DSpace/Manakin Repository

Serviço Social e Arte: relação de desafios no âmbito da formação profissional em Serviço Social na UFCG.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SILVA, M. R. G. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/5774469611923901
dc.contributor.advisor1 SILVA, Hiago Trindade de Lira.
dc.contributor.advisor1ID SILVA, H. T. L. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/2771002230887296
dc.contributor.referee1 OLIVEIRA, Luan Gomes dos Santos de.
dc.contributor.referee1ID OLIVEIRA, L. G. S. pt_BR
dc.contributor.referee2 ARAÚJO, Mickaelly Moreira de.
dc.contributor.referee2ID ARAÚJO, M. M. pt_BR
dc.description.resumo A complexificação das expressões da questão social, ocasionada pelo avanço do capitalismo, tem exigido assistentes sociais mais qualificados e criativos nos espaços, sócio­ ocupacionais. Diante disso, é necessário buscar novas estratégias de intervenção que possam ser efetivas frente às demandas apresentadas. Nesse sentido, a arte pode servir como uma ferramenta eficaz, se trabalhada em conjunto com a atuação do assistente social, visando a capacidade crítica e reflexiva dos sujeitos. Com isso, este TCC tem como objetivo analisar a concepção dos estudantes da Universidade Federal de Campina Grande­ UFCG­ campus Sousa do curso de Serviço Social, sobre as possibilidades da relação da Arte com o Serviço Social, avaliando o perfil sócio­ cultural, entendendo a arte no processo de formação profissional e como as expressões artísticas podem potencializar as dimensões do exercício profissional do assistente social. Para isto, do ponto de vista metodológico, nos apoiamos em uma pesquisa do tipo quanti­qualitativa, com opiniões e informações sobre o tema em questão, de acordo com autores que estudaram a temática os expondo em teses e dissertações e nos dados obtidos através de um questionário com perguntas abertas e fechadas, obtendo a participação de 46 estudantes do curso de Serviço Social com matrícula ativa na UFCG. De forma eventual, também utilizamos dados secundários para subsidiar a pesquisa. A partir desse percurso, pudemos constatar que: 1) Apesar dos estudantes terem tido poucas vivências artísticas, compreendem a importância de inserir a arte como forma de debate na universidade; 2)Eles conseguem perceber as contribuições da arte para a prática profissional; 3) Ficou demonstrado a necessidade de valorizar a cultura regional como fonte de saberes e tradições sendo um elemento constitutivo da identidade de um povo. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJS pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Serviço Social pt_BR
dc.title Serviço Social e Arte: relação de desafios no âmbito da formação profissional em Serviço Social na UFCG. pt_BR
dc.date.issued 2021
dc.description.abstract La complejización de las expresiones de la cuestión social, provocada por el avance del capitalismo, ha demandado trabajadores sociales más calificados y creativos en los espacios socio­laborales. Por tanto, es necesario buscar nuevas estrategias de intervención que puedan ser efectivas frente a las demandas presentadas. En este sentido, el arte puede servir como una herramienta eficaz, si se trabaja en conjunto con la actuación del trabajador social, apuntando a la capacidad crítica y reflexiva de los sujetos. Con esto, este TCC tiene como objetivo analizar la concepción de los estudiantes de la Universidad Federal de Campina Grande ­ UFCG ­ campus Sousa del curso de Servicio Social, sobre las posibilidades de la relación entre Arte y Servicio Social, evaluando el perfil sociocultural, comprender el arte en el proceso de formación profesional y cómo las expresiones artísticas pueden potenciar las dimensiones de la práctica profesional del trabajador social. Para ello, desde el punto de vista metodológico, nos apoyamos en una investigación de tipo cuantitativo­cualitativo, con opiniones e información sobre el tema en cuestión, según los autores que estudiaron el tema, exponiéndolas en tesis y disertaciones y en los datos obtenidos mediante de un cuestionario con preguntas abiertas y cerradas, obteniendo la participación de 46 alumnos del curso de Trabajo Social con matriculación activa en UFCG. Eventualmente, también usamos datos secundarios para respaldar la investigación. Desde este camino, pudimos ver que: 1) Aunque los estudiantes tenían pocas experiencias artísticas, entienden la importancia de insertar el arte como forma de debate en la universidad; 2) Son capaces de percibir los aportes del arte a la práctica profesional; 3) Se demostró la necesidad de valorar la cultura regional como fuente de conocimiento y tradiciones, siendo un elemento constitutivo de la identidad de un pueblo. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20367
dc.date.accessioned 2021-08-04T10:57:10Z
dc.date.available 2021-08-04
dc.date.available 2021-08-04T10:57:10Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Arte pt_BR
dc.subject Serviço Social pt_BR
dc.subject Conexões entre arte e serviço social pt_BR
dc.subject Formação profissional pt_BR
dc.subject Expressão artística pt_BR
dc.subject Serviço Social e dimensão pedagógica pt_BR
dc.subject Art pt_BR
dc.subject Social service pt_BR
dc.subject Connections between art and social work pt_BR
dc.subject Professional qualification pt_BR
dc.subject Artistic expression pt_BR
dc.subject Social Service and pedagogical dimension pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, Maria Raisa Gomes da.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Social Work and Art: a list of challenges in the context of professional training in Social Work at UFCG. pt_BR
dc.identifier.citation SILVA, Maria Raisa Gomes da. Serviço Social e Arte: relação de desafios no âmbito da formação profissional em Serviço Social na UFCG. 2021. 76fl. – Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Serviço Social ). Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande. – Sousa/PB – Brasil, 2021 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta