dc.creator.ID |
FERNANDES, J. R. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/8761619220655602 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
SILVA, Maria do Socorro. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
SILVA, M. S. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
TORRES, Denise Xavier. |
|
dc.contributor.referee2 |
SOUZA, Rayffi Gumercindo Pereira de. |
|
dc.identifier.doi |
https://dx.doi.org/10.52446/espeducacaocontexCDSA.2021.tccmon.fernandes |
|
dc.description.resumo |
Esta pesquisa vinculase
ao Curso de Especialização em Educação Contextualizada para
Convivência com o Semiárido da Universidade Federal de Campina Grande, Campus Sumé, e
tem como objeto de pesquisa a concepção das professoras da Educação Infantil no\do campo
sobre Infância, Educação Infantil e Contextualização. O objetivo geral do estudo foi o de
Compreender as concepções de infância, educação infantil e contextualização das professoras
da Educação Infantil no Campo no Município de São João do Cariri, e como objetivos
específicos buscamos: identificar a relação entre o discurso normativo e as concepções
expressas pelas professoras e identificar se, e quais os referenciais teóricos e práticos que na
concepção das professoras influenciam na sua prática na Educação Infantil. A pesquisa teve
um cunho qualitativo utilizando do procedimento bibliográfico para revisão da literatura e
construção do referencial teórico sobre Infância: Ariès (1981), Heywood (2004), Kuhlmann.
Jr (2004), Sarmento (2007), e Kramer (1984;1999;2009); Contextualização da Educação: a
análise documental auxiliou na compreensão dos referencias legais da política educacional,
nos quais buscamos identificar a conceituação, princípios e fundamentos da Educação
Infantil. Para identificar as concepções das professoras sobre a temática, e quais os
referenciais teóricos que influenciam sua prática docente utilizamos um questionário
semiestruturado, que após sua tabulação e organização dos principais indicadores, realizamos
uma roda de conversa online
para aprofundamento dos núcleos de significação que
emergiram do material. Como resultados do estudo identificamos um grupo em sua maioria
jovem, com menos de doze anos de prática na Educação Infantil, que colocam o gostar de
trabalhar com essa faixa etária como central no seu trabalho, que muito recentemente
passaram a ter formação continuada para atuação nesta etapa, e que, portanto, passaram a se
apropriar no que está previsto nas diretrizes da educação. A visão da Infância na perspectiva
cronológica e biológica ainda é muito presente no grupo, embora já comecem a perceber que
existem diferentes infâncias, e que, portanto, a criança como um sujeito histórico, ativo e
criativo também constrói infâncias. A legislação específica da Educação Infantil ainda
necessita ser melhor conhecida pelo grupo, bem como o aprofundamento nos referenciais
teóricos que tratam sobre a Educação Infantil no\do Campo. A contextualização da Educação
é algo muito novo na sua reflexão teórica, e consideram que não se encontra presente em suas
práticas, assim, sinalizam que os principais referenciais para seu trabalho são provenientes da
troca de experiência e discussões com as colegas nos momentos de estudos e planejamentos e
atualmente da Base Nacional Curricular da Educação Infantil. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.title |
Concepções de criança, infância, educação infantil e contextualização da educação: o que dizem as professoras de escolas no\do campo. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2021-06-01 |
|
dc.description.abstract |
This research is part of the Specialization course in Contextualized Education for coexisting
with the semiarid region at the Federal University of Campina Grande, Sumé campus. Its
object is the conceptions of the teachers of Early Childhood Education in/from the
countryside about Early Childhood, Early Childhood Education and Contextualization. Its
main objective was to understand those concepts of the teachers of Early Childhood
Education in the countryside in the municipality of São João do Cariri, and its specific
objectives were to identify the relationship between the normative discourse and the
conceptions expressed by the research subjects and to identify if and which theoretical and
practical references in the teachers' conception, influence their practice in Early Childhood
Education. A bibliographic procedure from a qualitative approach was used for literature
review and the construction of the theoretical framework on Childhood: Ariès (1981),
Heywood (2004), Kuhlmann. Jr (2004), Sarmento (2007), e Kramer (1984; 1999; 2009);
Contextualization of Education: the document analysis has helped to understand legal
references of educational policy, in which we have sought to identify the concept, principles
and foundations of Early Childhood Education. In order to identify teachers' conceptions on
that subject, and which theoretical references influence their teaching practice, a semistructured
questionnaire was used. After tabulating and organizing the main indicators, an
online conversation wheel was carried out to deepen the meaning cores that have emerged
from the data. As a result of the study, a group mostly young, with less than twelve years of
practice in Early Childhood Education has been identified. They place the enjoyment of
working with that age group as central to their work, that they very recently began to have
continuing education to work at that stage. Therefore, they indicate they have just begun to
take ownership of what is provided for in the education guidelines. The view of Childhood
from the chronological and biological perspective is still very present in the group, although
they are already realizing that there are different childhoods, and that, therefore, the child as a
historical, active and creative subject also builds childhoods. The specific legislation of Early
Childhood Education still needs to be better known by the group, as well as the deepening of
theoretical references that deals with Early Childhood Education in\from the countryside. The
contextualization of Education is something very new in their theoretical reflection, and they
consider that it is not present in their practices. Thus, they signal that the main references for
their work come from the exchange of experience and discussions with colleagues in the
studies and planning moments and currently from the National Curriculum Base for Early
Childhood Education. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20387 |
|
dc.date.accessioned |
2021-08-04T18:45:35Z |
|
dc.date.available |
2021-08-04 |
|
dc.date.available |
2021-08-04T18:45:35Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Educação infantil |
pt_BR |
dc.subject |
Educação do Campo |
pt_BR |
dc.subject |
Educação contextualizada |
pt_BR |
dc.subject |
Contextualização da educação |
pt_BR |
dc.subject |
Docência na educação infantil |
pt_BR |
dc.subject |
Educação no Campo |
pt_BR |
dc.subject |
Educação infantil no\do campo |
pt_BR |
dc.subject |
Crianças e Educação do Campo |
pt_BR |
dc.subject |
Análise físico-química de proteínas |
pt_BR |
dc.subject |
Child education |
pt_BR |
dc.subject |
Rural education |
pt_BR |
dc.subject |
Contextualized education |
pt_BR |
dc.subject |
Contextualization of Education |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching in early childhood education |
pt_BR |
dc.subject |
Education in the countryside |
pt_BR |
dc.subject |
Early childhood education in the countryside |
pt_BR |
dc.subject |
Children and Rural Education |
pt_BR |
dc.subject |
Physicochemical analysis of proteins |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
FERNANDES, Josilene Rodrigues. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Conceptions of child, childhood, early childhood education and contextualization of education: what teachers from rural schools say. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
FERNANDES, Josilene Rodrigues. Concepções de criança, infância, educação infantil e contextualização da educação: o que dizem as professoras de escolas no\do campo. 2021. 81f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Especialização em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20387 |
pt_BR |