um estudo sobre diferentes linguagens de programação para introdução da programação funcional. 2019. 14 f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo) – Curso de Bacharelado em Ciência da Computação, Centro de Engenharia Elétrica e Informática, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2019. |
pt_BR |